Apesar da fiscalização constante, alguns banhistas e frequentadores das praias de Cabo Frio seguem infringindo algumas das normas de convívio para esses locais, adotadas pela Prefeitura do município. No fim de semana, as praias do Peró e das Conchas receberam equipes da Postura para orientar os que lá estavam.
Na ocasião, foram passadas informações como a proibição do uso de caixas de som e permanência de animais na areia, bem como os horários e locais onde é permitida a prática de frescobol e altinha. A ação faz parte da campanha “Na praia, bom é o som do mar”, que proíbe o uso de equipamento sonoro em locais públicos, conforme como determina a Lei Estadual 3467/2000.
De acordo com o coordenador geral de Fiscalização de Posturas, Paulo César Alves, a ação tem o objetivo de informar a moradores e turistas sobre o que pode ou não fazer na praia.
“Não é só reprimir, é preciso informar e educar. Nessas ações, a equipe conversa com os banhistas e orienta sobre as regras que têm o objetivo de organizar a praia, mas também preservar o meio ambiente e manter a segurança na areia”, conta o coordenador geral de Posturas.
Ainda segundo ele, foram realizadas 32 abordagens, sendo oito de banhistas com animais, oito de pessoas com equipamento sonoros, 12 de altinha e quatro frescobol.
“Em todas as situações, os envolvidos foram orientados sobre as proibições. O intuito dessas ações é mostrar a todos que nossas praias têm regras e quais são elas”, finaliza.