back to top
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (14)

Marquinho Mendes nega ter jogado toalha; Alexandre Martins na expectativa por publicação de pesquisa; Oposição entra com ação para impedir publicação de pesquisa em Saquarema; Lívia de Chiquinho demonstra empatia; Fábio do Pastel no futuro 'Rei Pelé'; Fabinho Costa na contagem regressiva; O queridinho da Educação em Arraial do Cabo; Fabiano Horta recebe o arqueiro olímpico maricaense... E muito mais!

NEGOU TER ‘JOGADO A TOALHA’

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (14) começa por Cabo Frio, onde continua o clima de mistério para divulgação dos candidatos a vice nas chapas de Magdala Furtado (PV) e Marquinho Mendes (MDB). E mais, se Marquinho vai desistir da candidatura para apoiar a prefeita à reeleição. A gente falou com ele, por telefone, nesta quarta (14), e ele negou que tivesse jogado a toalha, como publicado em alguns veículos de comunicação, mas confirmou que “o caminho natural nessa eleição” é ele e Magdala se juntem e que o anúncio de como essa junção será feita deve acontecer somente na quinta-feira (15), quando termina o prazo para o registro das candidaturas. Verdade seja dita, Marquinho segue à espera de um milagre judicial para que ele tenha segurança de colocar sua candidatura efetivamente na rua e anunciar o vice. MM e Magdala querem mostrar quem é mais competitivo, visto que estão praticamente empatados na pesquisa. Por outro lado, a prefeita tem a máquina na mão e se ela abrir mão da candidatura, será realmente surpreendente e não vai fazer muito sentido. Até o fechamento da coluna, não havia os registros de candidatura de Marquinho ou de Magdala.

NA CORRERIA

O candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL), como já vimos divulgando aqui, tá numa correria que só, se dividindo entre reuniões políticas e os cuidados com a esposa, Aline Rabelo, que está passando por tratamento contra um câncer. Têm sido dias intensos e vão ser ainda mais com o início da campanha, a partir de sexta-feira (16), quando Serginho fará o lançamento oficial da dele. Já gravou vídeos oficiais do partido e está pronto pro start.

“O PARTIDO ME ATROPELOU”

Continuando por Cabo Frio, o porta-voz municipal do Rede Sustentabilidade, Walter Costa, anunciou em suas redes sociais que retirou sua candidatura a vereador. O motivo, sustenta, foi o golpe que ele diz ter sofrido pelas executivas estadual e nacional do partido, que chancelaram o nome de Rafael Peçanha como candidato a prefeito, a contragosto de Walter. Inclusive deu um bafafá tremendo no dia convenção de Rafael, com direito a bate-bocas e vaia, a gente divulgou aqui no Portal. Disse que “lamentavelmente, sofreu interferências injustificáveis” e que “em protesto a isso, retirou a candidatura”. Esclareceu, ainda, que foi uma decisão difícil, mas “houve um golpe na Rede (…) É o partido do tapetão”, declarou. Por último, afirmou que o projeto foi, por ora, adiado, mas que o trabalho continua.

AGUARDANDO LIBERAÇÃO DE PESQUISA

Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) está na expectativa de que seja autorizada pelo TSE a divulgação da mais recente pesquisa eleitoral na península. O que a gente sabe, é que a oposição está tentando impedir. Isso significa que o prefeito está na frente? Bem, a ver. Fato é que ninguém tentaria impedir a publicação de uma sondagem se o adversário estivesse atrás. Enquanto isso, Alexandre segue sua agenda normal entre prefeitura e encontros políticos. Na noite desta terça (13), por exemplo, ele se reuniu com uma galera enorme em Tucuns. Teve inclusive o apoio da bateria do tradicional bloco Cachaça no Bule. Alexandre não resistiu e até arriscou no repique. Como instrumentista, é um ótimo prefeito.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA

Falando em Alexandre Martins, na sexta-feira (16) – como a maioria dos candidatos majoritários da Região dos Lagos – ele faz o lançamento de sua campanha à reeleição. A prévia já começa pela manhã, a partir das 8h, quando tem início um “adesivaço”. Mais tarde, às 18h, tem a inauguração do comitê, em Manguinhos.

AÇÃO NA JUSTIÇA

A turma da oposição de Saquarema entrou com uma ação na justiça para impedir que seja publicada uma pesquisa eleitoral do grupo do atual governo. Sinal de que a candidata dos Peres – Manoela, a prefeita, e Antônio, ex-secretário e presidente do PL municipal -, Lucimar Vidal (PL) está na frente, né? Aliás, a publicação dessa pesquisa vem, estrategicamente, após o afastamento da prefeita, que retornou ao cargo na última sexta (9). Agora é aguardar pra ver se a justiça acata alguma liminar do governo e se teremos uma nova pesquisa.

ALFINETOU DE VEZ

E, por outro lado, a oposição continua sempre alfinetando o governo. Dessa vez, o ex-prefeito interino e vice-prefeito, Rômulo Gomes (Novo) falou nesta quarta-feira (14) sobre o retorno de Manoela ao cargo e os colaboradores que estão sendo perseguidos. Ele afirmou que esses servidores “cumpriram seu dever como funcionários públicos e que os serviços municipais não pararam, mesmo com a troca de governo”. Para concluir, criticou o grupo político de Manoela, dizendo que eles se acham os donos da cidade. Que situação, hein. Rômulo ficou bastante indignado. Como sempre, ele vai continuar insistindo no mesmo ponto até encontrar algo que possa desestabilizar o atual governo.

SAÚDE EM CASA

A vereadora e candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), pretende incluir em seu plano de governo mais um projeto da Saúde. Uma das propostas está relacionada a um programa desenvolvido pela prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), a maior cabo eleitoral de Penha, que envia medicamentos até a casa dos pacientes, em sua maioria idosos. A entrega seria feita no endereço da pessoa, evitando que ela tenha que ir até o posto de saúde. O medicamento chegaria à casa do paciente em quantidade necessária para o mês inteiro. A ver que Araruama está no ranking das cidades com mais idosos no Brasil (entre municípios com mais de 100 mil habitantes) – cerca de 15% da população, seria um golaço de Penha.

“E O DINHEIRO, FOI PRA ONDE?”

Ainda sobre Araruama, o vereador Oliveira da Guarda (União) fez mais uma denúncia contra o governo Lívia de Chiquinho (REP). Nesta quarta-feira (14), durante uma vistoria na Avenida Pedreira, ele constatou que uma obra de asfaltamento no valor de R$ 8,6 milhões está paralisada. “E o dinheiro foi pra onde, hein? Os R$ 8 milhões. Será que está indo para a campanha da candidata da prefeita, a Daniela de Lívia de Chiquinho? Fica essa questão”, disse Oliveira. Nesta terça (13), ele já tinha feito uma vistoria no bairro Viaduto, onde também as obras tinham sido iniciadas e logo depois, interrompidas. Só o povo que sofre mesmo, mas outubro está logo ali para a população decidir no voto.

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Falando em Lívia de Chiquinho, ela esteve acompanhando as obras em São Vicente, nesta quarta-feira (14), e aproveitou para dar uma notícia boa em suas redes sociais sobre o resgate da menina Pérola, de apenas dois anos, que estava desaparecida há dois dias na cidade. Lívia parabenizou todos os agentes responsáveis pela busca, Defesa Civil, Polícia Civil, Guarda Civil e também ao presidente do Conselho Tutelar, Sandro. Que coisa, hein? Quem conhece sabe que Lívia não é de elogiar e nem de demonstrar empatia – muito longe disso -, por isso a atitude foi surpreendente.

REI PELÉ PERTO DE VIRAR REALIDADE

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) despachou pela manhã e logo após o almoço foi vistoriar as obras do futuro Centro Esportivo Municipal Rei Pelé, em parceria com o governo do Estado. O espaço, no Campo Redondo (onde ficava a antiga Praça da Juventude), vai ter campo de futebol, duas quadras esportivas, espaço para aula de artes marciais, academia ao ar livre, área de convivência e uma pista contornando todo o local, para caminhada. Pastel também passou pelo prédio da Firjan, no centro, e ficou empolgado de ver a movimentação por lá, onde nesta quarta-feira (14) abriram inscrições para cursos livres e gratuitos. Agora à noite, Fábio certamente vai participar de alguma reunião de candidatos e pré-candidatos, como tem feito quase que diariamente. Reeleição é o foco.

PRIMEIRO ADESIVAÇO

Ainda na Aldeia, a candidata a prefeita Bia de Guga (PSDB), lança sua campanha no sábado (17), a partir das 9h, em frente ao diretório do PSDB, no Centro, com direito a adesivaço. Esse evento será uma oportunidade para os eleitores de Bia demonstrarem seu apoio e participação ativa, adesivando seus carros e motocicletas com a marca da campanha.

MPE PEDE IMPUGNAÇÃO

Dando continuidade em São Pedro, a candidatura de Jonhnatan Gonçalves da Silva (REP), conhecido como “Petão Família”, ao cargo de vereador se complicou de vez. O MPE, por meio da 59ª Promotoria Eleitoral, pediu a impugnação do registro da candidatura na eleição municipal. A ação foi ajuizada porque “Petão Família” foi condenado, em primeiro e segundo graus, por crime de associação criminosa armada, atualmente classificado como constituição de milícia privada, tipificado no art. 288-A do CP. Confira a matéria.

LANÇAMENTO DE CAMPANHA II

O candidato a prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), herdeiro político do chefe do executivo, Vantoil Martins (CID), está na expectativa de lançamento de sua campanha, juntamente com o seu candidato a vice, Marciley Lessa (PL), aliás é a maior nominata dos últimos tempos na cidade, com 92 candidatos. A Praça Edyla Pinheiro vai ficar pequena. O evento acontece na sexta-feira (16), a partir das 18h. E no sábado (17), pela manhã, tem adesivaço na Praça da Estação de vários candidatos da coligação.

RECEBEU CONVITE

O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, recebeu nesta quarta-feira (14) um convite da Equipe de Educação Inclusiva para participar da 4ª edição da Expo Inclusão. O evento tem como objetivo promover a conscientização sobre práticas inclusivas e respeito às diferenças. Bernardo é super querido na comunidade educacional, aliás, é o secretário de Educação mais querido da Região dos Lagos, quiçá do Brasil.

“INVESTIMENTO É A CONSTRUÇÃO DO DESEMPENHO”

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) recebeu em seu gabinete o arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida, que acaba de retornar de sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta é nº 1 do mundo no Tiro com Arco graças ao suporte e investimento no esporte que tem na cidade. Inclusive, disse que recebeu convite para treinar mas preferiu permanecer no município maricaense, onde o centro de treinamento tem tudo o que precisa. Horta parabenizou Marcus pela presença nas disputas olímpicas e afirmou que ele se tornou um símbolo para a juventude de todo o país. Outro item destacado por Fabiano Horta foi a fala do arqueiro numa entrevista logo após sua saída dos jogos, onde ele apontou a necessidades de mais investimentos em atividades esportivas. “Foi uma declaração brilhante dada por ele com serenidade. Mesmo após uma derrota, a fala foi muito consciente de que o investimento é a construção do desempenho. Ele e a Ana Luísa Caetano fizeram o Brasil acordar na madrugada para torcer, isso não é pouco”, destacou Horta.

CANDIDATOS CONFIRMADOS

Ainda sobre Maricá, os candidatos a prefeito estão prontos para iniciar suas campanhas na próxima sexta-feira (16). O TRE-RJ já confirmou o registro de quatro chapas concorrentes para as eleições municipais, sendo os majoritários: Washington Quaquá (PT), Fabinho Sapo (PL), Dr. Cláudio Ramos (Novo) e Márcia Santiago (PMB). O pleito promete ser acirrado, no entanto Quaquá, que tem uma boa aceitação na opinião pública por levar diversos benefícios ao município e dar continuidade aos trabalhos do prefeito Fabiano Horta (PT), busca conquistar ainda mais a confiança dos cidadãos por meio da apresentação de suas propostas.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo