15/01/2025 — 06:25
  (Horário de Brasília)

Educação de Cabo Frio faz protesto na porta da Prefeitura nesta sexta (6)

Manifestantes chegaram a ser recebidos pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, mas nada foi resolvido. Uma reunião foi marcada para segunda-feira (9)

Compartilhe

Funcionários da educação de Cabo Frio foram para a porta da Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (6), para fazer protesto. Os Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) que atuam nas escolas da rede municipal de Cabo Frio decidiram, por unanimidade, realizar uma paralisação de 24h. Segundo os representantes do Sindicato da Educação da Região dos Lagos (Sepe Lagos), os profissionais deste setor estão sendo remanejados para outras pastas, de forma compulsória, porque a Prefeitura pretenderia terceirizar esse serviço.

O protesto e a paralisação foram definidos em assembleia realizada na quarta-feira (4).

Segundo o Sepe Lagos, a manifestação visa “exigir que o governo recue de sua postura de impor a movimentação compulsória destes profissionais para outros setores da administração municipal”. Segundo eles, a medida significará “uma brutal precarização do trabalho, já que os trabalhadores terceirizados terão ainda menos direitos do que os que até então trabalhavam na rede na condição de servidores contratados”.

“Historicamente, os trabalhadores da educação municipal sempre lutaram pela incorporação dos ASGs e de outros funcionários administrativos que atuam nas escolas municipais no Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) da educação. O Sepe Lagos sempre exigiu a constituição de um Plano unificado do setor. Porém, todos os governos que passaram pela cidade se negaram a atender essa reivindicação”, informou o sindicato.

“Bonifácio, além de manter esta mesma postura, agora faz muito pior: avançou com a destruição completa das condições de trabalho destes servidores impondo a terceirização sem qualquer tipo de diálogo com a categoria”, continuou o comunicado.

REUNIÃO MARCADA PARA SEGUNDA-FEIRA (9)

Ao Portal RC24h, a professora Denize Alvarenga, da comissão de negociação do Sepe, contou que o grupo foi atendido pelo chefe de Gabinete do prefeito, Mirinho Braga, mas não houve nenhum tipo de negociação. Sendo assim, a secretária de Educação, Elicéa da Silveira marcou uma reunião para a próxima segunda-feira (9), às 10h, para atender ao Sindicato. Ainda não se sabe se o prefeito Zé Bonifácio irá participar.

“São muitas questões para discutir, mas a pauta da vez é a movimentação compulsória dos ASGs, do pessoal da limpeza das escolas, para outros setores da Prefeitura, porque vai ser terceirizado”, finaliza Denize Alvarenga, comentando sobre o assunto da reunião.

Anna Clara Laurindo

Estudante de Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, atualmente no 7° período, e atriz.
Anteriormente, já estagiou como assessora de imprensa e na Rádio Ondas. Desde dezembro de 2021, atua como estagiária do Portal RC24h.

Andréa Reys
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo