BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (24)

Pai e prefeito, Alexandre Martins entrega obra sem esquecer de prestigiar apresentação da filha na escola; São Pedro publica edital para licitar aluguel ônibus e assumir transporte público; ação do MPF contra Lívia na boca dos vereadores; representantes de Iguaba na cola do DER; Câmara repudia LGBTfobia em Cabo Frio; expectativa por posto de saúde em Arraial... E muito mais!

1321

O PAI E O PREFEITO

A coluna Boca Miúda começa nesta sexta-feira (24) por Armação dos Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) entregou, no finalzinho da tarde e início desta noite, as obras da Rua Radamés Gnattali. Situada ao lado da secretaria de Turismo, no antigo Pórtico, a rua recebeu drenagem e pavimentação até a praia de Manguinhos. Foram mais de 700 metros de calçamento feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças, além de calçadas nos dois lados da via. Momentos antes da obra, Alexandre tirou a capa de prefeito e colocou a de pai para acompanhar a feira de Ciências do colégio da filha Alícia, de 10 anos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Não dá para comandar a cidade e esquecer de casa, né? Sobre obras, na próxima sexta (1), Alexandre entrega a Praça Emir Freire, que será a primeira de Búzios com brinquedos acessíveis a crianças com deficiência. O prefeito comentou que tem um cronograma de uma entrega por semana e vai inaugurar creche, escola e outras obras nos próximos tempos.

_____________________

FESTIVAL DE CINEMA

Por falar em Alexandre Martins, o prefeito prestigiou a volta do Búzios Cine Festival, no Gran Cine Bardot, nesta quinta-feira (23). A abertura do festival contou com a exibição do longa-metragem francês “O próximo passo”. As demais exibições tiveram início nesta sexta (24) e serão divididas entre três locais: Gran Cine Bardot, Cine na Praça Santos Dumont e Cine na Praça Cem Braças. “A volta desse festival é importante demais para nossa cidade”, pontuou Martins.

ANIVERSÁRIO DE CARRILHO

O secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, vai comemorar seu aniversário neste sábado (25) no Sítio da Rasa, em Búzios, com um evento beneficente. Haverá apresentação de pagode a partir das 12h. A entrada será 1kg de alimento não perecível, que será doado para intuições sociais.

PREFEITURA VAI ASSUMIR TRANSPORTE

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia lançou edital de licitação para aluguel de ônibus. O documento foi publicado no Portal da Transparência, nesta sexta-feira (24), e se trata de um registro de preço para a locação. O documento prevê o aluguel de 13 veículos, tipo ônibus urbano com e sem ar condicionado, com motorista e combustível. O pregão presencial será realizado na sede da Prefeitura, no dia 8 de julho, às 14h30. Todos os detalhes da licitação que visa regularizar o sistema de transporte de passageiros na cidade estão no Portal da Transparência, no site da Prefeitura. O edital também será divulgado em veículo de comunicação de grande circulação no Estado. A operação do transporte ficará a cargo da secretaria de Segurança e Ordem Pública.

CONTAS DA SEMANA

Continuando em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) fez uma live na noite desta quinta (23) numa espécie de prestação de contas sobre obras, reformas e licitações em andamento no município. Destacou algumas, como o calçamento e abertura de licitação para recapeamento, asfaltamento e iluminação na estrada do Alecrim (estes dois últimos por parte do Estado); licitação para melhorias no bairro Colina; projetos de ampliação do hospital e construção da policlínica e licitação para obras ou reformas de escolas. “Recebi o projeto da creche Tia Márcia, que fica no Poço Fundo. Ela vai ser ampliada para mais vagas”, disse o prefeito.

APELARAM ATÉ PARA FAIXA EM PASSARELA

Ainda de terras aldeenses, os credores do ex-garçom Glaidson Acácio dos Santos, o faraó dos bitcoins, estão apelando do jeito que podem para conseguir receber o dinheiro investido no suposto esquema de pirâmide financeira. Preso há quase um ano e com as contas da empresa bloqueadas, nem se ele quisesse teria como pagar ninguém. Os desesperados investidores recorreram a uma faixa bem grande, colocada numa passarela que fica na RJ-106, bem em frente à UPA de São Pedro da Aldeia. “Justiça federal RJ, libere as contas da G.A.S. Consultoria para que Glaidson possa nos pagar! Somos clientes 100% satisfeitos. Pessoas estão morrendo por conta desse bloqueio!”, diziam as frases. É, pelo andar da carruagem, melhor esperarem confortavelmente sentados.

NA BOCA DOS VEREADORES

Os vereadores da oposição de Araruama, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) comentaram o ajuízamento do MPF de uma ação de improbidade administrativa, com um forte dossiê compilado em inquérito civil, indicando que a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), o secretário de Política e Assistência Social da época e vários servidores teriam se favorecido com a alteração das listas de beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida para contemplar pessoas com vínculos políticos. A ação pede a condenação dos réus pela prática, em especial à perda das unidades habitacionais acrescidas ilicitamente ao patrimônio, perda das funções públicas, suspensão dos direitos políticos por até 12 anos e pagamento de multa civil equivalente ao valor do dos imóveis destinados indevidamente. Os vereadores foram os responsáveis pela denúncia ao MPF em 2019. Em nota, a Prefeitura de Araruama informou que não recebeu nenhuma notificação em referência.

LIBERAÇÕES JUNTO AO DER, CIDADES E INFRAESTRUTURA

De Iguaba Grande, o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Marcello Costa, e o subsecretário de Serviços Públicos, Alexandre Freitag, foram à capital e fizeram um verdadeira peregrinação a órgãos estaduais. Quem conhece o governo de Vantoil Martins (CID) sabe que o prefeito é marcação cerrada quando o assunto é liberação de projetos e prestação de contas. A primeira parada de Marcello e Alexandre foi o DER, para um encontro com o presidente, Hebert Marques e o vice-presidente, Mauro Valverde (foto). Na pauta, acompanhamento dos processos de liberação da construção dos pórticos de entrada do município e pedido de aumento da drenagem no local, além da entrega dos documentos do programa ‘Asfalto Presente’. De lá, a dupla seguiu para a secretaria estadual das Cidades onde tiveram uma reunião com a subsecretária executiva, Sheila Antunes, para tratarem da obra de pavimentação da Estrada do Sal, do programa de estado ‘Governo Presente’. Por fim, estiveram na secretaria estadual de Infraestrutura e Obras, para tratar da macrodrenagem de áreas da cidade, drenagem e pavimentação de ruas. Ufa!

PRÊMIO NO GUANABARA

Continuando pela Princesinha dos Lagos, a cidade foi premiada com o “Troféu Ouro Criança Feliz”, nesta quinta-feira (23), por executar o programa (de mesmo nome) com bom desempenho, desde que foi implantado no município. O ‘Criança Feliz’ foi resgatado em 2019 pela atual gestão e atende 165 crianças e gestantes, acompanhando os primeiros anos da infância, estimulando seu desenvolvimento motor e cognitivo. A premiação da equipe técnica do programa, liderado pela diretora de Proteção Social Básica e Especial, Hellen Taveres, aconteceu no auditório do Palácio Guanabara, no Rio. Participaram ainda do evento a coordenadora da Primeira Infância, Gisele Rodrigues, e a coordenadora da Proteção Social Básica, Thuane Porto.

NOTA DE REPÚDIO

A Câmara Municipal de Cabo Frio repudiou as manifestações LGBTfóbicas pichadas no Centro da cidade nesta semana. Em nota nesta sexta-feira (24), a Casa Legislativa lembrou que “o STF já determinou que discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é crime, enquadrando a conduta na Lei de Racismo” e afirmou que “a Câmara zela pela inclusão de todos os segmentos na sociedade cabo-friense. Somos os representantes do povo”. Por fim, a Câmara informou ainda que irá acompanhar as investigações para identificar os autores do vandalismo. O presidente da Casa, Miguel Alencar (UNIÃO) também emitiu uma nota de repúdio.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SEGURANÇA

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj promove audiência pública para discutir a segurança em municípios da Região dos Lagos. Convocado pela presidente da CDDHC, deputada Dani Monteiro (PSOL), o encontro será em Cabo Frio na segunda-feira (27) e reunirá especialistas e autoridades locais. A ideia surgiu após denúncias de ataque da Polícia Militar a uma roda cultural de hip-hop, no dia 5 de maio, na comunidade Manoel Corrêa. Estão confirmadas as participações da coordenadoria de Direitos Humanos de Cabo Frio, da secretaria da Polícia Militar, da ouvidoria da Defensoria Pública, do 25º Batalhão da Polícia Militar e de entidades da sociedade civil, como Associação de Quilombos, UCE Estudantes, Batalha do Forte e Tropa do Mantém e associações de moradores das comunidades.

LAGOS COM LULA

Ainda em Cabo Frio, a cidade sedia, nesta segunda-feira (27), o I Encontro Regional Lagos com Lula, evento que vai promover um debate entre eleitores, militância e simpatizantes do pré-candidato à presidência da República. Lula (PT) não estará nesta reunião, que terá participação de lideranças de diferentes siglas partidárias e movimentos sociais. O ato será realizado no Clube São Cristóvão, a partir das 19h. Em tempo, no dia anterior [domingo (26)], o vereador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT) fará o lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal a partir das 13h em uma feijoada com roda de samba “Lula Lá” no Progresso Futebol Clube, também no bairro cabo-friense de São Cistróvão.

EXPECTATIVA PELO POSTO

A expectativa da Prefeitura de Arraial do Cabo sobre o andamento das obras do posto de saúde Hermes Barcellos, no bairro Sítio, é das maiores. Nesta sexta-feira (24), a Comunicação do município realizou uma transmissão ao vivo mostrando os trabalhos. A unidade deve atender também os moradores da Praia dos Anjos e da comunidade da Cabocla. À coluna, a Comunicação informou que as obras devem ser concluídas até o fim de novembro. O contrato para a retomada da construção foi firmado pela Prefeitura em abril deste ano com valor global de R$ 1,6 milhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui