A Coluna Boca Miúda desta quinta-feira (19) começa por Cabo Frio, que amanheceu debaixo de polêmica e das grandes. Logo cedo, por volta das 8h50, recebemos a denúncia de que policiais da 126 DP, estavam fazendo uma busca e apreensão vasto material gráfico de ataques contra o candidato a prefeito Dr Serginho (PL). Logo depois, o próprio deputado postou vídeo em suas redes sociais a denúncia de que o grupo da prefeita Magdala Furtado (PV), teria mandado fazer e distribuir na cidade, uma revista com ataques à honra de Serginho, atribuindo a ele ligações com grupos criminosos e funcionários fantasmas. Ao verificar as denúncias diretamente na delegacia constatamos que eram verídicas, e o pior, que continham o CNPJ da campanha da principal adversária. E não é só isso, segundo a polícia, as revistas (milhares delas) estava escondidas numa casa numa localidade dominada pelo tráfico de drogas. Quando a polícia chegou, as pessoas jogaram no chão o material e correram para dentro da favela. Conversando com Serginho, ele garantiu que a denúncia já foi comunicada à “Delegacia, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE)”. Uma coisa é certa: vai da ruim!”
REPERCUSSÃO NA CÂMARA
A notícia foi publicada no momento em que estava acontecendo a sessão da Câmara. O assunto roubou a cena e trouxe preocupação aos vereadores da base. Segundo nossas fontes, teve parlamentar lamentando o fato dizendo que “caso a questão se comprovasse, poderia significar o completo fim da campanha da prefeita”. Será? Foi um tal de telefone tocar e vereador saindo às pressas, que não tá no gibi. Já diz o velho e ditado: “Quem, tem c* tem medo”. Ainda mais que fake news é crime federal investigado pela PF.
MAGDALA ASSUMIU A AUTORIA
Se engana quem pensa que Magdala Furtado (PV) negou a autoria. Pelo contrário. Procuramos a assessoria da prefeita que emitiu uma nota confirmando que o material impresso apreendido na manhã desta quinta-feira (19), que fazia acusações contra o candidato à prefeitura, Dr. Serginho (PL), fazia parte do seu material de campanha. Porém, diferente do que foi apontado por Serginho, o comunicado afirma que as informações contidas nos jornais não se tratavam de fake news, e sim, de reportagens amplamente divulgadas pela imprensa, que eram de conhecimento público. Magdala alega ainda, que a apreensão foi arbitrária e aconteceu sem qualquer decisão judicial na tentativa de silenciar seu trabalho. A candidata conclui reafirmando que Cabo Frio merece ser governada com respeito, democracia e transparência, e que não permitirá que ações autoritárias prejudiquem a vontade do povo.’ Ainda de noite, pouco depois das 19h45, ela postou um vídeo nas redes socias reafirmando tudo. Porém, caberá a Magdala provar que algumas das graves acusações contidas na publicação, são verdadeiras. Aí que coisa pega!
FALANDO EM FAKE…
Marquinho Mendes desmentiu publicamente que teria brigado ou abandonado a campanha de Magdala Furtado (PV). Chegamos a tratar desse assunto aqui na coluna Boca Miúda nesta edição de quarta-feira (18), porém, estamos reafirmando que ele desmentiu pessoalmente o fato pelo telefone e em vídeo nas suas redes pessoais. Quem quiser conferir tá aí.
CORPO A CORPO COM DEPUTADO
A candidata a vereadora, Carminha Protetora (PT) fez um corpo a corpo “encorpado” pelas ruas do centro de Cabo Frio, acompanhada do deputado federal Reimont. O parlamentar que veio exclusivamente para dar aquele apoio à defensora dos animais, disse em tom de desafio no vídeo nas redes sociais, “que vai ter sim, vereadora de Lula na Câmara de Cabo Frio”. O deputado também participou da inauguração comitê de Carminha, que fica na Rua Manaus, no Jardim Caiçara.
AÇÃO CONTRA A ENEL
Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) anunciou que a Procuradoria-Geral do município entrou com uma ação coletiva de indenização contra a ENEL. Não é de hoje que Alexandre e outros prefeitos tentam resolver os diversos problemas com a companhia de energia. O novo documento pede que sejam feitas intervenções necessárias para impedir constantes oscilações e interrupções no fornecimento de energia elétrica na cidade, que geram prejuízos a diversos moradores e comerciantes. Também é requerida a condenação da Enel ao pagamento de indenização genérica aos consumidores lesados, além de multa diária de R$ 100.000,00 pelo descumprimento das ordens. “Não dá mais para aguentar tantas falhas no fornecimento de energia, e a população sofrendo prejuízos constantes”, disse Alexandre.
VISTORIANDO A QUADRA
Prefeito Alexandre Martins (REP) esteve nesta noite de quinta-feira (19), na nova quadra de José Gonçalves, vistoriando a nova iluminação de led do espaço de lazer que é enorme, conta com gramado novo, alambrado reforçado, tudo top, de primeiríssima. A garotada e os marmanjos que gostam de um “rachão” vão curtir muito. Alexandre foi na companhia do secretário municipal de Obras, Lucas Lima; e o candidato a vereador pelo bairro, Davi de Isaura. Moradores da localidade também foram conferir de perto e bater um papo com prefeito.
VIROU MEME NO CABO
Em Arraial do Cabo, a história da candidata a prefeita, Arlete (Novo), ter gravado um vídeo e postado nas redes sociais, convocando a oposição do prefeito Marcelo Magno (PL), para que apoie ela diante do indeferimento de Andinho (União), tá dando o que falar. Primeiro que Andinho não gostou nada nada de ter visto Arlete se ensaiando para ocupar esse espaço de ser a líder da oposição. Por outro lado, a turma diz que Arlete não tem musculatura política para isso. E tem mais também, né? O povo do Arraial do Cabo, diz que Arlete não aceita fiado. Então vai ser difícil acreditar na palavra de muitos cabos eleitorais de Andinho, que só vão se for no dindinho. Fato é que a história já rendeu até meme dizendo que ela vai ser mais uma que o ex-prefeito vai afundar. Mas há quem aposte que no final da eleição, a dona do mercado pode ter mais votos que Andinho. Será?
INAUGURAÇÃO DA FIRJAN
E por falar em Fábio do Pastel (PL), o candidato à reeleição para prefeito de São Pedro da Aldeia está com um olho na inauguração da unidade da Firjan SENAI SESI e outro na campanha. Ele acompanhou de perto a entrega da nova instituição nesta quinta-feira (19). Estavam presentes o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio, o 1° vice-presidente e presidente eleito, Luiz Césio Caetano, o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando, junto com o seu vice, Sérgio Yamagata, e o diretor executivo, Alexandre dos Reis. A nova unidade conta com três pavimentos e terá capacidade de atender 720 alunos diariamente, em 18 ambientes de aprendizagem, entre salas de aula, laboratórios e oficinas. O objetivo é ampliar a oferta de capacitação e qualificação profissional para os setores industriais predominantes nos municípios da Região dos Lagos. E falando em caminhadas e reuniões, nesta quarta (18) foi até o Balneário para bater um papo com o candidato a vereador, Bel do Balneário (SDD). Logo em seguida, para fechar a noite, o prefeito, junto com vice, Júlio Queiroz (União), participaram de uma reunião no Centro com o candidato à reeleição para vereador, Jean Pierre (PP).
CHUMBINHO NO CORPO A CORPO
Por outro lado, o candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (REP), sem perder tempo, resolveu encarar mais um corpo a corpo nesta quinta-feira (19). Desta vez, o destino foi o bairro Serjeira. A concentração aconteceu na Igreja Assembleia de Deus 1. Ele e seu vice, Paulo Martins (REP), fizeram o percurso como quem tenta recuperar o fôlego e chegar mais perto de Fábio do Pastel, que está bem à frente nas pesquisas, e baixar o índice de rejeição ao ex-prefeito aldeense. A corrida é longa e a chegada, incerta.
EM RITMO DE FESTA
Já a candidata à prefeita, Bia (PSDB), comemorou seus 39 anos nesta quinta-feira (19) em ritmo de festa. E ela entrou no embalo: houve até bolinho com refrigerante para celebrar com a equipe de campanha. Após o aniversário, Bia seguiu com seu vice, Flávio Calixto (Avante), em mais uma caminhada, desta vez no bairro São João. Eles ouviram os moradores e divulgaram suas propostas. Nesta sexta-feira (20), Bia terá outro encontro com a população nos bairros Vinhateiro e Porto do Carro, às 9h. Para encerrar a semana, no sábado (21), ela percorrerá o Centro da cidade e, no domingo (22), concluirá sua agenda em Porto da Aldeia e na Baleia. A tucana está com toda a energia e, sempre que pode, dá uma alfinetada no atual prefeito.
CAMINHADA E COMÍCIO EM IGUABA PEQUENA
Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito, Fabinho Costa (CID), juntamente com o prefeito Vantoil Martins (CID), convidou toda a população para dois momentos de sua campanha em Iguaba Pequena. O primeiro será a Caminhada da Família 23, que acontecerá nesta sexta-feira (20), às 9h, com ponto de encontro em frente ao Popeye. Será uma oportunidade para Fabinho ouvir os moradores de perto, caminhando ao lado das famílias que confiam em sua liderança e visão para a cidade. Logo em seguida, às 18h, Fabinho, junto com seu vice, Marciley Lessa (PL), realizará um comício em frente ao Coreto de Iguaba Pequena. Será um momento para discutir seus projetos e propostas. A campanha de Fabinho está turbinada, completamente diferente da de seu opositor, Marco Antônio (PSB), que parece estar mais parado do que nunca.
GRAVE DENÚNCIA
A vereadora e candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), apresentou, durante a sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira (19), uma denúncia contra o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Barreto. Segundo Penha, o secretário seria responsável pela construção de mais de 60 imóveis na cidade, com base em processos administrativos que ela afirma estarem registrados em nome dele. A vereadora solicitou à prefeita Lívia de Chiquinho (REP) cópias integrais de todos esses processos e afirmou que a documentação será encaminhada ao Ministério Público. Penha também pediu que os vereadores aprovassem um requerimento para obter as informações. Durante seu pronunciamento, ela mencionou ainda outra denúncia, que envolve a propriedade de um sítio em Itatiquara, supostamente pertencente a Cláudio Barreto. De acordo com a denúncia, a área teria sido expandida de forma irregular e estaria sendo utilizada para a produção e venda de laranjas, limões e ovos, que são comercializados sem licença. A vereadora apresentou documentos que, segundo ela, comprovariam a comercialização desses produtos com informações do sítio e o telefone de Barreto. Vamos ver o que vai rolar nessa história. É aguardar as cenas dos próximos capítulos.
“NÃO VOU ME CALAR! CHEGA DE OPRESSÃO!”
Continuando em Araruama, o candidato a prefeito, Sérgio Ribeiro (DC), comentou mais uma vez sobre a retirada das bandeiras de diversos bairros, nesta quinta-feira (19). Ele pontuou que a comunidade não está permitindo que sua equipe entre para realizar a campanha. Sérgio falou que teve que retirar o pessoal de lá mais uma vez: “Eu quero entrar na comunidade. Não quero ter guerra com ninguém. Eu quero ouvir as pessoas, levar novas ideias. Eu quero ter o meu direito de ir e vir respeitado e quero que o dessas pessoas também seja.” Sérgio também ficou indignado que outras candidaturas estão lá tranquilamente fazendo campanha e a dele não: “Muita gente não sabe, mas o real motivo é essa opressão que sofremos, sendo impedidos de realizar nossas caminhadas. Não vou me calar! Chega de opressão!”. Ontem mesmo ele já tinha falado em relação ao ex-prefeito, Chiquinho da Educação (MDB), que só fala que a cidade é a décima em qualidade de vida ao invés de se preocupar com a população. Como sempre, Chiquinho, até as eleições, será criticado pelos seus concorrentes.
MP VAI INVESTIGAR SUPERFATURAMENTO
O Ministério Público anunciou nesta quarta-feira (18), que vai investigar um possível superfaturamento de R$ 5,2 milhões em uma obra realizada em Saquarema. A investigação será conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Araruama. A auditoria, realizada pelo TCE-RJ, revisou uma obra de pavimentação, drenagem, recapeamento e sinalização no bairro de Jaconé. A conselheira-relatora Marianna Montebello Willeman determinou a retenção de R$ 5,4 milhões e notificou a prefeita Manoela Peres (PL) e a empresa contratada, União Norte Fluminense Engenharia e Comércio. O contrato, firmado em setembro de 2022, totalizou R$ 48,4 milhões. A auditoria identificou o uso excessivo de materiais nas galerias de águas pluviais como responsável pelo prejuízo. Embora Manoela esteja quase elegendo sua sucessora, Lucimar (PL) tudo indica que ao final do mandato, ela vai ter muitos problemas na justiça para resolver. Só virando deputada para se safar de tantas tretas.
COMPARANDO UMA E OUTRO
Pelo outro lado, o candidato a prefeito Paulo Melo (MDB) está focado em divulgar suas propostas, mas ao mesmo tempo, sempre aproveitando para dar aquela provocada no que gestão atual não fez. Nesta quinta-feira (19), ele fez uma caminhada em Jaconé com a sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), e aproveitou para lançar uma indireta: “Estou cortando a faixa de inauguração! Ué, das 500 casas que a prefeita prometeu. O que ela prometeu no plano de governo dela e não vai acontecer. Cadê, prefeita? Cadê a construção do bairro novo Meu Sonho de Vida?”. Que situação, hein?! Uma coisa não se pode negar: Paulo é corajoso e simples. Enfrenta a mídia sem receio. Participa de entrevistas e se mostra sempre simpático e acessível. Já a prefeita Manoela Peres (PL) só dá entrevistas em ambientes controlado, confia somente em veículos chapa branca, mesmo assim, se anteciparem as perguntas. É artificialmente construída e não há na região quem não saiba disso. Dizem que Lucimar é ainda pior. Ambas têm pavor de imprensa combativa e independente. Já Paulo, mesmo já tendo sido preso, jamais fez a linha arregão ou estrela VIP. Quanta diferença!
“O PINÓQUIO, OU MELHOR, PERESNÓQUIO”
Ainda sobre Saquarema, outro candidato a prefeito que tem criticado severamente o governo atual e denunciado diversas irregularidades é Rômulo Gomes (Novo). Ele não perde a oportunidade de alfinetar a prefeita Manoela Peres (PL). Recentemente, durante uma caminhada no Centro para conversar com os moradores, Rômulo visitou uma obra paralisada e comentou: “O Pinóquio, ou melhor, Peresnóquio. Lembra de mim? Sou a pedra no seu sapato contra a corrupção. Veja aqui mais uma falta de gestão. A obra superfaturada está parada por causa da corrupção. Poderia estar aqui salvando vidas. Está desse jeito aqui. É por isso que estou lutando contra o sistema corrupto para libertar Saquarema e entregar um serviço de verdade para a população.” Rômulo lançou mais uma indireta para o ex-secretário de Educação, Antonio Peres. Aliás, Rômulo é outro que foge de entrevistas. Só fala nos próprios vídeos e olhe lá. Por isso Paulo Melo (MDB), mesmo que não se eleja, segue firme como o líder da oposição com uma imagem cristalizada na cabeça do eleitor.