InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (12)

Iguaba Grande inaugura Cidade do Idoso; Fábio do Pastel em Brasília; A tão aguardada licitação em Búzios; Vereador recém-empossado questiona retorno de Zé Bonifácio a Cabo Frio; Encontro de Marcelo Magno e vice-governador é adiado; Vereadora quer saber onde está a verba da educação em Araruama; Manoela Peres mira Brasília; Fabiano Horta decreta luto na cidade... E muito mais!

CIDADE PARA TODAS AS IDADES

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (12) começa por Iguaba Grande, onde foi inaugurada, pela manhã, a Cidade do Idoso, no bairro Ubás. O projeto já conta com mais de 400 idosos matriculados, e a expectativa é realizar 800 atendimentos até o final do ano. O Centro Geriátrico tem a meta de atender de 500 a 1.000 idosos por mês. Presente à inauguração, o prefeito Vantoil Martins (CID) destacou que 15% da população de Iguaba é da melhor idade (60+). “Estamos escrevendo mais um capítulo lindo da nossa cidade. Além de atrair o turismo para esse público, Iguaba dá mais qualidade de vida ao idoso do município. Sempre digo, uma mãe é capaz de cuidar de dez filhos, mas nem sempre um filho consegue cuidar de uma mãe ou pai. Nossa prefeitura tem como uma das plataformas principais cuidar de gente”, disse Vantoil. Confira as entrevistas e outros registros:

MUITAS EMOÇÕES, BICHO

Quem estava super emocionado era o secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Paulo Rito. “Um dia muito feliz e aguardado. Abracei essa missão dada pelo prefeito com todo carinho, o espaço está lindo e eles estão felizes. O serviço daqui agregou tudo para a terceira idade, temos geriatria, fisioterapia convívio social, diversão. Tem coral, oficina da memória, salão de jogos, e tudo de graça. É um dos dias mais felizes da minha vida. O que faltava em Iguaba era gestão. Entregar esse equipamento é uma alegria”, destacou Rito. E alegria teve de sobra no evento, onde a turma foi ao auge quando começou o show de Carlos Evanney, o cover oficial do Roberto Carlos. Clique aqui para conferir esse momento.

CONEXÃO SÃO PEDRO DA ALDEIA x BRASÍLIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), se reuniu com o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para apresentar o projeto de construção da Orla Centro-Pitória. O encontro aconteceu na terça-feira (11), em Brasília, e foi articulado pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB). O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, também participou da reunião. Pastel havia protocolado o projeto na capital federal há pouco menos de um mês e agora voltou para apresentá-lo. “Voltamos a Brasília para apresentar esse projeto, que já está cadastrado no Ministério das Cidades, porque acreditamos que a construção da Orla Centro-Pitória irá marcar um novo momento para São Pedro da Aldeia. Tivemos uma resposta muito positiva”, comentou Fábio do Pastel.

CONFERÊNCIA DE CULTURA

Está oficialmente aberta a 4ª Conferência Municipal de Cultura em São Pedro da Aldeia. O evento começou na terça-feira (11) e segue até quinta-feira (13), a partir das 16h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A programação da primeira noite promoveu a troca de informações e a conclusão do Regimento Interno, aprovado em plenária, além de uma palestra sobre os sistemas de cultura conduzida pela representante convidada da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), Júlia Moulin. O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, marcou presença na abertura da programação. “É importantíssimo que os artistas de todos os segmentos culturais da cidade participem desse evento. Esse é o momento onde a gestão pública e a sociedade civil debatem, em conjunto, políticas culturais e o nosso Plano Municipal de Cultura, ou seja, tudo aquilo que nós queremos para o setor nos próximos anos. Nessa Conferência teremos também a eleição das nove cadeiras do nosso Conselho Municipal de Política Cultural e a eleição de delegados que vão representar São Pedro da Aldeia na conferência estadual”. Vale destacar que o credenciamento presencial para candidatos e eleitores termina às 20h30 desta quarta (12).

Imagem: Folha de Búzios

EIXO ALERNATIVO

Em Armação dos Búzios, foi publicado, nesta quarta-feira (12), o edital da Concorrência Pública para pavimentar a Estrada da Fazendinha, que será realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades. A licitação está marcada para 15 de agosto e prevê a execução de serviços de pavimentação, drenagem, iluminação e sinalização, no valor de R$ 30,6 milhões. A obra vai aiviar o tráfego no acesso a Búzios. Conversamos, por telefone, com o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão. Ele explicou que a obra pega na Rasa (em direção à Fazendinha), sai nas Caravelas e vai até o IFF. “É uma obra extremamente importante. A maior população de Búzios é na Rasa (ceca de 50%), onde havia grande anseio por essa pavimentação. Com o asfaltamento, digo que o povo da Rasa vai se emancipar, porque antes eles tinham que ir até Manguinhos (ou seja, voltar) e depois seguir para Cabo Frio. Essa obra é um divisor de águas e consolida a administração de Alexande Martins (na imagem com o técnico do DER-RJ Enzo Lorenzi). Sem falar que a gente se prepara para um futuro de uma reeleição do prefeito pra poder dar continuidade a esses trabalhos. Foi um golaço”, avaliou Marcão.

SALVE, JUVENTUDE!

Aconteceu nesta quarta-feira (12), no Cine Teatro Rasa, o “Encontro de Juventude” de Búzios. O evento, cujo tema central foi “Despertando o potencial dos jovens e seu protagonismo na sociedade brasileira”, buscou incentivar a participação ativa dos jovens na construção de um futuro promissor. A mediação do evento foi realizada pelo escritor e atleta local, Fernando Bertozzi, o “garoto de Búzios”, além da psicóloga Andressa Martins.

ÁTILA NO RC CAST

O vereador de Cabo Frio, Átila Motta (Avante), recém-empossado, será o entrevistado do 92º episódio do RC Cast, nesta quinta-feira (13). O parlamentar assumiu, no fim do mês passado, uma das duas cadeiras vagas depois que a justiça mandou cassar os mandatos de dois vereadores cujos partidos teriam cometido fraude à cota de gênero nas últimas eleições. A ação judicial foi do próprio Átila. Átila da Ótica, como é conhecido, também vai falar dos projetos que pretende apresentar e o quais são suas bandeiras pela cidade. A transmissão do podcast começa às 17h e pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

‘MUITO ESTRANHO’

Falando em Átila Motta, conversei com ele nesta quarta-feira (12), ele levantou uma questão que está na boca do povo em todas as esquinas da cidade: será que o prefeito José Bonifácio (PDT) está mesmo em Cabo Frio? A gente recebeu a denúncia de um internauta que já passou várias vezes pela rua onde Zé mora, inclusive na porta da casa do prefeito e não viu nenhuma movimentação. “Está muito estranho isso que tá acontencendo. Inclusive nesta terça (11), quando dei uma entrevista a rádio, um ouvinte me questionou isso. Disse que ficou o dia inteiro perto da casa do prefeito e não viu nada, nem secretário, nem qualquer outro funcionário da Prefeitura por lá. Até o momento não vi provas de que ele está na cidade, não tem uma foto, uma fala do prefeito na cidade”, destacou o vereador, que inclusive lembrou que é de praxe que se faça isso, tal como fez o prefeito Bruno Covas, por ocasião de doença, e o ex-presidente Bolsonaro, quando foi internado após a dita facada.

CABO FRIO TÁ LARGADA

Um acidente ocorreu nesta quarta-feira (12) no bairro Cajueiro, em Cabo Frio, envolvendo um caminhão da Comsercaf. Segundo informações preliminares, o acidente teria sido causado devido a uma falha nos freios do veículo quando o motorista teria tentado desviar de um buraco, que acabou colidindo contra o muro de uma residência. Por sorte, não havia ninguém passando na hora – uma criança ou um idoso, por exemplo – e não houve feridos. Só que isso aconteceu de manhã e, pasmem, até o início da noite o caminhão estava lá, no mesmo lugar, é mole? Enfim, uma desorganização generalizada. E é isso que vai continuar acontecendo – buraqueira na cidade, rua sem iluminação -, enfim, enquanto o grupo que se autoelegeu mandante da cidade continuar à frente. Infelizmente é #cabofriotalargada.

NÃO ÀS DROGAS

Nesta quarta-feira (12), o vereador Ruy França (CID), acompanhado do secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, André Magalhães, participou da formatura dos jovens estudantes do projeto Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, da Polícia Militar. O programa tem como objetivo principal mostrar aos jovens a importância de se manterem bem longe desse terrível mal que vem destruindo tantas famílias. “Me sinto honrado de estar aqui. Como educador e pai e tendo uma vida voltada ao combate às drogas, estarei sempre à disposição de qualquer ação que possa ajudar a eliminar esse mal das famílias brasileiras”, disse França.

SEMINÁRIO DO ECA

A Ordem dos Advogados do Brasil de Cabo Frio vai realizar, nesta quinta-feira (13), o 33º seminário do Estatuto da Crianca e do Adolescente. O evento começa será na Casa do Advogado, no bairro do Braga, a partir das 14h. Além de autoridades da OAB, como o presidente da 20ª subseção (Cabo Frio/Arraial do Cabo), Kelven Lima, participarão a secretária municipal da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, e o presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Miguel Alencar.

ENCONTRO ADIADO

De Arraial do Cabo, o encontro do prefeito Marcelo Magno (PL) com o vice-governador Thiago Pampolha (UNIÃO), que aconteceria na sexta-feira (14), teve que ser adiado. A nova data é 20 de julho. A agenda inclui a presença dos outros prefeitos atendidos pela concessionária Prolagos (Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia). Também está prevista uma ação na Praia Grande com o lançamento do projeto ‘Lixo Fora d’Água’ e entrega da licença de engorda da Lagoa de Araruama em exceções de Arraial do Cabo.

INTERCÂMBIO NA CAPITAL

Continuando em Arraial, integrantes da equipe técnica da Educação Inclusiva da secretaria de Educação visitaram o Instituto Rogerio Steinberg (IRS), no Rio, uma organização que atende crianças e jovens com altas habilidades e superdotação. Com a visita, os profissionais da secretaria pretendem conhecer de perto as atividades de educação suplementar culturais e educacionais oferecidas pelo Instituto, para que novas práticas possam ser incorporadas à educação inclusiva no município. Participaram da iniciativa a chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Regina Motta; a coordenadora técnica, Alzira Porto, e a chefe do Programa de Educação Inicial e Continuada, Rosana Vidal.

CADÊ A VERBA DA EDUCAÇÃO?

Em Araruama, a pergunta que não quer calar é onde está sendo aplicada a verba da Educação, que em 2023 tem o valor de R$ 452 milhões, segundo vem denunciando a vereadora Penha Bernardes (PL). O problema é que mesmo com todo esse dinheiro, ainda tem escola em situação precária, professor que não recebeu reajuste de salário em comparação ao piso nacional (aumento de 34%) e a cidade sem curso profissionalizante há cinco anos. Fora a evasão escolar, triste constatação no município, que tem cerca de quatro mil alunos fora de sala de aula. “Temos uma grave situação na nossa rede municipal de ensino. Segundo o Censo Escolar de 2022, tivemos apenas 18.562 alunos matriculados. No entanto, após um levantamento minucioso, o Ministério Público constatou que mais de 4 mil alunos em idade escolar estão fora das salas de aula, devido à falta de vagas. Enquanto a Prefeitura alega que são apenas 1.300 crianças sem acesso à educação, para esse governo, isso parece ser pouca coisa. Precisamos lutar por uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças de Araruama”, disse a vereadora.

MANOELA 2026

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) anunciou, em live, nesta terça-feira (11), que pretende lançar candidatura à Câmara federal. O bate-papo foi com o consultor Fred Perillo, para falar sobre comunicação política. Na conversa, Manoela falou da gestão municipal, diz que não quer parar por aí e tem o pensamento voltado para Brasília. Comentou também sobre polarização, disse que é contra o radicalismo e que quer fazer um trabalho de incentivo para que mais mulheres atuem na vida política.

LUTO EM MARICÁ

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) decretou luto na cidade pela morte do menino Dijalma de Azevedo Clemente, de apenas 11 anos. Ele foi baleado quando ia para a escola, na manhã desta quarta-feira (12), perto de sua casa, no condomínio Minha Casa Minha Vida, no bairro de Inoã, onde houve operação policial. Segundo a PM, “a criança ficou no meio do fogo cruzado”, entre bandidos e policiais. “Não vamos deixar que esse crime fique impune, nem que tragédias como essa, incomuns na nossa cidade, sejam naturalizadas”, afirmou Horta, que suspendeu as aulas na rede municipal nesta quarta. Falando em segurança, Horta anunciou nesta quarta a construção de um Batalhão da Polícia Militar no bairro Flamengo, às margens da RJ-106. A medida tem como objetivo ampliar as ações de segurança no município e separar as atividades de inteligência e policiamento ostensivo que atualmente são de responsabilidade do 12º BPM, em Niterói. O prefeito também solicitou ao governador do estado, Cláudio Castro, um encontro para discutir medidas adicionais de segurança, como o aumento do efetivo policial em Maricá.

FIM DO PROGRAMA DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

O governo Lula (PT) decidiu acabar com o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. Criada por Jair Bolsonaro (PL), a iniciativa era uma das prioridades do ex-presidente. A decisão conjunta dos ministérios da Educação e da Defesa foi informada aos secretários estaduais de Educação por meio de ofício enviado na segunda-feira (10). O documento comunica o encerramento progressivo do programa e a “desmobilização do pessoal das Forças Armadas lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa”. O ofício também afirma que medidas serão adotadas gradualmente para o encerramento do ano letivo “dentro da normalidade”. O documento não informa quais seriam essas medidas. Atualmente, 203 escolas funcionam dentro do modelo de gestão compartilhada entre civis e militares pensado pelo governo Bolsonaro. Na Região dos Lagos há unidades em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Araruama. Essas unidades serão reintegradas à rede regular de ensino. As estratégias para isso deverão ser definidas pelas secretarias estaduais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo