BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (13)

Polêmica do áudio vazado de Lívia de Chiquinho termina com B.O. de vereadores na delegacia; José Bonifácio está doido pra voltar; Decreto desobriga uso de máscara em Cabo Frio, em locais abertos; Vantoil Martins vai lançar a Caboclinho no aniversário da cidade; Marcelo Magno confere estrutura do Festival da Lula; Alexandre Martins negocia mais transporte público gratuito para estudantes; Fábio do Pastel no Alecrim e na contagem regressiva para o Fest Verão... E muito mais!

1226

TERMINOU NA DP

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (13) começa por Araruama, onde a polêmica de um áudio vazado da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), acabou em registro de ocorrência por parte dos vereadores Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB). No áudio, Lívia conversa com o marido, Chiquinho da Educação, e diz claramente “manda tomar no c…”. A versão inicial é que a chefe do executivo estava falando de uma servidora. Só que, em nota, o município disse que o áudio é de 2018 e a gestora se refere a Penha, que teria pedido cargos a Lívia. “A prefeita não aceitou e disse que se a vereadora procurasse qualquer servidor ligado à prefeitura para pressionar, os mesmos poderiam mandá-la tomar no cu”, pontuou a nota da Prefeitura. Contudo, Penha não gostou nada de ter seu nome citado na história e logo decidiu registrar o caso na 118ª DP, deixando claro que tinha provas de que Lívia se referia a uma servidora. Quando a vereadora e seu marido, Oliveira da Guarda estavam na DP, entra um ex-secretário que é policial e tenta intimidar a parlamentar. Até mesmo os inspetores da 118ª DP tiveram que intervir mandando que o homem (que é alto e forte) se retirasse. Veja o vídeo da vereadora Penha Bernardes aos prantos narrando a experiência traumática. Ela deixa bem claro: “Se algo acontecer a mim ou a minha família, foi a mando de Chiquinho (marido da prefeita)”, disparou. Chegando em casa, Penha – que está grávida – até passou mal. É, minha gente, as chamas saíram do parlamento e já já tá pegando fogo em geral.

___________________________

SEGUNDA SEMANA SEGUIDA

É a segunda semana seguida que Lívia se vê em um episódio de demonstração de pouca gentileza que repercute mal pela cidade. O áudio (acima) vazado nesta quarta (13) gerou comentários diversos nas redes e só reforçou a imagem bruta e pouco educada de Lívia que ficou após a prefeita mandar uma cidadã “ficar quietinha” durante inauguração de asfalto no distrito de São Vicente na quinta-feira (7). O que tá na boca do povo nos arredores da Praça do Blindex é que Lívia brada muito sobre educação para ver se consegue compensar não ter nenhuma.

PRONTO PRA VOLTAR

De Cabo Frio, notícias fresquinhas sobre a recuperação do prefeito José Bonifácio (PDT) chegaram à coluna na tarde desta quarta-feira (13). As informações são do coordenador de Planejamento e Estratégia das Relações Institucionais da Prefeitura, Pedro José, que visitou o pedetista no Complexo Hospitalar de Niterói. Pedro disse que Zé “está ótimo, 300% já”. “O prefeito está com o mesmo vigor de sempre, apenas algumas limitações naturais do pós-operatório. Se não fosse isso, a impressão é que ele ia sair andando até Cabo Frio”, disse ele, rindo. Pelo visto, se bobear, é capaz até de ir ao Cabofolia, semana que vem, e correr atrás do trio. Mas, brincadeiras à parte, Zé Bonifácio está contando as horas de voltar aos despachos, reuniões e vistorias. Mas, calma Zé! Devagar se vai ao longe, conforme ele mesmo já disse. A alta do prefeito cabo-friense, como dissemos aqui na coluna, deve ocorrer no sábado (16).

GEROU MAL ENTENDIDO

O novo decreto da Prefeitura de Cabo Frio que trata da flexibilização do uso de máscaras em locais abertos, publicado nesta terça-feira (12), gerou confusão na cidade. O documento determina que bares e restaurantes da praça de alimentação de shopping centers podem funcionar com 100% da capacidade. De imediato, as redes sociais foram tomados por questionamentos do gênero “ué, se pode no shopping, por que não pode na rua?”. Acontece que a Comunicação de Cabo Frio não deixou claro e o cidadão, provavelmente, deve ter se esquecido, mas bares, lanchonetes e restaurantes fora do shopping já podiam funcionar com 100% da capacidade, tendo apenas a limitação de horário às 1h30. Portanto eram as praças de alimentação dos shoppings que ainda tinham restrições. Agora, fica esclarecido. Capacidade máxima para todos.

PROJETO NACIONAL DE SEGURANÇA

Continuando sobre Cabo Frio, o município foi selecionado entre os mais de cinco mil municípios para participar do plano nacional de segurança pública (PNSP), para combate à criminalidade. Para esse primeiro ano, somente 20 cidades em todo país foram contempladas. O Plano conta com 13 metas principais que incluem a redução dos índices de mortes violentas, da violência contra mulher e priorizam a atenção aos profissionais de segurança pública. O secretário de Direitos Humanos e Ordem Pública, Ruy França vai coordenar tudo.

BATEU O MARTELO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) definiu a data do lançamento da moeda social Caboclinho: será no próximo 8 de junho, dia do aniversário da cidade, que vai completar 27 anos de emancipação. “No lançamento já iremos fazer o chamamento das mais de 2.199 famílias que serão beneficiadas”, disse o prefeito. Vantoil determinou que fosse dado “ainda mais celeridade nos processos para que no aniversário da cidade a população mais carente receba este presente”. O valor mensal será de R$ 120. Na ocasião do lançamento, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza também montará uma central de atendimento ao público, no centro da cidade, onde a população irá retirar os cartões do benefício e receberão atendimentos como emissão de saldo, troca de senhas do cartão e SAC. A população da Princesinha dos Lagos também vai ganhar outro presente, que já deve ser entregue nesta quinta (14): o novo totem de Iguaba Grande, que foi instalado na orla hoje (imagem abaixo).

_____________________________

REUNIÃO COM PROLAGOS

Em Iguaba Grande, os secretários municipais de Planejamento, Eron Bezerra, e de Obras, Ronen Antunes, além do subsecretário de Obras, Alexandre Freitag, estiveram reunidos com a Prolagos nesta quarta-feira (13). O encontro foi com o presidente da concessionária, Pedro Freitas, e o diretor-executivo José Carlos Almeida. Segundo Eron, na ocasião foram discutidos os projetos de macrodrenagem, a revisão quinquenal (que a Agenersa tem que provar), a situação do início das obras do cinturão da laguna – prevista para julho – e as parcerias que serão feitas entre a concessionária e o município. “Queremos resolver de uma vez por todas o problema do esgoto, com a construção das redes separativas”, destacou Eron.

DE OLHO NA LULA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), passou o parte desta quarta-feira (13) em uma vistoria da estrutura onde será realizado o Festival da Lula, que promete agitar o município a partir desta quinta (14) na Praia Grande. A vistoria de Marcelo foi acompanhada de servidores da Segurança Pública, agentes do CProeis, o pessoal do Idac, a galera dos Serviços Públicos e representantes da diretoria de Eventos.

PÁSCOA MEMORÁVEL

Ainda em Arraial do Cabo, conforme publicamos na coluna Boca Miúda desta terça (12), os alunos tiveram uma baita felicidade ao comparecer às aulas nesta quarta-feira (13). É que todos os estudantes da rede municipal de ensino, do 1º ao 9º ano, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, receberam uma caixa de bombom para o feriado da Páscoa, no domingão (17), não passar em branco. De acordo com a secretária de Educação de Arraial do Cabo, Isalira Gomes, foram adquiridas 5.300 caixas de bombom. Para a galera mais nova, teve até encenação de coelhinho da Páscoa chegando na escola para dar os mimos. A repercussão foi ótima entre as crianças, que amaram a surpresa. Mas, também, né, gente? Cá para nós, um chocolatinho, quem que não gosta? Ainda mais criança.

TRANSPORTE GRATUITO DE ESTUDANTES

Em Armação dos Búzios, o prefeito, Alexandre Martins (REP), continua em sua cruzada em prol de fornecer transporte gratuito para os estudantes. Nesta terça-feira (12), ele recebeu os presidentes das cooperativas de vans do município, a CooperBúzios e CooperGeribá. Na ocasião, o gestor pediu mais transporte pela manhã para atender as demandas locais. Também pediu aos cooperados que não estão trabalhando para se apresentarem no Controle de Trânsito e Transportes (CTT), até o dia 1º de maio, caso contrário sua licença será cancelada. Participaram da reunião o consultor jurídico, Raphael Trindade, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, o coordenador do CTT, Geninho Tardelli e os presidentes das cooperativas, Fabrício de Paula e Samarone de Paiva Brandão.

FÁBIO NO ALECRIM

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), deu, nesta quarta-feira (13), continuidade às vistorias das obras em andamento no município. A convite do vereador Jean Pierre, o prefeito esteve no bairro Alecrim para ouvir as demandas e necessidades dos moradores. Ainda percorrendo as ruas do bairro, Fábio aproveitou a oportunidade para visitar a Unidade Básica de Saúde do Alecrim e a Escola Municipal Vital de Negreiros. O prefeito avaliou as estruturas dos dois prédios e conversou com profissionais sobre o andamento do serviço prestado à população.

FEST VERÃO NA ÁREA

Por falar no município, a expectativa lá para os próximos dias é o começo da 38ª edição do Fest Verão. O evento é um dos mais tradicionais da cidade e terá um mês de competições esportivas, de sexta-feira (15) até 14 de maio. Para falar um pouquinho sobre o assunto, o secretário de Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, Ricardo Gaspar, vai conceder entrevista exclusiva para o Portal RC24h nesta quinta-feira (14). Em pauta, os detalhes da organização do festival e, claro, a expectativa para o começo desse evento tão guardado, que não vinha sendo realizado contra pandemia. Vale lembrar que, o final do Fest Verão, no dia 14 de maio, vai virar um festão daqueles, emendando com a comemoração de aniversário da cidade, no dia 16. Vai ter show no fim de semana dos dias 14 e 15 de Ferrugem e Jota Quest, programação para ninguém botar defeito.

DICAS GASTRONÔMICAS PARA A SEMANA SANTA

Estamos na Semana Santa, dica de ouro para aqueles que não querem perder a chance de comer um bom peixe ou frutos do mar neste feriadão na Região dos Lagos, são os festivais programados em Arraial do Cabo e Iguaba Grande. Na Capital do Mergulho acontece, a partir desta quinta (14), o Festival de Lula, na orla da Praia Grande, evento com 70 variedades de pratos, além de atrações musicais. Já na Princesinha dos Lagos, também de quinta a domingo (17), tem o Festival do Pescado, na Praia do Popeye, onde os visitantes poderão experimentar diversos pratos preparados com peixes nativos da laguna de Araruama. Além disso, atrações musicais animam os quatro dias de evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui