A sétima fase da Operação Overclean, deflagrada nesta quinta-feira (16) pela Polícia Federal, atingiu Arraial do Cabo, além de cidades da Bahia e do Distrito Federal, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Na operação, o prefeito de Wenceslau Guimarães (BA), Gabriel de Parisio (MDB), foi preso por posse ilegal de arma de fogo, e o prefeito de Riacho de Santana (BA), João Vítor (PSD), foi afastado do cargo. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador, Riacho de Santana, Wenceslau Guimarães e Arraial do Cabo, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Arraial, segundo informou a Prefeitura ao Portal RC24h, a operação não teve nenhum servidor público da atual gestão como alvo.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
A ação ocorre dois dias após o deputado federal Dal Barreto (União Brasil) ter sido alvo da sexta fase da operação. Ele foi abordado no Aeroporto Internacional de Salvador, teve o celular apreendido e nega qualquer envolvimento com a investigação. Também foram cumpridas buscas em imóveis ligados a ele em Amargosa (BA), onde veículos de luxo foram apreendidos.
Segundo a Polícia Federal, o grupo investigado teria utilizado esquemas fraudulentos para desviar recursos públicos por meio de contratos e licitações. O material apreendido será analisado para identificar novos envolvidos e rastrear o fluxo financeiro dos valores desviados.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.