IMPROCEDENTE
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (17) começa por Armação dos Búzios. É que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou improcedente o processo contra o prefeito Alexandre Martins (REP) e seu vice, Miguel Pereira (PL), movido pelo adversário derrotado Leandro do Bope (PDT) – por abuso de poder econômico -, em relação a uma apreensão de dinheiro em comitê de campanha, na época das últimas eleições municipais. A decisão foi unânime, 7 x 0. O julgamento aconteceu nesta quarta, por videoconferência, quando também aconteceria um segundo julgamento, também sobre abuso de poder econômico, de ação movida pelo mesmo pedetista, acerca de dinheiro apreendido dentro de um carro que passava pela rua, no balneário, no dia do pleito. Neste, um desembargador pediu vista e houve adiamento. Para o advogado do prefeito, dr Pedro Canellas, a decisão faz justiça. “Como sempre falamos. Era uma ação complicada demais, não tinha pé nem cabeça, ou prova de vínculo com Alexandre, e isso ficou comprovado hoje. Por sete a zero, os desembargadores disseram que nós temos razão. Estamos muito tranquilos e não nos surpreende essa decisão, que a gente esperava e ansiava por ela, e que veio ao encontro da tese que sempre defendemos”, frisou Canellas.
ATENDIMENTOS NO PAP
Ainda falando sobre Alexandre Martins, o prefeito retomou, na manhã desta quarta-feira (17), o cronograma de atendimentos ao público no Posto Avançado de Cem Braças. Na ocasião, o prefeito recebeu os munícipes que puderam colocar seus apontamentos e necessidades relacionadas ao bairro. A agenda retornará ao expediente quinzenal, às quartas-feiras no PAP e às quintas-feiras na subprefeitura na Rasa.
VISITA TÉCNICA
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico da cidade, Luiz Romano Lorenzi, estiveram, nesta terça-feira (16), em visita técnica ao espaço da Colônia de Pescadores, prédio histórico, que, neste próximo sábado (20), completa 76 anos de existência. Romano apresentou projeto que pretende transformar o espaço em um ponto de cultura buziana, para discutir as políticas públicas culturais da cidade de Armação dos Búzios, dentre outras e ainda ser uma vitrine dos projetos que serão desenvolvidos pela secretaria. A visita contou com a presença da chefe de Gabinete de Romano, Cláudia Rodrigues, com o representante do departamento de pesca Luiz Paulo, com o presidente da Colônia de Pescadores, Dominique, e o vice, Paulo Vitor, e o presidente da Associação Comercial, Rodrigo Sobral.
ADIADO
Com a campanha eleitoral já em curso, o comício na Região dos Lagos do governador e candidato à reeleição Cláudio Castro (PL) que estava marcado para sexta-feira (19) vinha sendo amplamente divulgado pela classe política daqui. Os prefeitos de Búzios e São Pedro da Aldeia, Alexandre Martins e Fábio do Pastel (PL), fizeram publicações convidando para o evento, que aconteceria na Praça de São Cristóvão, em Cabo Frio. Mas o evento foi adiado por causa da previsão de mau tempo.
ENCONTRO DA SAÚDE
A campanha eleitoral não é o único ponto de intercessão entre Búzios e São Pedro da Aldeia. Nesta terça-feira (16), a coordenadora da Assistência Farmacêutica aldeense, Camila Sanches, representou a secretaria de Saúde do município em reunião sobre a inclusão da Cannabis Medicinal na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). O objetivo é disponibilizar o medicamento para tratamento terapêutico aos pacientes assistidos pelo SUS. O encontro foi realizado em Búzios, que foi a primeira cidade da região a regulamentar o uso da Cannabis na rede pública de saúde para tratamentos de autismo e epilepsia refratária, que não respondem aos tratamentos convencionais. Participaram da reunião o secretário de Saúde de Búzios, Leonidas Heringer Fernandes, o coordenador da Assistência Farmacêutica buziana, Keylles Ramos da Silva, e a conselheira do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ), Talita Barbosa.
AGENDA NA FECOMÉRCIO
Ainda sobre São Pedro da Aldeia, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e a equipe da Sala do Empreendedor aldeense representam a Prefeitura no evento Caminhos para o Desenvolvimento do Sebrae-RJ nesta terça-feira (16). Na pauta do encontro, as políticas de simplificação relacionadas aos MEIs como estratégia para o desenvolvimento. Os Agentes de Desenvolvimento (ADs) municipais acompanham, ainda, exemplos de boas práticas para a Sala do Empreendedor. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo, a responsável pela Sala do Empreendedor aldeense, Mariana Cunha; a delegada da Junta Comercial, Ivonete Santos e o assessor Rafael Zeca.
ENGAJADO NA CAMPANHA
O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), como já era esperado, está engajado na campanha para eleger seu braço direito Janio Mendes (PDT) deputado estadual. Nesta quarta-feira (17), o alcaide postou um vídeo convidando a população a participar do lançamento de candidatura de Janio na Associação Atlética Cabofriense, nesta quinta (18), às 19h. No material, o prefeito chegou a dizer até que bateria de porta em porta, se preciso fosse, para pedir votos para o candidato. Fechado mesmo, hein?
BARROSO EM CABO FRIO
A Câmara de Cabo Frio promove, nesta segunda-feira (22), às 9h30, a 3ª Edição do Programa “Direito e Cidadania nas Escolas”. O palestrante será o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que já ocupou o cargo de presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o tema “Os Jovens e o Exercício da Cidadania nas Eleições 2022”, a palestra será transmitida pelas redes sociais da Câmara. Foram convidados estudantes da rede municipal de ensino e autoridades dos sete municípios da Região dos Lagos, além de Rio das Ostras. O evento é uma realização da Câmara Municipal, com apoio da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Luís Roberto Barroso, além do STF e da passagem pelo comando do TSE, é professor de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Direito pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Doutor e Livre-Docente pela UERJ, Senior Fellow na Harvard Kennedy School e autor de diversas obras, dentre elas o Curso de Direito Constitucional Contemporâneo. O convite para a participação do magistrado no evento foi feito pelo próprio presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), durante visita à Brasília na semana passada.
REFORMA NO BOULEVARD CANAL
A Prefeitura de Cabo Frio entrega, nesta sexta-feira (19), as esperadas obras de recuperação do deck de madeira do Canal do Itajuru e da Orla Scliar. Para comemorar, o município organizou uma programação musical para todo o fim de semana, com artistas como Ivo Vargas e Isabella Taviani. Nos três dias do evento, os shows serão realizados às 19h e 20h. É recente a iniciativa da Prefeitura de investir em atrações musicais. Que bom que o município parece, enfim, ter se atentado a essa necessidade para fomentar o turismo.
MEDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA?
O ambientalista Lucas Muller, de Cabo Frio, esteve na secretaria municipal de Planejamento, nesta quarta-feira (17), para acessar os processos relativos ao empreendimento que estão querendo emplacar na área de mangue da Ogiva (leia-se Viverde/Osaná). Lucas também é representante do gabinete do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL), da comissão de Meio Ambiente da Alerj e tem acompanhado de perto essa questão. E não é que na imensa pilha de documentos não encontrou sequer um relatório do estudo de impacto ambiental (EIA)? “E nem um estudo mais aprofundado do esgoto naquela área, assim como a possibilidade de inundação que pode vir a acontecer com a construção. Numa postagem feita na rede social, o ambientalista destacou que “a única audiência que teve foi em 2006, há 16 anos, e queremos saber por que tanto medo de expor esses documentos à população”, disparou. “E por que vocês e a Prefeitura de Cabo Frio tem tanto medo de uma Audiência Pública?”, acrescentou ele, referindo-se à ausência da Prefeitura nas últimas três audiências públicas que trataram desses imbróglios que colocam em risco o meio ambiente da cidade.
RC CAST ENTREVISTA LEONARDO PICCIANI
Nesta quinta-feira (18) rolar o 24º episódio do RC Cast, o podcast do Portal RC24h, cujo convidado é o deputado federal, candidato à reeleição, Leonardo Picciani (MDB). Nascido em Nilópolis, tem 42 anos, formado em Direito, três filhos. É ex-secretário de Habitação do Rio de Janeiro e ex-ministro do Esporte. Está no quinto mandato na Câmara dos Deputados. Leonardo também é presidente do MDB estadual, e um dos assuntos da entrevista será o quiproquó que houve, semana passada, em torno da candidatura do vereador cabo-friense, Roberto Jesus (MDB) a deputado estadual – deu o que falar -, vale a pena conferir. Vocês já sabem, estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, podendo enviar perguntas durante o podcast. Você pode acompanhar o programa pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio). É a partir das 17h30. Fiquem ligados!
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE
Em Iguaba Grande, depois do sucessão que foi a Feira Literária da cidade, a Flig, que rolou nos dias 12 e 13 de agosto, o secretário de municipal de Educação, Jales Lins deu uma notícia pra lá de boa, e em primeira mão, à coluna. A partir da semana que vem todas as 15 unidades escolares vão receber energia solar. Uma medida de economia e sustentabilidade, principalmente quando chega o verão e as salas ficam com o ar condicionado ligado todo o tempo. Além disso, Jales contou que o projeto de reajuste salarial da Educação, de 20% + R$ 500 de gratificação de regência, além de vale alimentação-, anunciado semana passada, já foi protocolado na Câmara Municipal. A partir daí, vai tramitar na Comissão de Justiça e Redação e comissões temáticas da Casa. “Acredito que semana que vem a Câmara já deva estar analisando essa proposta”, acrescentou o secretário.
NO DER
Continuando em Iguaba, o secretário municipal de Planejamento, Eron Bezerra, foi até o Departamento de Estradas de Rodagem, no Rio, nesta quarta-feira (17), para pedir concreto de pavimentação de pequenas ruas em algumas comunidades e também fresa de asfalto para cascalhamento de ruas vicinais. Ele se reuniu com o diretor de Obras do DER, Roberto Peçanha. “Já havíamos conseguido uma parte para revitalizar algumas ruas e agora conseguimos mais. Isso vai melhorar a vida das pessoas que moram nessas localidades”, disse o secretário, que foi acompanhado do vereador Marcelo Durão (PL).
PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO
A candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Araruama Chiquinho da Educação (UNIÃO) é alvo de um pedido de impugnação protocolado pela federação PSOL-REDE nesta semana. O documento que o Portal RC24h teve acesso nesta quarta-feira (17) afirma que o candidato não apresentou certidões que comprovassem quitação eleitoral e lembrou que ele foi condenado em ação de improbidade administrativa na época em que foi prefeito de Araruama. O pedido, que tem treze páginas ao todo, diz que Francisco Carlos Fernandes Ribeiro está com pagamento de multas eleitorais pendentes e carrega uma condenação, na qual deveria ressarcir aos cofres públicos R$ 1.056.877,43. Na mesma ação, Chiquinho foi condenado a suspensão dos direitos políticos por cinco anos a partir da decisão em colegiado, que foi proferida em 29 de junho de 2021. A defesa do candidato afirmou que “a impugnação será rebatida nos autos do processo de registro de candidatura no momento adequado” e informou que “ainda não houve intimação do candidato para apresentar defesa”. O comentário na cidade, no entanto, é que o primeiro-cavalheiro está “mais sujo do que pau de galinheiro” e o que não vai faltar é gente com sangue nos olhos pedindo o indeferimento da candidatura.
ELEIÇÕES NO SINDICATO
Ainda sobre Araruama, Luís Marcel Loureiro, o Luís da Saúde, foi reeleito presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA) na noite desta terça-feira (16). Foram 266 votos contra 66 da chapa oponente. A direção sindical disse que “temos mais quatro anos de luta e foco no bem estar de todos os servidores”. Em entrevista após o resultado, Luís agradeceu aos servidores, mesmo os que votaram em outra chapa, e afirmou: “estamos aqui para fazer um trabalho coletivo, que já vínhamos fazendo, mas melhorar, cada dia mais”.
ARRAIÁ DO CHUCHU
O vereador mais votado de Arraial do Cabo em 2020, Junior Chuchu (PV), completa 36 anos de idade nesta quinta-feira (18). Para comemorar, o parlamentar preparou um festão daqueles para convidados nesta sexta (19), no começo da noite, lá no Clube Apollo. O bar da festa “Arraiá do Chuchu” será beneficente, para ajudar a causa animal e o tratamento da cabista Caroline Pacheco. O vereador conseguiu doações de bebidas com amigos e o grupo vai vender o material a preço de custo para “ajudar o próximo”. Os artistas Léo Parazi, Rubinho, Fabrine e DJ Ric vão se apresentar ao longo da noite, que promete.
CIRCUITO GASTRONÔMICO
Em novembro, Arraial do Cabo realiza mais um Circuito Gastronômico. Com o tema Copa do Mundo, o evento vai destacar o que o brasileiro mais ama: futebol e comida boa. Será de 4 de novembro a 4 de dezembro nos restaurantes cadastrados e é promovido pelo Convention e Visitors Bureau do município. Os comerciantes interessados em participar devem entrar em contato pelo whatsapp (22) 999521014 até o dia 31 de agosto.
PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO II
O vice-presidente nacional do PT e candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, Washington Quaquá tem sete dias para contestar o pedido de impugnação proposto no TRE, no último dia 12, pelo vereador de Maricá, Ricardinho Netuno (REP). A justificativa do edil seria baseada, segundo ele, em processos e condenações como de envolvimento nas morte de dois pilotos de avião, crimes contra a administração pública e dano ao erário’. “A esse eu nem perco tempo em responder. Quer aparecer”, disparou Quaquá. Ocorre que já haviam divulgado que Quaquá teve a candidatura impugnada, o que não é verdade. Além do prazo para contestação, ainda é preciso comunicar o Ministério Público Eleitoral. Portanto, Quaquá continua fazendo campanha e ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte.
‘LISTÃO’ TEM MAIS DE MIL PÁGINAS
E o listão do Ceperj, hein? Continua dando, e muito, o que falar. Demos na edição desta terça (16) que o entre as “personalidades” listadas que recebiam pagamentos na boca do caixa estão nomes conhecidos de São Pedro da Aldeia. Mas, pelo visto, isso é só uma pontinha do iceberg. Uma fonte da coluna que está acompanhando bem de perto o desenrolar desse processo disse que a lista é “pesada”, literalmente. São 1.080 páginas. “É troço pesado. Tem gente com relação pessoal mesmo, filhos de pessoas conhecidas”. É aguardar pra ver. Fora os memes que têm sido criados em torno do escândalo e que estão varrendo as redes sociais, um mais engraçado do que o outro.