Moradores de Cabo Frio que já estão no prazo para tomar a segunda dose da Coronavac Butantan, contra a Covid-19, estão sendo convocados para receber o imunizante. A vacina é produzida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. A convocação serve, também, para quem já passou do prazo.
No PAM São Cristóvão a segunda dose está sendo aplicada toda quinta-feira, das 8 às 16h. Já no ESF Vila Nova, Jardim Peró e Samburá, a imunização acontece de terça a sexta, das 9 às 16h.
Para receber a segunda dose da vacina, o cidadão deve ter feito a vacinação da primeira dose no município. No ato da vacinação deverá apresentar o documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio e no nome da própria pessoa, e ainda cartão de vacinação com a aplicação da primeira dose.
A coordenadora de imunização em Cabo Frio, Patrícia Freitas, ressalta que a eficácia prometida pela vacina foi determinada de acordo com estudos que testaram com as duas aplicações. Mas, para isso, ela reitera o alerta sobre a importância de a população obedecer o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde, que no caso da Coronavac/Butantan é de 28 dias.
“A segunda dose é muito importante pois aumenta a proteção contra a Covid-19 e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose e as vacinas ficam reservadas”, explica Patrícia.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).