back to top
28/11/2024 — 00:34
  (Horário de Brasília)

Arraial do Cabo ganha dois ecopontos para coleta de óleo usado

Compartilhe

Iniciativa é da Prolagos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento do município

Com o objetivo de estimular atitudes mais sustentáveis e evitar a degradação das redes de esgoto, a Prolagos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, instalou dois novos ecopontos para recolhimento de óleo de cozinha usado no município cabista, um na sede da secretaria e outro na sede da Administração do segundo distrito. A ação faz parte do programa da concessionária ‘De Olho no Óleo’, que desde 2019 busca conscientizar alunos da rede pública de ensino, associações de moradores e restaurantes sobre como utilizar corretamente as redes públicas.

“O principal objetivo da instalação dos coletores é dar à população uma opção adequada ao descarte do óleo, evitando que ele seja jogado na rede coletora de esgoto através da pia. Esta ação é muito importante para a conservação ambiental dos recursos hídricos. Pela primeira vez na história do município, a Secretaria de Meio Ambiente trouxe também como objeto o saneamento. Estamos desenvolvendo diversos projetos nessa linha e para que a gente alcance nossos objetivos é primordial a parceria com a Prolagos”, comenta Jorge Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo.

Os novos ecopontos se somam as associações de moradores parceiras do projeto, que, desde o ano passado, passaram a receber em suas sedes o resíduo coletado por moradores, restaurantes e comércios locais. Além de contar com a parceria das lideranças comunitárias e agora do município de Arraial do Cabo, a Prolagos também busca conscientizar os moradores da área de concessão por meio das redes sociais e ações com restaurantes e escolas da rede municipal.

“Devemos estar atentos ao descarte do óleo, porque atitudes do cotidiano como essa podem impactar diretamente o meio ambiente.  Este resíduo pode provocar obstrução das tubulações, ocasionando extravasamento. Se descartado em mares, rios, ou lagoas, o óleo permanece na superfície impedindo a entrada da luz, agredindo o ecossistema marinho ou lagunar. O nosso programa traz a oportunidade para os moradores contribuírem com a melhoria da qualidade de vida de toda a população”, comenta Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, uma  empresa da Aegea Saneamento. 

Para apoiar o meio ambiente com a destinação correta do resíduo, basta esperar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa de plástico e deixar no ecoponto mais próximo.

Confira os endereços:

Sede da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento

Rua Tókio, 76, Vila Canaa, Arraial do Cabo

Sede da Administração do Segundo Distrito

Av. Pedro Francisco Sanches, 70, Monte Alto, Arraial do Cabo

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo