Como forma de manter o contato com as lideranças comunitárias mesmo a distância e orientar a comunidade sobre os serviços de água e esgotamento sanitário, a Prolagos realizou o primeiro encontro do Afluentes Digital de 2021. Desde o ano passado, por causa da pandemia do novo coronavírus, as reuniões antes feitas presencialmente na sede da empresa ou das associações de moradores agora são online. Os encontros periódicos contam com a participação de representantes da concessionária e lideranças comunitárias da área de concessão da Prolagos.
O bate-papo, iniciado pelo diretor executivo José Carlos Almeida e conduzido pela equipe de Responsabilidade Social, criou uma oportunidade para que as associações tirassem dúvidas e aprendessem sobre a área Comercial da empresa. Para Sandra Raquel, líder comunitária em Monte Alegre II, Cabo Frio, o encontro vai ajudar a solucionar demandas da comunidade. “Agora quando o morador perguntar estou preparada para responder e tirar as dúvidas” comentou Sandra, que participou pela primeira vez desse modelo online de reunião.
Durante o encontro, o gerente Vitor Gabriel, a coordenadora Simone Moreira e o supervisor Nikollas Benfeitas, todos da área Comercial, explicaram aos representantes das associações como funciona a tarifa da Prolagos. Para Vitor, oportunidades como essa reforçam a intenção da concessionária em ir além do básico. “Neste encontro, conseguimos ajudar os líderes a compreender a conta de água, dando autonomia para que eles façam a gestão de seu consumo e analisamos junto a eles cada caso solicitado. Por meio desses representantes, conseguimos ficar mais próximos da comunidade e entendemos as demandas dos bairros, anotamos sugestões e tiramos dúvidas sobre diversos temas”, explicou o gerente comercial.
Além do diretor executivo e das equipes de Responsabilidade Social e Comercial, participaram também os gerentes de Operações Água, Operações Esgoto, da área Jurídica, Comunicação e o coordenador de Engenharia. Para Marta Rodrigues, líder comunitária do Caminho de Búzios, em Cabo Frio, a participação dos gestores e corpo técnico da Prolagos demonstra a parceria entre a concessionária e a comunidade. “Ficou tudo bem esclarecido e eu até já repliquei tudo que aprendi para os moradores do bairro. Quando a empresa se aproxima da gente ela mostra que está aqui como parceira. Ela trabalha de forma correta e mostra isso para gente”, comenta Marta.
Os encontros online, realizados por meio da plataforma Microsoft Teams, ampliam o trabalho já realizado presencialmente e localmente antes da pandemia pelo programa Afluentes, canal de comunicação entre a Prolagos e lideranças comunitárias.