No último fim de semana, Búzios realizou uma grande ação de limpeza nas praias do Forno, Azeda e Tartaruga, alinhada à 6ª Edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Com a colaboração de grupos da prefeitura e turistas voluntários, mais de meia tonelada de resíduos foi coletada.
Na Praia do Forno, cerca de duzentos quilos foram retirados, enquanto na Praia Azeda, foram coletados quatrocentos e cinquenta quilos. Ambas buscam o Selo Bandeira Azul, reconhecimento de práticas sustentáveis.
Bernardo Corty, Chefe da Unidade de Conservação Terra, essas ações incluem Búzios nesse calendário mundial de eventos ambientais, fazendo com que a cidade, gradativamente, vá se tornando uma referência em relação à consciência ambiental.
Evanildo Nascimento, Secretário do Ambiente e Urbanismo, lembra a trajetória da cidade rumo ao Selo Bandeira Azul e atribui essa conquista à gestão do prefeito Alexandre Martins.
Além das ações de limpeza, a Praia da Tartaruga teve áreas degradadas demarcadas e preparadas para recuperação, conforme orientação da justiça federal. A ideia é, futuramente, conforme Evanildo, implementar quiosques reduzidos, assegurando a conservação da praia e o sustento dos trabalhadores locais.
De acordo com o município, essas ações, juntamente com a futura rede separativa de esgoto, colocam a praia da Tartaruga como uma fortíssima candidata a ser mais uma praia com Bandeira Azul em Búzios.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.