InícioDestaqueAllan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil do RJ, é preso por suspeita...

Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil do RJ, é preso por suspeita de envolvimento com jogo do bicho

Turnowski deixou o cargo em março deste ano para se candidatar a uma vaga de deputado federal. Delegado Antônio Ricardo, ex-diretor da Delegacia de Homicídios, é alvo de mandado de busca e apreensão

O ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, candidato a deputado federal pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e do governador Cláudio Castro, foi preso em casa na manhã desta sexta-feira (9) por organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho. Também foi alvo de busca e apreensão Antônio Ricardo Lima Nunes, ex-chefe do Departamento-Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa e que é candidato a deputado estadual pelo Podemos.

Turnowski foi chefe de polícia entre 2010 e 2011, durante o governo de Sérgio Cabral, hoje também preso, e deixou a pasta durante uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto vazamento de uma operação. O caso foi arquivado por falta de provas. O delegado sempre negou haver qualquer irregularidade no caso.

À frente da Secretaria de Polícia Civil, pasta criada por Wilson Witzel, Turnowski inaugurou uma força-tarefa de combate às milícias, que, até março, segundo a Polícia Civil, somou mais de 1,2 mil prisões.

A prisão de Turnowski ocorreu em consequência de investigações em curso desde o ano passado, quando o delegado da Polícia Civil Maurício Demetrio Afonso Alves foi preso, em junho. Segundo o Ministério Público do estado, Demetrio negociava e cobrava propina de comerciantes da Rua Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRJ, Demetrio e Turnowski agiam em benefício dos bicheiros Fernando Iggnácio (morto em 2020) e Rogério de Andrade. Demetrio, afirma o Gaeco, era interlocutor entre chefões da contravenção e policiais ao mesmo tempo que negociava com políticos a nomeação de aliados para cargos estratégicos na Polícia Civil.

A assessoria da Polícia Civil informou em nota que “a Corregedoria da instituição foi informada hoje cedo que agentes do MP estariam cumprindo dois mandados de busca e apreensão contra dois delegados (Allan Turnowski e Antônio Ricardo). Além de um mandado de prisão contra Allan Turnowski”. A Polícia Civil acrescentou que a instituição não participou da ação.

*Com informações dO GLOBO.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo