15/11/2025 — 00:24
  (Horário de Brasília)

Alerj aprova gratificação para policiais civis do RJ que ‘neutralizarem’ criminosos em confrontos

Adicional salarial pode chegar a 150% e também será pago em operações com apreensão de armas de grosso calibre

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na última terça-feira (23) um texto que prevê gratificações para policiais civis que neutralizarem criminosos em confrontos. O adicional no salário pode variar entre 10% e 150% do vencimento do agente, dependendo das circunstâncias da operação.

A votação envolveu a proposta de retirar do projeto de reestruturação da Polícia Civil, que altera a Lei Orgânica da corporação, a chamada “gratificação faroeste”. A sugestão de retirada foi rejeitada por 47 votos contra 15. Com isso, o projeto segue para sanção e regulamentação pelo governo do estado.

O mecanismo, que já existiu no Rio de Janeiro entre 1995 e 1998, prevê pagamento de bônus aos policiais que matam suspeitos durante operações com tiroteio. A diferença é que, agora, três emendas apresentadas por deputados estaduais ampliam a possibilidade de gratificação para agentes que atuem em ocorrências com apreensão de armas de grosso calibre, como fuzis, de uso restrito das Forças Armadas.

O deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e relator do projeto, é um dos autores das emendas que preveem o bônus. Segundo o parecer da CCJ, que analisou mais de 400 emendas ao projeto, as propostas foram acolhidas pelo relatório, incluindo a que trata da gratificação por mortes.

Caso sancionado, o pagamento da gratificação ficará a cargo do governo do estado e da Secretaria Estadual de Polícia Civil.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias