Começa nesta quinta-feira (19) a Copa do Mundo de Beach Soccer, na Rússia. O Brasil estreia na sexta (20), contra a Suíça, às 14h30 (horário de Brasília), mas antes, nessa quinta, já tem brasileiro dentro da arena de Luzhniki. Dona da casa, a Rússia estreia contra os Estados Unidos. A partida vai ser às 14h30 (horário de Brasília). O cabo-friense Lucas Estevão é o árbitro principal. Ele é o único brasileiro na arbitragem da Copa do Mundo.
– Momento mágico por ser a minha primeira Copa do Mundo. Aqui tem vários árbitros experientes e com essa partida tenho uma grande oportunidade, pois às escalas são de acordo com a performance nas partidas. Estamos em um curso prévio desde o dia 15, muito intenso com a parte física e teórica, algo que nunca vivenciei – contou Lucas.
Há 14 anos, Lucas Estevão é servidor da Comsercaf, a autarquia responsável pela coleta de lixo na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
– Iniciei no Beach Soccer em São Pedro da Aldeia, em 2009, através do convite do meu grande amigo Gilson Azevedo, que me conheceu no futsal em Cabo Frio. Em 2014, fiz o curso da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), em Barra de São João, e ali recebi o convite para apitar a Copa do Brasil, em Manaus – contou Lucas.
O cabo-friense entrou em 2017 no quadro de árbitros da Fifa e, a partir daí, ficou habilitado para dirigir partidas internacionais. Em abril, foi anunciado árbitro entre os 48 na pré-lista para o Mundial. O ponto alto da carreira foi em junho, quando apitou a decisão de terceiro lugar nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, entre Colômbia e Paraguai.
Além de decidir a vaga de qual país garantiria a vaga na Rússia, Lucas também foi para o jogo com este intuito, já que os instrutores da FIFA estariam no torneio. Em julho saiu a tão sonhada lista com os 24 árbitros.
– Estava em casa com minha família e foi muito emocionante, pois só nossa família sabe o que passamos para chegar até aqui – disse Lucas, que tem a esposa, Elaine, como preparadora física.
– O esporte de alto rendimento impacta em diversos fatores e sem o apoio das pessoas próximas não vão conseguir desenvolver o nosso melhor. Viajo Hoje para Rússia levando a responsabilidade de representar nossa Cabo Frio e nossa região – finalizou.
*Com informações do GE.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.