InícioEstadoRegião dos LagosProlagos realiza ancoragem da balsa responsável pela captação de água na Lagoa...

Prolagos realiza ancoragem da balsa responsável pela captação de água na Lagoa de Juturnaíba

Ação de alta complexidade faz parte do Plano Verão da concessionária e visa garantir maior segurança operacional

Máquinas e equipamentos robustos, âncoras que pesam até três toneladas, boias com capacidade para flutuar objetos com até cinco toneladas, duas embarcações e cerca de 15 pessoas. Toda essa estrutura é necessária para que a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, faça a ancoragem da balsa responsável pela captação de água na Lagoa de Juturnaíba, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. A estrutura se deslocou da posição original devido à incidência de ventos acima da média dos últimos 10 anos. A iniciativa de alta complexidade faz parte do Plano Verão da concessionária e tem como objetivo garantir maior segurança operacional.

O trabalho será feito por etapas. Antes da operação, técnicos realizaram o mapeamento do local por meio de drone com um software com GPS, traçando as coordenadas da ação operacional. Em seguida, com o auxílio de um caminhão guindaste, as âncoras serão içadas individualmente até a margem da lagoa, onde serão presas às boias de flutuação. Já na água, duas embarcações irão empurrar o material em direção à balsa, quando os mergulhadores farão a ancoragem. Além de ser muito complexa, a operação depende que as condições climáticas estejam favoráveis para que seja executada.

“O nosso desafio é conseguir tirar as âncoras da margem e levar até o ponto correto, pois devido à baixa profundidade da lagoa, não conseguimos utilizar uma balsa maior. Também vamos usar os mesmos equipamentos utilizados para retirar navios do fundo do mar. Durante o mergulho, o supervisor consegue enxergar o que o mergulhador está fazendo e conversar com ele em tempo real, proporcionando total segurança para a equipe” – explica Rodrigo Coutinho, diretor de operações da RCS Subaquática.

A balsa que será ancorada é o coração do sistema de abastecimento de água das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. “É nela onde se inicia todo o nosso processo de tratamento da água. A balsa possui quatro bombas que juntas são capazes de impulsionar 1.500 litros de água por segundo. Ela capta a água da lagoa e as bombas lançam para a nossa estação por meio de quatro adutoras (tubulação de grande porte). Lá a água é tratada para depois ser enviada para as casas dos nossos clientes, gerando mais saúde e qualidade de vida para a população” – pontua Gabriela Negreiros, coordenadora de operações da Prolagos.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MSQz8AQEvOo

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo