InícioDestaqueArtesãos de Iguaba Grande ganham visibilidade com Expo Virtual

Artesãos de Iguaba Grande ganham visibilidade com Expo Virtual

Profissionais que realizam trabalhos manuais podem ter seu material disponibilizado na feira da cidade

Para divulgar o trabalho dos artesãos que residem na cidade de Iguaba Grande e formalizar a  atividade no município, a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SECTUR) criou um perfil no facebook que funciona como Expo Virtual de Artesanato, e a subsecretaria de Cultura cria crachás de identificação desses profissionais que possibilitam o trabalho na feirinha, que acontece nos finais de semana na Praça da Estação e no Bulcão, além de desconto em lojas de aviamentos.

Segundo a secretária de Turismo, Carla Valle, a iniciativa foi para ajudar os artesãos durante a pandemia: “Para diminuir o impacto econômico que os profissionais tiveram no início da pandemia, a secretaria resolveu elaborar esse perfil do facebook com objetivo de expor o trabalho de forma virtual em parceria com a secretaria de cultura”, comenta.

A moradora Jaqueline Vardiero, que faz laços de cabelo e acessórios, comenta que sempre foi apaixonada pelo artesanato e que há 8 meses iniciou seus trabalhos: “Começar a empreender durante a pandemia não é fácil, mas sou grata a secretaria de Turismo  que tem ajudado os artesãos através da Expo Virtual, as vendas têm crescido”, comenta.

“Meu artesanato é com material reciclado. Para mim foi um tipo de tratamento de saúde porque fui diagnosticada com uma doença rara e foi no artesanato que encontrei melhoras, principalmente psicológicas”, comenta Ana Carlas – Coordenadora da Feira de Artesanato.

Para melhorar a assistência desses profissionais, a secretaria de Turismo, em parceria com a secretaria de Educação e Cultura, está realizando um cadastro dos artesãos para a produção de uma ‘carteirinha’, em forma de reconhecimento e registro pelos trabalhos realizados.

A carteirinha foi lançada em 2020 como forma de mapear os moradores que fazem trabalhos manuais no município e quais técnicas eles utilizam. Em março deste ano, na quadra poliesportiva do bairro Boa Vista, seguindo todos os protocolos de segurança, a subsecretaria de Cultura realizou a avaliação de cada artesão com uma banca composta por profissionais do município de São Pedro da Aldeia e Araruama para aprovação do crachá de identificação.

Esse crachá que contém nome do profissional, CPF, técnica que utiliza, matéria-prima, e característica, habilita o artesão a participar da feirinha na Praça da Estação, e do Bulcão, nos finais de semana, além de conceder desconto em lojas de aviamento no município. Em junho, cerca de 80 carteirinhas serão distribuídas para moradores que trabalham com artesanato na cidade e tiveram seu trabalho aprovado pela banca.

“Por Lei, é considerado artesão quem trabalha com matéria-prima e cria algum tipo de objeto. A subsecretaria de cultura entendeu e percebeu que, a grande maioria dos moradores aqui na cidade trabalha com cultura criativa. Por isso estamos abrindo vagas para quem realiza serviços manuais serem reconhecidos em Iguaba Grande”, afirma Ana Dantas – Coordenadora do Artesanato no município.

O profissional que deseja ter seu material divulgado na Expo Virtual deve procurar a Secretaria de Turismo, no bairro Ubás. E quem quiser receber a carteirinha, deve procurar a Casa de Cultura, localizada no Centro, para maiores informações.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content