Gabriely Motta, atriz mirim de Cabo Frio, foi um dos destaques da 4ª edição do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, realizada na última quarta-feira (13) no Teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio de Janeiro. Ela foi um dos destaques da categoria infanto-juvenil, sendo reconhecida por sua atuação e representatividade dentro da cultura afro-brasileira.
Idealizado pela assistente social e ativista Paula Tanga, o Prêmio Ubuntu celebra a herança afro-brasileira e presta homenagens a figuras de destaque no cenário cultural preto. Inspirado na filosofia zulu “Ubuntu” — que se traduz como “sou quem sou, porque somos todos nós” — o evento tem como objetivo fortalecer a identidade e as expressões culturais afrodescendentes.
Com a carreira iniciada aos seis anos, Gabriely, carinhosamente apelidada como “Gaby”, tem se firmado como uma das jovens atrizes de maior destaque da região, com experiência em teatro e produções audiovisuais. Recentemente, ela integrou o elenco de Pedaço de Mim, primeira novela brasileira da Netflix.
De acordo com a atriz cabo-friense, ser indicada para o prêmio foi “uma conquista muito grande”. “Foi um privilégio saber que seu trabalho pode ser uma referência e representatividade para as pessoas. E foi muito importante para mim, pois receber um prêmio pelo meu trabalho era um dos meus maiores sonhos”, comemorou Gaby.
Além de Gaby, Levi Asaf, Lua Miranda, Ygor Marçal, Tom Zé e Miguelzinho do Cavaco também foram premiados na categoria infanto-juvenil.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.