Árvore de Natal com 6 metros é montada com lixo recolhido do mar em Cabo Frio

Ação tem objetivo de alertar sobre a poluição das praias e conscientizar moradores e turistas sobre os danos ao meio ambiente e aos animais devido ao descarte irregular; nas redes sociais, iniciativa desagradou

Uma árvore de Natal de seis metros de altura, feita com lixo retirado do mar e praias de Cabo Frio, foi montada na Praia do Peró, no trecho certificado pela Bandeira Azul.

O objetivo da ação, uma parceria do Projeto Mar Sem Lixo e a prefeitura, busca alertar sobre a poluição marítima e conscientizar moradores e turistas sobre os danos ao meio ambiente e aos animais devido ao descarte irregular de resíduos.

A estrutura foi feita com rede de pesca irregular apreendida pela Guarda Marítima e Ambiental, e ornamentada com resíduos retirados das praias cabo-frienses pela equipe do Projeto Mar Sem Lixo. Tem de tudo um pouco: chinelo, garrafa pet, boia de isopor, brinquedos, escovas de dente, copos de guaraná, entre outros.

Roberto Ramos, presidente do Projeto, conta que o “lixo deixado nas praias matam mais de 100 mil animais marinhos a cada ano, principalmente com resíduos de plástico”.

A árvore foi totalmente custeada pelos comerciantes locais e a montagem feita por voluntários da população, além das equipes da prefeitura e do Mar Sem Lixo.

Nas redes sociais, o projeto não foi tão bem aceito assim. Em uma publicação no Facebook, uma internauta questionou a iniciativa, dizendo ser “uma afronta” e “péssimo para a imagem do bairro”.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.