back to top
segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioRegião dos LagosAraruamaAraruama completa 163 anos com inauguração da Escola Municipal Bilíngue

Araruama completa 163 anos com inauguração da Escola Municipal Bilíngue

Solenidade reuniu grandes nomes da classe política do Estado, como Eduardo Paes e Max Lemos, além de figuras regionais como Marquinho Mendes e Claudio Chumbinho

A Prefeitura de Araruama entregou, neste sábado (5), a Escola Municipal Bilíngue Sueli Amaral. A cerimônia, realizada na véspera do aniversário de 163 anos da cidade, reuniu diversas figuras da classe política do Estado do Rio de Janeiro.

Entre outros, compareceram o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), o secretário estadual de Obras e Infraestrutura, Max Lemos, e os ex-prefeitos Cláudio Chumbinho, de São Pedro da Aldeia, e Marquinho Mendes (MDB), de Cabo Frio.

Os deputados federais Chiquinho Brazão (Avante), Christino Áureo (PP) e Felício Laterça (PSL) também marcaram presença.

A solenidade contou com diversos momentos de emoção por conta da homenageada, Sueli Amaral, cerimonialista da Prefeitura que morreu vítima da COVID-19 no ano passado.

A mãe de Sueli, a professora Laci Amaral, de 98 anos, recebeu uma placa das mãos da prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP).

Discursos da cerimônia

Após apresentação de alunos da Escola Bilíngue, a rodada de discursos foi aberta pela secretária de Educação do município, Ana Paula da Silva Franco, que se disse bastante emocionada pelos estudantes, pela homenagem a Sueli e pela escola.

Na sequência, a professora Laci agradeceu a homenagem a filha, sendo seguida pela neto, Thiago Bragança, que discursou sobre a mãe.

O presidente da Câmara de Araruama, Júlio César Coutinho (PSC), usou a palavra na sequência e brincou com o nome de urna da prefeita, dizendo que, a partir de agora, o primeiro-cavalheiro do município que vai ter que se apresentar como “Chiquinho de Lívia”.

Ela já superou o seu governo, Chiquinho, fez muito mais obra que você“, disse Júlio César.

Representando políticos do estado, Eduardo Paes discursou elogiando Lívia e Chiquinho, dizendo que ambos são referências.

O prefeito carioca também brincou, por se tratar de uma escola bilíngue, chamando a prefeita araruamense de “Lívia of the little Chico” e o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, de “Renan little Iron“.

Ainda nesse tom, Paes intimou Renan para colocar uma unidade como a inaugurada em Araruama no Rio de Janeiro.

Eu vim aqui para aprender, já cutuquei o Ferreirinha ali. Eu quero uma bilíngue dessa lá no Rio de Janeiro também, pelo amor de Deus. Dei quase uma bronca nele para que a gente possa ter escolas dessa de muita qualidade lá também“, disse Paes.

Em um longo discurso logo após Eduardo Paes, Lívia ficou com a voz embargada ao lembrar de como eram as escolas quando ela era estudante em Araruama, há cerca de três décadas, e pediu para que os estudantes valorizassem os esforços para a educação.

Eu nunca desisti. Se eu estou aqui hoje, é porque, desde pequenininha, eu sempre lutei e sempre acreditei. Sempre que eu queria alguma coisa, eu ia a luta“, afirmou Lívia, com a voz embargada.

Ao Portal RC24h, a prefeita destacou a sensação da entrega da Escola Municipal Bilíngue à população.

É uma sensação de dever cumprido. Isso aqui é um verdadeiro sonho, fazer essa escola com um diferencial, dando oportunidade e ferramentas para que os nossos alunos possam ter um futuro promissor“, afirmou.

Na seara da educação, Lívia ainda comentou os aumentos do piso salarial do magistério, de 12,84% em 2020 e 33,23% em 2021, que os profissionais da educação alegam não ter recebido da Prefeitura.

Quem dá o aumento, tem que mandar a verba. Só estou aguardando ele [Jair Bolsonaro (PL)] mandar a verba, aí tá tudo certo. A gente vê logo que é uma questão política“, disparou a prefeita sobre o anúncio do aumento do piso feito pelo presidente.

Eduardo Paes também conversou com o Portal RC24h elogiando Chiquinho da Educação e a prefeita, Lívia.

Chiquinho é uma grande liderança da Região dos Lagos. A Lívia é outra. São exemplos de prefeitos para todos nós do Estado“, afirmou Eduardo.

Após conferir as instalações da Escola Municipal Bilíngue, o secretário de Obras e Infraestrutura do Estado, Max Lemos, conversou com o Portal RC24h sobre o local.

O prédio, as instalações em si são fundamentais para dar condições a essa população. Com esse horário integral, com toda essa estrutura, Araruama, sem dúvida nenhuma, entrou para a história com esse trabalho“, opinou Max.

Escola Municipal Bilíngue Sueli Amaral

A Escola Bilíngue Municipal Sueli Amaral fica na Rua Bolívia, ao lado da Praça Menino João Hélio, no Centro de Araruama.

Na unidade educacional, serão oferecidas disciplinas em português e inglês, onde os alunos vão aprender de forma similar a um nativo. A escola tem capacidade para atender 300 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

O objetivo é que, ao terminar os estudos, o estudante já saia falando inglês fluentemente. De acordo com a prefeitura, com essa habilidade, ele tem um diferencial e vai enriquecer o currículo, o que pode abrir excelentes oportunidades para o mercado de trabalho.

A estrutura terá 12 salas de aula, duas recepções, sala da direção, secretaria, salas de atendimento para orientação pedagógica e educacional, sala de professores, sanitários masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, três lavabos, sala de artes, sala de informática, refeitório com 100 lugares, cozinha, despensa, depósitos, laboratório de ciências, biblioteca e sala de circuito técnico cultural.

Além disso, o local também conta com um sistema sustentável, tendo captação de água da chuva e energia solar.

Luiz Felipe Rodrigues

Bacharel em Jornalismo e pós-graduando em Ciências Políticas.

Repórter do Portal RC24h desde 2020, atuou como repórter do g1 da InterTV - Afiliada Rede Globo e na Rádio Costa do Sol FM.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo