Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (10)

A POLÊMICA DA VACINAÇÃO

O assunto do dia em Cabo Frio não foi outro senão a prioridade da vacinação contra a Covid, visto que muita gente está se perguntando por que profissionais ligados à saúde (mas que não são da linha de frente de combate ao coronavírus) como professor de educação física, fisioterapeutas e biólogos, por exemplo, estão sendo vacinados antes de idosos. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, contudo os gestores podem priorizar as pessoas idosas. Conversamos pelo telefone com o prefeito José Bonifácio (PDT), e ele disse que vai seguir rigorosamente a orientação do Ministério da Saúde. "Se não tivermos um critério, resvalamos no privilégio. Eu prefiro continuar seguindo a linha determinada, mesmo assumindo erros ou críticas que por acaso surgirem", disse o prefeito. Zé disse que está acompanhando as reclamações nas redes sociais, mas seguirá o que governo federal orienta, apesar de não concordar com essa recomendação. Pelo menos por enquanto, até segunda ordem, não tem choro nem vela que faça José Bonifácio alterar a programação.

 

 

 

DESPACHO, ESTUDO E 'MARATONA'

Aproveitando a conversa com o prefeito de Cabo Frio José Bonifácio (PDT), abordamos sobre a volta das aulas presenciais, outra polêmica enorme que paira na cidade. É pressão total: de um lado, os donos de escolas particulares querendo voltar, de outro, os professores da rede municipal dizendo que só voltam depois da vacinação. Zé contou que está debruçado sobre essa questão, mas ainda não tem opinião formada. Revelou que está se sentindo inclinado a flexibilizar o retorno presencial, desde que cada um assuma suas responsabilidades, sem entrar em detalhes quais seriam elas. Mas, mesmo com todo peso de gerir uma cidade e ainda estar com Covid, Zé tem feito suas reuniões e despachos, tudo remotamente. E também tem encontrado um tempinho para o lazer, afinal, nem só de trabalho vive o homem. Contou que está maratonando a série Adú, que tem feito grande sucesso na Netflix, inclusive recomendou para todos. 

 

 

 

QUEDA DE BRAÇO

Você estão sabendo sobre a tal greve dos profissionais da educação de Araruama? Porque a Prefeitura está naquele modo “Irineu. Você não sabe, nem eu”. O município afirma que as aulas presenciais seguiram normalmente nesta terça-feira (9) e na quarta (10), sem nem sinal daquele movimento grevista prometido pelo Sindicato dos Servidores, que quer voltar às salas de aula só depois da vacinação dos profissionais. Já a Prefeitura vai pelo contrário e afirma que 19 das 53 escolas da rede municipal estão em funcionamento, já que as demais só retornarão nas próximas fases do retorno. O sindicato afirma que a adesão à greve, declarada na última quarta (3), vem aumentando “paulatinamente” desde o começo da semana e, em uma assembleia virtual, fez um balanço para definir novos rumos da paralisação, que continua mesmo com a ameaça da prefeita de cortar ponto dos grevistas. Os servidores ainda acusaram município de ter montado um cenário para fazer as fotos de divulgação do horário da merenda e afirmaram que houve diretora de escola exonerada porque não havia alunos na unidade. A Prefeitura rebateu todas as acusações, dizendo que todos os alunos da rede pública que voltaram às aulas contam com merenda escolar de excelente qualidade. O município também afirma que a tal exoneração é porque está havendo a renovação de muitos cargos comissionados, não apenas na Educação, mas em vários outros setores da administração pública. É uma pena que no meio dessa queda de braço estejam pais e alunos que só querem respostas.

 

 

 

VISITA ARARUAMENSE

O vereador de Araruama, Eloi Ramalho (PSD) deu uma passadinha nesta quarta-feira (10), nas instalações do Portal RC24h. Eleito para o primeiro mandato no ano passado, ele é proprietário de uma loja de material elétrico muito conhecida na cidade. Ramalho afirmou que veio entregar uma encomenda em um bairro onde fica a redação RC e aproveitou para visitar o espaço, tomar um cafezinho e, claro, bater um papo. O parlamentar contou um pouco sobre a vida dele, a trajetória sobre o trabalho desde jovem, ainda como vendedor de sacolé, a paixão que ele tem pela política e a visão interessante que ele tem sobre Araruama. Questionado se ele é um vereador da oposição ou da situação, Eloi disse que é independente. Não está na Câmara para ser opositor, nem para ser situação, mas que vai votar sempre de acordo com aquilo que interessa à população e a coletividade. Ramalho também é um dos afilhados políticos da influente família Reis. Tanto o prefeito de Caxias, Washington Reis (MDB), e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB/RJ) são entusiastas do mandato de Eloi. O vereador, sempre gentil, elogiou o café. Mas ai dele que falasse mal…

 

 

 

BÚZIOS VANGUARDA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) anunciou um novo projeto de alta tecnologia para o município. O “Agora Búzios é Digital” se trata de uma série de ferramentas online para facilitar a organização de atendimento aos cidadãos, contribuintes e servidores públicos. Entre as funções, estão o aplicativo e-Gov cidades, o servidor público virtual e o “Buziano”, com tecnologia de inteligência artificial e atendimento 24 horas no WhatsApp. O projeto também conta com totens que ficarão espalhados pela península, de acordo com o chefe do Executivo municipal. Em publicação no Facebook, Alexandre disse que está orgulhoso porque Búzios é a primeira cidade a promover tecnologia com inteligência artificial no WhatsApp. É Búzios sempre na vanguarda da região.

 

 

 

SEM FOLIA EM IGUABA

Lembra do Carnaval que passou de Iguaba Grande? Aquele festão lindo na nova Praça da Estação, com direito a Bateria da Mangueira e tudo mais, não poderá se repetir esse ano por motivos óbvios. A Prefeitura publicou um novo decreto proibindo eventos comemorativos de Carnaval, incluindo prévias, blocos e a circulação de veículos equipados com som e a realização de shows. O decreto foi assinado nesta quarta-feira (10). Bares, lanchonetes e sorveterias estão autorizados a funcionar entre 6h e meia-noite, mas serão obrigados impedir aglomerações. Quem descumprir poderá pagar até multa. Pois é… quando todos sonhavam que esse ano seria ainda melhor do que o Carnaval que passou, eis que veio a pandemia e acabou com a folia iguabenses, folias essa, que marcou história em 2020.

 

 

 

AMIGA DO AMBIENTE

Para deixar a elegante orla iguabense ainda mais bonita, a Prefeitura instalou mais lixeiras ao longo da construção, que beira a faixa de areia da Laguna de Araruama no município. O prefeito, Vantoil Martins (Cidadania), e o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PL), foram pessoalmente conferir a colocação das lixeiras na tarde desta terça-feira (9). Um detalhe dos objetos é que eles foram feitos pela equipe da secretaria de Obras, com madeira de reflorestamento e estão ao alcance de toda a população para o descarte de resíduos sólidos. A Prefeitura alertou moradores e visitantes para fazerem a parte deles e não jogarem lixo no chão. Venhamos e convenhamos, até a lixeira de Iguaba ficou um charme, hein? Sem perder o princípio da economicidade, o que as deixas ainda mais belas aos olhos dos contribuintes.

 

 

 

RECUO EM ARRAIAL?

Tem gente da área do Turismo na bronca com a Prefeitura de Arraial do Cabo. Segundo uma fonte do Portal RC24h, “a gente faz turismo na cidade só por amor”. No começo da semana, o prefeito Marcelo Magno (SDD) publicou decreto dizendo o que o day use, mais conhecido como bate-e-volta, estaria proibido na cidade nos dias de Carnaval. Segundo o documento, a entrada de ônibus de excursão e similares na cidade também só seria permitida caso houvesse reservas feitas com antecedência. Só que o burburinho que rolou no Cabo nesta quarta-feira (10) é que, após pressão de comerciantes, o prefeito teria voltado atrás e revogado o decreto, que começaria a valer nesta sexta (12). A tal revogação ainda não foi publicada e o Portal entrou em contato com a Comunicação da Prefeitura, que afirmou que o que vale é o decreto publicado. Portanto, está dado o recado, com pressão ou não, até segunda ordem, está mantida a publicação de segunda (8) e o day use está vetado em Arraial do Cabo no feriadaço de Carnaval. Vamos aguardar os próximos capítulos.

 

 

 

LIVE DE COMEMORAÇÃO

Nomes Fortes do PT em Maricá organizaram uma live nesta quarta-feira (10) nas redes sociais do partido. Entre os convidados, nomes como os do atual prefeito, Fabiano Horta (PT), a Deputada Estadual Zeidan (PT), o ex-prefeito da cidade, Washington Quaquá (PT). A transmissão visou celebrar os 41 anos do partido e os 13 anos de governo do PT em terras maricaenses. E, olha, a julgar pelos 88% dos votos que Horta teve nas últimas eleições, é bem possível que essa governança do PT na cidade seja um pouco prolongada daqui três anos, viu?

 

 

 

VISTORIA DA SAÚDE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), esteve na tarde desta terça-feira (9), ao lado do presidente da Câmara municipal, Mica (PROS), para realizar uma vistoria na unidade de saúde do bairro Três Vendas. De acordo com a Prefeitura, foram analisadas as condições da estrutura do local e os principais pontos que precisam de atenção. A secretária interina de Saúde, Maria Márcia Sampaio, e o chefe de gabinete do prefeito, Moisés Batista, também estiveram presentes na ação. 

 

 

 

PROPOSTA DA DISCÓRDIA?

Tem gente do meio político aldeense que está indignado com um projeto de lei proposto pelo vereador Vitinho de Zé Maia (PL), que proíbe a construção de postos de combustíveis a menos de 1500m um do outro. Nos bastidores, disseram que teria uma rede interessada em instalar pelo menos mais dois na cidade, ali pelo Campo Redondo, mas que Vitinho não queria prejudicar um dos empresários que tem estabelecimento na mesma região. Conversamos com o vereador, que disse isso é coisa de "pessoas maldosas" e que a proposta visa ordenamento na cidade e menos impacto ambiental. Completou dizendo que seria injusto colocar em risco os negócios de quem já tem posto de combustível na cidade, "são muitos", seria uma concorrência desleal. A proposta ainda está em análise na Câmara, e deve ser colocada em votação em breve. Essa polêmica ainda vai durar, vamos aguardar.

 

 

 

INVESTIMENTO PESADO

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), anunciou um investimento polpudo prometido pela Petrobras para o município ao longo dos próximos cinco anos. De acordo com o chefe do Executivo municipal, o gerente da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UNBC), Suen Marcet Santiago de Macedo, afirmou em reunião com o prefeito que a estatal vai injetar U$ 13 bilhões na região. O montante equivale a cerca de R$ 70,02 bilhões. Segundo Rezende, isso significa mais oportunidades de empregos para todos. 

 

 

 

PRIORIDADE DA EDUCAÇÃO

Ainda em Macaé, mas sobre a vacinação, o governo pediu, em ofício ao Ministério da Saúde, que os professores e profissionais da educação fossem incluídos no grupo prioritário que receberá as próximas doses da vacina contra Covid-19. O chefe do Executivo, Welberth Rezende, explicou que, como a ordem de vacinação é decidida pelo Governo Federal, é necessário que o Ministério tome essa decisão. Segundo Rezende, o pedido para inclusão dos professores veio do vereador Thales Coutinho (PODE), compreendendo a importância da classe na sociedade.

 

 

 

DOSSIÊ DA MULHER

O Movimento de Mulheres da Região dos Lagos emitiu um comunicado nas redes sociais, para que o público feminino participe de um dossiê para apurar a crescente violência contra elas. A primeira parte da coleta de dados será iniciada nesta sexta-feira (12), através de um formulário online. De acordo com o movimento, a ideia é compor um registro para ser apresentado às instituições da região. O movimento pede que as mulheres fiquem atentas e repassem o comunicado ao máximo de mulheres possíveis. “Precisamos mais do que nunca ficar unidas e amparadas”, declara. O grupo também ressaltou no comunicado que, caso esteja passando por alguma violência, a mulher deve discar 180 ou se dirigir a delegacia da mulher mais próxima.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content