back to top
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)

Vantoil Martins lança oficialmente a moeda social Caboclinho; Marcelo Magno no ritmo do Outubro Rosa; Festival de Camarão em Cabo Frio bomba e tem visitas políticas; Fim de semana é marcado por atos de campanha para Lula e Bolsonaro na Região dos Lagos; A festa de Dia das Crianças de Búzios e de Dia do Professor em São Pedro; A discussão virtual entre ex-prefeitos de Araruama... E muito mais!

CABOCLINHO CHEGOU

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (17) começa por Iguaba Grande, onde foi lançada, oficialmente, a Moeda Social Caboclinho, no fim desta tarde. A priori, serão atendidas 2.717 famílias com o valor de 120 Caboclinhos por mês, o equivalente a R$ 120,00, para utilização nos comércios da cidade que aderirem à iniciativa. Após o lançamento, foram disponibilizados os nomes dos selecionados, através do perfil socioeconômico traçado pelo sistema do CadÚnico. O programa é inspirado em outras moedas sociais, como a Mumbuca, de Maricá, e a Itajuru, de Cabo Frio. Participaram da cerimônia de lançamento autoridades como o prefeito, Vantoil Martins (CID), o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PL), os secretários de Educação e Governo, Jales Lins, de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, e o de Desenvolvimento Econômico, Marcello Costa, além do vereador líder de Governo na Câmara, Luciano Silva (CID).

FINAL DO FESC

Por falar em Iguaba Grande, a final do segundo Festival Estudantil da Canção (FESC) sagrou Thavyne Pereira e Giovana Queiroz campeãs nas categorias infantil e juvenil, na noite deste sábado (15). Ao todo, 30 alunos das redes pública e privada participaram da competição, durante dois dias de evento, na praça da Estação. Para avaliar as apresentações, a secretaria de Cultura convidou a soprano do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Georgia Szpilman, o cantor e representante da Ordem dos Músicos na Região dos Lagos, Jorge Luperce e o músico Éric Silver. Os jurados analisaram a interpretação, afinação, tempo e letra. “É uma alegria muito grande ver todos esses talentos se apresentando, aproveito para parabenizar a todas as escolas participantes”, disse Vantoil. O evento foi promovido pela secretaria de Cultura de Iguaba Grande com apoio das secretarias de Educação e Turismo, Esporte e Lazer. Os alunos foram selecionados a partir de audições realizadas durante o mês de agosto nas escolas do município.

Foto: Marcelo Teixeira/Prefeitura de Arraial do Cabo

NO RITMO DO OUTUBRO ROSA

Em Arraial do Cabo, o prefeito, Marcelo Magno (PL), prestigiou, junto com a família, a corrida do Outubro Rosa, realizada neste domingo (16). O evento teve largada na Orla da Praia Grande. Cerca de 150 pessoas participaram da corrida organizada pela superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher, secretarias de Saúde e de Governo, Instituto Bem Viver e Amigas da Mama de Arraial do Cabo. Nas redes sociais, Marcelo afirmou que o evento, além de estimular a prática de atividade física, serviu para conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Estamos realizando diversas ações para alertar à importância da prevenção da doença”, escreveu o prefeito cabista.

FESTA DA PADROEIRA

Outro evento que tem agitado Arraial é a Festa da Padroeira do município, Nossa Senhora dos Remédios. Os shows tiveram início no sábado (15) e seguem até esta terça (18). No domingo (16), a atração foi o grupo Nada Igual, com vasto repertório da banda, incluindo canções autorais. O show desta segunda (17) é com Tiee, às 22h, na rua ao lado do Estádio Hermenegildo Barcellos, o Barcellão. O prefeito, Marcelo Magno, que é católico, deve assistir à missa nesta terça (18), Dia da Padroeira, e, na parte da noite, conferir o show religioso da cantora Aline Brasil. Além das apresentações musicais, o evento tem barracas com pratos para todos os gostos.

EVENTO DISPUTADO

Em Cabo Frio, destaque para o Festival de Camarão na Praia do Siqueira, que retonou após dois anos sem acontecer. O evento, que aconteceu do dia 13 ao dia 16, ficou lotado todos os dias e com as mesas disputadíssimas. Além das delícias à base do crustáceo servidas nas 30 barracas – fora as de doces, churrasquinhos, lanches e artesanatos – destaque para a grande quantidade de pessoas por dia, mais de mil. Visitantes satisfeitos e comerciantes mais ainda. O prefeito José Bonifácio (PDT) esteve lá na noite de sábado (15) prestigiando o evento, acompanhado da esposa, Drª Ana Valladão, e compondo mesa com o seu braço direito, Janio Mendes (PDT). Quem também passou pelo local, na tarde de domingo (16), foi o ex-prefeito Marquinho Mendes (sem partido), com o costumeiro sorriso largo. Além dos petiscos maravilhosos, ponto para a organizaçao do evento, onde teve policiamento todo o tempo, corpo de bombeiros a postos e ambulância idem. Nota 10.

SEGURANÇA NAS ELEIÇÕES

Ainda falando de Cabo Frio, o secretário de Segurança Pública da cidade, Ruy França, se reuniu, no fim da última semana, no cartório da 96ª Zona Eleitoral, com a juíza Anna Karina Guimaraes Francisconi, para traçar o planejamento e os detalhes das ações de ordenamento e segurança para o segundo turno das eleições, dia 30 de outubro. Além de um grande efetivo da GCM, também haverá fiscais da secretaria de Mobilidade Urbana e da PM, cuidando do ordenamento do trânsito e dos locais de votação do município. De acordo com o TRE-RJ, 161.759 eleitores estão aptos a votar em Cabo Frio, em 456 seções eleitorais, distribuídas em 62 locais de votação. “Estamos alinhando com a Justiça Eleitoral e trabalhando para evitar que aconteçam algumas ocorrências que foram vistas no primeiro turno. Tenho certeza que os eleitores de Cabo Frio terão um dia de votação tranquilo, pois teremos um grande efetivo nas ruas cuidando para que tudo seja realizado de forma ordeira”, afirmou Ruy.

ADESIVAÇO NA RJ-140

A Região dos Lagos teve mobilização para o segundo turno das eleições para presidente, no fim de semana. No sábado (15), em São Pedro da Aldeia, o deputado reeleito Dr Serginho (PL), principal cabo eleitoral do presidente Bolsonaro (PL) por aqui, reuniu bastante gente durante um adesivaço que rolou na RJ-140, onde tem uma loja de departamentos. Segundo Serginho, foram mais de três mil veículos adesivados. “O povo está com o Capitão e temos mais duas semanas pra aumentar a distância e fazer o nosso presidente Jair Bolsonaro ser reeleito com votação recorde”, postou o parlamentar.

DO MANOEL CORRÊA À PRAIA DO FORTE

Já no domingo (16), em Cabo Frio, uma caminhada em prol da candidatura do ex-presidente Lula reuniu militantes do Manoel Corrêa à Praia do Forte. O ato teve início na periferia, ao som do projeto social Tambores Urbanos, além da presença de simpatizantes e diversas representações partidárias da cidade. Compareceram ao ato, Adriano Brisola (PT), Janio Mendes (PDT), Rafael Peçanha (PT), Lucas Müller (PSOL), Chantal Campello (UP), Walter Costa (PSB), Johny Hammes (PCdoB), André Carvalho (PSB) e Ricardo Cardoso (PT). “Seguimos em apoio ao Lula, com bandeiras, distribuição de adesivos e também com a bandeira do Brasil. E por que não?! O símbolo é nosso! A bandeira não tem partido, ela é do povo brasileiro!”, declarou o presidente do PT cabo-friense, Ricardo Cardoso.

EPISÓDIO LAMENTÁVEL

No mesmo domingo (16), em Iguaba Grande, uma caminhada pró-Lula que aconteceu no centro e na orla tinha tudo para terminar de maneira democrática tal como começou, deixou os participantes um tanto indignados. Tava tudo muito bom, tudo muito bem, boa receptividade da população, até que um carro com adesivo do presidente Bolsonaro, segundo os participantes, parou próximo dos petistas e ocupantes do veículo tentaram intimidar o movimento. “Fotografamos a placa e denunciamos às autoridades competentes. Espero que os governantes da cidade repudiem esse caso pois estamos numa democracia e Iguaba não pode se tornar um regime autoritário. Se houver coação, denunciem no TRE”, declarou a advogada e ex-candidata a deputada federal, Margoth Cardoso (PT).

FESTA DE DIA DAS CRIANÇAS

Além do tradicional festival gastronômico Degusta Búzios, outro evento levou cor e alegria a Búzios neste fim de semana: uma festa de Dia das Crianças, em alusão à data, comemorada na última quarta-feira (12). Na tarde de sábado (15), a praça do Inefi, na Rasa, foi o palco da homenagem, que contou com carrocinhas de lanches, trenzinhos e muita animação com a Turma da Alegria. “As crianças são o futuro do município, por isso é tão importante eventos como esse. Agradecimento especial aos secretários e vereadores presentes na festa”, escreveu Alexandre nas redes sociais.

FESTA DO PROFESSOR

Outro evento do fim de semana na Região dos Lagos foi voltado para professores da rede municipal de São Pedro da Aldeia. O prefeito da cidade, Fábio do Pastel (PL), usou as redes sociais no domingo (16) para mostrar alguns registros da festa. “Este ano, precisávamos fazer algo especial e foi incrível. Passamos o Dia do Professor [sábado, 15] juntos, celebrando cada profissional que entrega o seu melhor em sala de aula para transformar o futuro das pessoas” escreveu Fábio, destacando que a classe precisou “se virar nos trinta” para garantir o acesso ao conhecimento aos alunos, durante o ensino híbrido.

ACORDO COM A FIRJAN

Ainda em São Pedro da Aldeia, a secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano busca um acordo de cooperação técnica com a Firjan para a implementação de um processo de digitalização da construção civil, por meio da difusão e adoção da metodologia Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção. A iniciativa visa a melhoria da produtividade e a eficiência de atividades nos serviços da secretaria. O encontro de alinhamento técnico inicial foi na sexta (14), na sede da Prefeitura, com participação de Fábio do Pastel (PL).

BRIGA DE EX

Após o ex-prefeito de Araruama André Mônica (PDT) publicar um vídeo nas redes sociais falando sobre saúde na cidade, o também ex-prefeito Chiquinho da Educação (União) foi para os comentários falar sobre os feitos da esposa dele, Lívia de Chiquinho (PP), na área. Chiquinho disse que, só em 2017, Lívia investiu R$ 57 milhões na saúde, o dobro do último ano de governo de André. Além disso, citou várias obras feitas por Lívia e disse que tinha até ficado cansado de tanto digitar. Em resposta, André falou que não tinha como comparar o governo dele, realizado entre 2009 e 2012, com o de Lívia por conta de tempo e da realidade da receita municipal, já que, segundo André, foi em 2017 que Araruama passou a ser enquadrado como produtor de petróleo.

BRIGA DE EX II

Com relação às grandes obras esmiuçadas por Chiquinho, André foi curto e direto, dizendo que “um prédio bonito não trata, nem cuida das pessoas” e o que é necessário são serviços e atendimento de qualidade. “Você cansou os dedos, mas você tem tempo na sua função de porta voz do governo, vive na rede o tempo todo”, disparou André. Mônica citou ainda o fechamento do Hospital São Silvestre, a falta de maternidade em Araruama por quatro anos e o Hospital Geral Jaqueline Prates, que, segundo o ex-prefeito, na prática, não existe definitivamente, uma vez que ainda há dependência do Hospital Regional e de levar pacientes para outras cidades. “Bom momento também para esclarecer a população de São Vicente sobre a absurda tentativa de transformar o Hospital Armando Carvalho em posto de saúde”, continuou André. Na sequência, Chiquinho não respondeu mais André e foi para as redes sociais postar foto de bichinho nos stories, que parece ser um novo hobby do ex-prefeito sempre que leva uma traulitada de alguém nas redes, como aconteceu com o deputado estadual Marcos Abrahão (Avante).

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) enviou um ofício à Prefeitura informando que, em Assembleia Geral Extraordinária, no dia 27 de setembro, os servidores aprovaram uma paralisação nos serviços no dia 20 de outubro. Foi deliberada ainda realização de ato no Paço Municipal, a partir das 9h. O sindicato faz pedidos direcionados a todas as categorias dos servidores públicos municipais, como “a absoluta defasagem dos pisos salariais” e “a inconstitucionalidade pela falta de isonomia da entrega do auxílio alimentação para pouquíssimas categorias de servidores públicos municipais” e pedidos específicos, como o pagamento de insalubridade para diversas categorias da Saúde. Uma nova assembleia foi convocada para esta segunda-feira (17).

ORÇAMENTO EM PAUTA NESTA TERÇA (18)

A Alerj começa a analisar, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. O texto estima uma receita líquida de R$ 97,4 bilhões, com despesas no mesmo valor, ou seja, a previsão é que o orçamento estadual do ano que vem não tenha déficit. Além do Projeto de Lei Orçamentária de 2023, o Executivo também enviou o Projeto de Lei 6.412/22, que revisa o plano Plurianual 2020-23. As duas medidas receberão parecer prévio da Comissão de Orçamento durante audiência pública do 18/10. Havendo admissibilidade, os projetos passarão por duas discussões em plenário, previstas para os dias 25 e 26 de outubro. Os parlamentares terão então cinco dias úteis para elaborarem emendas ao texto, com o prazo se encerrando no dia 3 de novembro. Depois, a Comissão de Orçamento voltará a se reunir para elaborar parecer com relação às emendas. A reunião está prevista para o dia 22 de novembro. A redação final das duas propostas deve ser votada em plenário até o dia 1º de dezembro.

LULA 54% E BOLSONARO 46%

Depois de um domingo (16) de debate na Band entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), com troca de acusações sobre corrupção e fake news, além de discussões sobre vacina e orçamento secreto, saiu nova pesquisa Ipec do segundo turno das eleições, que acontece dia 30. Segundo o levantamento divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (17), Lula aparece com 54% das intenções de votos válidos, seguido por Bolsonaro, com 46%. Levando em conta os voto totais, Lula fica com 50% das intenções, contra 43% de Bolsonaro. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 5%. Os que não sabem representam 2%. A pesquisa entrevistou 3.008 pessoas de forma presencial entre os dias 15 e 17 de outubro e tem como margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo