Na próxima sexta-feira (6), acontece a I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Araruama, a partir das 8h, no Teatro Municipal, situado na praça Menino João Hélio. O evento será aberto a moradores com 16 anos ou mais.
Com o tema “Emergência Climática – o desafio da transformação ecológica”, o evento tem como objetivo debater propostas e estratégias para enfrentar as consequências das mudanças climáticas que afetam o planeta. A conferência reunirá representantes dos poderes executivo e legislativo, além de membros do Conselho de Meio Ambiente e palestrantes especializados.
A programação do evento abordará cinco eixos temáticos: mitigação, focando na redução da emissão de gases do efeito estufa; adaptação e preparação para desastres, com ênfase na prevenção de riscos e redução de danos; justiça climática, buscando superar as desigualdades; transformação ecológica, com a descarbonização da economia e maior inclusão social; e governança e educação ambiental, incentivando a participação e controle social.
As Conferências Municipais de Meio Ambiente são realizadas em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e têm um papel fundamental, pois são parte integrante da Conferência Estadual, que, por sua vez, contribui para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento em Araruama se insere nesse contexto, com o intuito de discutir alternativas para minimizar os impactos do aquecimento global, que deve atingir 1,5º C entre 2030 e 2050, levando a eventos climáticos extremos e à elevação do nível do mar.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.