Ambiente e APA orientam sobre acesso à Praia do Pneu e Ponta da Acaíra, em Arraial do Cabo

Realizada na última quinta-feira (16), a ação delimita o acesso de veículos sobre a vegetação

464

Uma atuação em conjunto envolvendo a Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo e a equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba, instalou placas informativas e mourões na Praia do Pneu e na Ponta da Acaíra. Realizada na última quinta-feira (16), a ação delimita o acesso de veículos sobre a vegetação.

Com maior presença de visitantes nesses ecossistemas na temporada de verão, aumentam os registros de degradação ambiental. Por isso, a necessidade de ações para minimizar o impacto da ação humana em áreas ambientalmente sensíveis.

Essas localidades estão inseridas na Área de Preservação Ambiental (APA) de Massambaba, criada em 1.986 pelo Governo do Estado do Rio. O objetivo é proteger uma das últimas áreas remanescentes de restinga, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação, responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e habitat de espécies vegetais endêmicas.

Praia do Pneu

A Praia do Pneu é um dos belos pontos turísticos de Arraial do Cabo. Situada no Distrito de Pernambuca, o local recebeu este nome devido a um antigo ancoradouro revestido de grandes pneus, que atualmente serve de rampa para saltos dos banhistas.

Continuando pela margem direita da Praia do Pneu chega-se à Ponta das Coroinhas: pontal arenoso que se projetam para dentro da lagoa a partir da restinga. Local ideal para a prática de esportes náuticos de vento, é possível observar várias pipas de Kitesurf colorindo o céu. A tranquilidade e beleza do local impressionam seus frequentadores.

Ponta da Alcaíra

Ponta da Alcaíra, também conhecida como Arubinha é um lugar mágico e definitivamente encantador que fica no Distrito de Figueira. Considerado o melhor pico do mundo para a prática do kite surf. A topografia da região ajuda o vento a ganhar mais velocidade, já que a área é plana. A água apresenta uma temperatura bastante agradável. Como se não bastasse, a Ponta da Alcaíra está localizada em um banco de areia que se estende quase que até o meio da lagoa, dividindo o pico em dois.

A faixa de areia cria então uma região que, mesmo com os mais fortes ventos, permanece livre de ondas, criando a condição perfeita para a prática de Kitesurf e Windsurf. O Kitesurf com certeza dominou o local, atraindo praticantes de diversas nacionalidades.

Em janeiro de 2016, a Ponta da Alcaíra foi declarada Patrimônio Natural da cidade através da Lei Municipal 1974/16, de autoria do Vereador Ayron Freixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui