InícioDestaqueAsfalto da Estrada da Alecrim continua sendo apenas um sonho dos moradores...

Asfalto da Estrada da Alecrim continua sendo apenas um sonho dos moradores de São Pedro da Aldeia

Compromisso de pavimentação foi assumido pelo governador Cláudio Castro há cerca de um ano, mas obras estão paradas por questões burocráticas. De acordo com Dr. Serginho, ela será retomada ainda esse mês

Cerca de um ano depois de uma cerimônia que recebeu o governador do Estado, Cláudio Castro, para anunciar um pacote de obras em São Pedro da Aldeia, a Estrada do Alecrim segue sem pavimentação. O asfalto na via que, com mais de 1.300 metros de extensão, abrange os bairros Porto do Carro, Recanto das Orquídeas, Alecrim, Retiro e Parque Arruda, é muito esperado pela população e foi anunciado na ocasião através de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e a secretaria estadual de Obras e Infraestrutura.

As intervenções, com investimento de R$ 21,5 milhões voltados para ligações domiciliares de água e esgoto, drenagem de águas pluviais e pavimentação de várias ruas, seriam executadas pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab). A obra até começou, mas foi interrompida e o asfalto continua sendo apenas uma utopia.

Cabe ressaltar, que a obra da Estrada do Alecrim foi uma promessa de campanha do Deputado Estadual Dr. Serginho e indicação legislativa dele desde o início do mandato na Alerj, em 2019.  

“Uma obra, que a população há muito tempo espera e almeja. O povo que anda na lama literalmente, quando chove. Uma estrada, que não tem drenagem, não tem saneamento. A gente vem lutando desde o início do nosso mandato para que isso aconteça”, disse o peputado na ocasião.

Em gratidão, Serginho recebeu uma pintura em um muro, na altura do Jardim das Orquídeas, mas a homenagem chegou antes do próprio asfalto.

Procurado, o parlamentar afirmou que está empenhado em retomar a obra e a previsão é que ela retorne ainda em maio.

“Essa é uma pauta que a população tem me cobrado muito, e com razão. Conversei com o Secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire, e ele me confirmou o início do empenho para a retomada da obra e que, neste mês, ela vai retornar. Essa é uma obra complexa, gigantesca, e boa parte da drenagem e preparação já foi finalizada. Agora, o serviço vai ser restabelecido e concluído”, afirmou Serginho.

Em entrevista exclusiva ao RCCast, o secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, falou sobre o motivo da interrupção da tão aguardada obra. Ele explicou que o ordenador de despesa da pavimentação é a Cehab, que era um braço da secretaria estadual de Obras e Infraestrutura e recentemente mudou de pasta, se tornando parte da Secretaria de Habitação. Com essa nova estrutura administrativa do estado, o contrato foi suspenso. “O contrato existe, mas está suspenso”.

Com isso, a empresa contratada desmobilizou e uma nova documentação está sendo preparada. Ele ressaltou que a Prefeitura Municipal está responsável pelo projeto, mas toda ordenação de despesa e recurso é de responsabilidade do Estado.

“A obra do alecrim vai continuar, mas ela está parada por conta de papel”, completou.

O secretário disse ainda que o dinheiro continua reservado, a empresa está contratada, mas quem assinava pela pasta não é a mesma pessoa, como a obra mudou de pasta, toda a fase documental precisou ser feita novamente e esse processo está em andamento.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo