Biblioteca Municipal de Cabo Frio vai receber livros do historiador Marcio Werneck

Doação do material faz parte do projeto “Biblioteca do Acervo Marcio Werneck”, contemplado no Prêmio Evandro Terra

393

A Biblioteca Municipal Walter Nogueira, em Cabo Frio, vai receber uma doação de 100 livros do acervo do historiador e escritor Marcio Werneck. A atividade, que acontece na próxima terça-feira (22), às 10h, faz parte do projeto “Biblioteca do Acervo Marcio Werneck”, contemplado no Prêmio Evandro Terra, instituído no município nos moldes da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

O evento será restrito por conta da pandemia da covid-19, e terá uma pequena cerimônia de entrega dos livros. A doação tem o intuito de dar acessibilidade ao rico e diverso material que compõe o acervo Marcio Werneck, com a reunião de um material vasto e diversificado, fruto da pesquisa de três décadas do historiador.

MARCIO WERNECK

O historiador e autor Marcio Werneck, falecido em 2004, dedicou sua vida em resgatar o patrimônio cultural da Região dos Lagos, através de livros de autores diversos, entrevistas com personalidades ilustres, entre outros materiais. Até o ano de 2014, o material ficou restrito à família e a poucas pessoas que o procuravam no intuito de realizar pesquisas.

Naquele ano, a produtora cultural Tatiana Cabral, junto à filha do historiador, a jornalista Maria Werneck, iniciaram uma série de ações em homenagem à memória de Marcio Werneck e realizaram a exposição “Vida e Obra de Marcio Werneck”, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas)

Já em 2015, por meio do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), foi digitalizado e disponibilizado gratuitamente um rico material, além da criação de um site de pesquisa, que teve milhares de acessos no Brasil e no mundo. O projeto foi colocado no ar em setembro de 2016.

Marcio Werneck já foi um dos homenageados pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Vermelho e Branco, de Cabo Frio, em função dos 400 anos de fundação da cidade. O tributo veio através do samba enredo e de uma ala específica feita para o historiador, no desfile de carnaval da agremiação.

Em novembro de 2017, em homenagens da Câmara Municipal de Cabo Frio,
o site do Acervo Marcio Werneck recebeu um tributo especial no projeto “Marco 355”. Em abril de 2018, Maria Werneck recebeu a Medalha Joelma Fidalgo, também pela realização da página virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui