InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (11)

Indecisão sobre Carnaval em Cabo Frio contrasta com explosão de casos da Covid no município; Vantoil e Marcelo Magno surfam na onda da popularidade por cancelar folia de rua; Búzios registra primeiro caso da Ômicron; Prefeitura de São Pedro da Aldeia publica nota que confirma cancelamento do Carnaval de rua; a sessão extraordinária da Câmara de Araruama que deu o que falar na internet; e muito mais...

O IMPASSE DA FOLIA CABO-FRIENSE

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (11), começa por Cabo Frio, onde o cenário com relação ao Carnaval segue indefinido, pelo menos, por parte do Poder Público. O prefeito, José Bonifácio (PDT), conversou com a coluna e disse que vai manter o roteiro de anunciar a decisão oficial da Prefeitura no dia 17. Zé confirmou que está ciente que a Associação dos Blocos cancelou os desfiles de rua e disse que, diante disso, vai monitorar mais de perto os números de contágio por COVID-19 e pela influenza, mas que ainda permanece o impasse. Outra questão pontuada é que o Cabo Folia faria um evento de lançamento no dia 21 de janeiro. Porém os empresários já decidiram pelo adiamento deste para abril, quando será realizada a micareta em si. Por enquanto, a novidade é essa. Para além disso, Bonifácio passou a terça em Tamoios, acompanhando os serviços da Prefeitura, em especial na região do Araçá, para minimizar os danos causados pelas chuvas do fim de semana pra cá. No bairro citado, inclusive, a água ainda cobre algumas pistas e há muita dificuldade de trafegar pela estrada. Apenas carros altos, como os que têm tração nas quatro rodas, tem conseguido passar pelo local.

AVANÇO DA COVID

Enquanto a Prefeitura de Cabo Frio posterga para definir sobre o Carnaval, o municipio sente o aumento de casos da COVID-19. Além da grande procura por testes para detectar a doença, a falta em alguns postos centraliza o atendimento em outros. O ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Peró, por exemplo, já iniciou a semana sem testes. Nesta terça-feira (11), também já tinha acabado a testagem no ESF da Gamboa. Consequentemente no posto da Vila Nova, um dos principais da cidade, as filas ocupavam toda a área externa da unidade no período da tarde, depois do intervalo do almoço. De acordo com uma enfermeira da unidade, de cada 100 testes realizados, 80 são positivos. Ou seja, um quadro de 80% de positivados só nesta ESF. O Portal RC24h entrou em contato com a Prefeitura, mas aguarda uma resposta sobre o aumento da procura pelos testes e sobre a falta dele em algumas unidades de saúde. Enquanto a indefinição sobre Carnaval segue com membros do governo defendendo que “é cedo demais para tomar a decisão”, a gente aguarda respostas.

PEÇANHA NO PT

A ida do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha, para o PT já está certa, conforme a coluna Boca Miúda noticiou nesta segunda-feira (10). Rafael disse ao Portal RC24h, porém, que está indo para o partido “sem o plano A de ser candidato”. Segundo Peçanha, o plano A é ajudar o partido no município e na região como militante, “especialmente na campanha presidencial, onde teremos uma luta em defesa da democracia neste ano”. Se acontecer uma candidatura, que Rafael considera “que não é impossível, mas é improvável”, será a Deputado Federal. O ex-vereador reafirmou que, para estadual, tem um compromisso com Janio Mendes (PDT), “firmado antes do namoro com o PT”.

REPERCUTIU BEM I

Nem toda unanimidade é burra, como diria Nelson Rodrigues. Caso de Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) tão logo anunciou o cancelamento do Carnaval de rua, a população em peso apaudiu e Martins recebeu um retorno positivo imediato nas ruas e nas redes sociais. “O apoio é total, a população está compreendendo, felizmente. A gente tem convicção que tomou a decisão correta”, disse Vantoil a coluna nesta terça-feira (11). Outro destaque postivo nas redes sociais de Martins foi o anúncio de abertura de vagas para cursos profissionalizantes na Faetec de Iguaba. Não faltaram elogios na postagem feita pelo próprio Vantoil, eufórico com a realização de botar a Faetec iguabense para funcionar.

REPERCUTIU BEM II

A onda de boa repercussão pós-cancelamento do Carnaval de rua também está sendo surfada pelo prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL). Até mesmo surpreendeu o decreto publicado na noite desta segunda-feira (10) cancelando as festividades, visto que Arraial é um dos destinos preferidos em feriados como esse e optou por não fazer finta e meter logo a canetada. À coluna, o prefeito disse nesta terça (11) acreditar que 98% da população aprovou a decisão, inclusive comerciantes, hoteleiros, empresários. Segundo Magno, pouca gente reclamou, então ele está convicto que foi uma decisão acertada. Melhor regrar agora que colher problemas futuros. O prefeito vai aguardar a situação pandêmica do município melhorar para seguir com o planejamento.

ÔMICRON EM BÚZIOS

A Prefeitura de Armação dos Búzios confimou o primeiro caso de Ômicron no município nesta terça-feira (11). A cidade, seguindo tendência global, vive um aumento exponencial de casos confirmados de COVID-19. Em dezembro, segundo dados da Saúde do município, foram seis testes positivos para a doença. Nos dez primeiros dias de janeiro, por sua vez, 69 casos foram diagnosticados no município. A sobrecarga do sistema é notável. A demanda de um dos médicos de Búzios, por exemplo, passou de dois atendimentos por dia em novembro para uma média de 59 em dezembro. Apesar disso, reflexo da vacinação, não foi notado aumento nas internações. Porém, com os números em ascensão dessa forma, segue a dúvida sobre o Carnaval. A cidade é a única da Região dos Lagos, junto com Cabo Frio, que ainda não se posicionou oficialmente no sentido de suspender a folia de rua. Entretanto, o prefeito Alexandre Martins (REP) falou com exclusividade conosco do RC24h, na sexta (7) passada e confessou que deverá proibir também o Carnaval de rua e liberar apenas eventos privados, desde que com caderneta de vacinação em dia e redução de público. É esperar para ver. Mas uma coisa é certa: a pressão é tremenda.

CONFIRMAÇÃO DA PREFEITURA

Enquanto isso, conforme a coluna já havia antecipado nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia confirmou o cancelamento do Carnaval de rua por meio de nota. Nas redes sociais, nesta terça (11), o município reafirmou que “não irá realizar festividades na data” e que “a decisão foi tomada em virtude da instabilidade no cenário epidemiológico”. Os detalhes de como será a comemoração do Carnaval sem os eventos subsidiados pela Prefeitura serão colocados em pauta na reunião do Gabinete de Crise, que deve acontecer nesta quinta (13). A expectativa da galera da Praça do Canhão é das maiores.

EXTRAORDINÁRIA DA DISCÓRDIA

Os vereadores de Araruama se reuniram em uma sessão extraordinária na manhã desta terça-feira (11) para discutir a mudança do regimento interno que vai fazer com que a eleição para a Mesa Diretora do biênio 2023/24 seja realizada em fevereiro deste ano. Porém, nos comentários da transmissão da sessão de 9 minutos no Facebook, só deu moradores e servidores contestando a mudança de horário das sessões, aprovada na semana passada. Segundo os reclamantes, a alteração de 18h para 10h serve para impedir que os servidores assistam ao encontro no plenário e evitar protestos como os que se viu nos últimos meses do ano passado. “Vergonha, já deu para ver que o descaso vai continuar” e “os inimifos do povo, vereadores, não vão nos intimidar” foram algumas das frases escritas por internautas, dentre outras acima.

SOBRE A SESSÃO EM SI

Em relação ao motivo da extraordinária dessa semana, o projeto foi aprovado pelos 15 vereadores presentes. Usando da palavra antes de votar a mudança, o vereador Walmir Belchior (PP) fez campanha para que o sucessor de Júlio César Coutinho (PSC) como chefe do Legislativo araruamense seja o atual vice-presidente da Casa, Nelsinho do Som (PSC). Pelo tom de Walmir, a eleição deve ser de chapa única, assim como no começo do ano passado. “Nelsinho, com certeza, você está preparado e todos os vereadores estão aptos, também, a votar em vossa excelência. Que Deus abençoe a vossa excelência nessa nova caminhada daqui um ano”, afirmou Walmir.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content