Teve início nesta quinta-feira (23), em Arraial do Cabo, um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação começou no bairro Cabocla, onde agentes da Vigilância Ambiental em Saúde realizaram inspeções, aplicaram tratamentos e orientaram os moradores sobre medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito.
Organizado pela Secretaria de Saúde, o mutirão se estenderá até a próxima semana, com previsão de alcançar o bairro Sítio. Além disso, nesta sexta-feira (24), será realizada uma ampla campanha de conscientização em todo o município, com foco em áreas de grande circulação, como praias, lagoas e a Marina dos Pescadores.
O objetivo da campanha é alertar a população e facilitar o acesso dos agentes às residências que permanecem fechadas durante boa parte do ano. A Prefeitura reforça que a colaboração dos moradores é essencial para vencer essa batalha e garantir a saúde pública.
Faça a sua parte! Mantenha seu quintal limpo, elimine recipientes com água parada, troque a água de plantas aquáticas regularmente, limpe calhas para evitar o acúmulo de água, cubra reservatórios, lave frequentemente os recipientes que armazenam água para animais, descarte o lixo de forma adequada e fure pneus inutilizados antes de descartá-los ou armazene-os em local coberto.
Denuncias de possíveis focos podem ser feitas através do número (22) 99828-8030.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).