back to top
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (29)

Pesquisa revela Fábio do Pastel na liderança; Magdala Furtado faz gravações para horário eleitoral gratuito, que começa nesta sexta (30) e Rafael Peçanha do outro lado a ponte; Andinho tem duas ações de impugnação; Alexandre Martins nas ruas e Rafael Aguiar na expectativa de mais um comício; Penha Bernardes e André Mônica começam agenda com carreata; Quaquá em Brasília; Lucimar da Educação firme nas caminhadas; Marco Antônio deferido para concorrer em outubro... E muito mais!

DISPARADO NA FRENTE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (28) começa por São Pedro da Aldeia, onde saiu a pesquisa de intenção de votos para prefeito, mostrando Fábio do Pastel (PL) disparado na frente, conforme levantamento do instituto Factum, com 56% na estimulada. A candidata Bia (PSDB) aparece com 13,6%, seguida por Cláudio Chumbinho (REP), com 13,1%. Outros candidatos aparecem com menor expressão nas intenções de voto: Marcelo do IAT (PRD) registra 2,1% e Sandra Autuori (PSOL), 1%. A administração do prefeito também foi avaliada na pesquisa, revelando índice de aprovação na casa dos 77%. Outro cenário confortável para Pastel foi o da rejeição, que ficou em 7 %; Chumbinho lidera, com 37,2%, e Bia aparece com 16%. Observa-se que Pastel tem 26 pontos percentuais a mais que todos juntos na estimulada, os quais somados dá 44%, incluindo brancos/nulos e indecisos.

AGRADECEU AOS ELEITORES

Falando em Pastel, ele fez uma live em suas redes sociais nesta quinta-feira (29) para falar do resultado da pesquisa. Agradeceu o apoio dos eleitores por estar à frente em relação aos outros candidatos: “Pessoal, eu vim compartilhar com vocês uma notícia boa, e estou muito feliz. Essa aprovação de governo é resultado de um ótimo trabalho da nossa equipe. Claro que vou prosseguir com muita determinação para tentar mais um mandato. Agradeço a todos pela pesquisa e espero que possamos ficar mais quatro anos para entregar todos esses projetos de trabalho no município.” Pastel está com a moral em alta e não se deixa abalar pelas críticas de seus adversários. Agora, ele está focado em sua campanha.

TROCA DE FARPAS

Ainda sobre São Pedro, um dia após Pastel ter respondido as críticas da candidata Bia de Guga (PSDB) quando ela disse que ele não representa valores como família e conservadorismo, a tucana da Aldeia fez um vídeo ao lado de familiares e disse que não vai aceitar mais nenhuma agressão contra ela ou os seus. Disse que na eleição passada sofreu muita perseguição e se calou, mas que “agora será diferente”. No final, chamou Pastel para um debate público para falar sobre a cidade e deixar de fora os ataques pessoais. Que treta, hein? O clima está tenso entre os candidatos.

PROBLEMAS FAMILIARES

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 59ª Promotoria Eleitoral, obteve a impugnação da candidatura a vereador, no município de São Pedro da Aldeia, de Jonhnatan Gonçalves da Silva, conhecido como “Petão Família”, do partido político Republicanos. Segundo a ação ajuizada pelo MPE, “Petão Família” se encontra inelegível por ter sido condenado pela 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 2017, a cinco anos de prisão pelo crime de associação criminosa armada, atual constituição de milícia privada. A situação já era esperada pelo candidato de Chumbinho, que tinha como plano ‘B’, filiar a esposa no partido para substituí-lo, mas o boato que corre na aldeia de Pedro, é que a mulher juntou a trouxas, os quadriciclos e a cria, e se mandou de volta pra capital, deixando “Petão sem família” e sem participar da eleição. Dizem ainda que, por isso, se vendo sem candidato, Chumbinho pai resolveu colocar seu filho, Felipe Chumbinho, no lugar. Acontece que quem não deve ter gostado muito foi o cunhado do candidato a prefeito, Mateus Rascão, que terá que dividir os votos da família para vereador. Será mais um problema familiar nesta eleição?

E AS PESQUISAS DE ARRAIAL E ARARUAMA?

Com a movimentação de pesquisas que aconteceu essa semana, com sondagens de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Búzios, os moradores de Arraial do Cabo e Araruama agora estão querendo saber quando vão sair pesquisas de lá. Bom, de Arraial a gente andou sondando e o prefeito Marcelo Magno (PL) estava esperando definir quem seria o adversário dele para pensar na consulta. E agora que a oposição decidiu que vai ser Andinho (União), tem que ver se o próprio vai conseguir o deferimento efetivamente, mas a gente acredita que até mais para frente deve ter alguma pesquisa da situação em Arraial. Sobre Araruama, recebemos informação que o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) teria encomendado uma e que deve sair em breve. Será? Vamos esperar.

PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO

Está cada vez mais difícil para o ex-prefeito de Arraial, Andinho Brito (União), continuar na corrida eleitoral. Isso porque somente nesta quinta-feira (29) houve duas Ações de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), sendo uma pedida pela coligação do prefeito Marcelo Magno (PL) – “A Força do Trabalho”, e a outra da promotora eleitoral Renata Mello Chagas; esta última já havíamos antecipado aqui, que ela iria entrar com a AIRC. Ambas as ações têm praticamente as mesmas justificativas, de improbidade administrativa e rejeição de contas pela Câmara Municipal. Diante deste cenário, onde Andinho insiste que está apto a concorrer, seria exagero questionar se isso não seria desobediência civil? E, mais ainda, será que aos olhos do cabista, um cidadão que é candidato ao cargo de maior autoridade no município, responsável pelo orçamento, tendo obrigatoriedade com leis e determinações, não poderá cometer desobediência civil no que diz respeito aos cofres públicos?

GRAVAÇÕES E AGENDA EM TAMOIOS

Em Cabo Frio, nesta quinta-feira (29) a agenda de campanha da prefeita Magdala Furtado (PV) foi de gravação de programas para o horário eleitoral gratuito, que começa a partir desta sexta-feira (30). Na noite desta quarta (28), ela, seu vice, Léo Mendes (MDB) e o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) estiveram no lançamento da campanha à reeleição do vereador Douglas Felizardo (Avante) e de Andrezinho Bandeira (PSB), num espaço de eventos nas Palmeiras. Já para amanhã, o sextou (30) vai ser agitado, com agenda exclusiva em Tamoios, começando às 9h com caminhada a partir do shopping em Unamar. Depois do almoço, às 14h, tem reunião com apoiadores num condomínio, seguido de caminhada, às 15h, a partir da rua do DPO. Para as 17h15, está prevista reunião geral na Casa de Campanha e, fechando os compromissos do dia, Magdala participa do lançamento da campanha à reeleição do vereador Oséias de Tamoios (PV).

EX DE MARQUINHO É O ATUAL DE MAGDALA

Falando em Magdala, ela fez nova mudança em seu secretariado e nomeou Mauro Branco como o novo secretário de Mobilidade Urbana. A ex-secretária Danielle Salles, exonerada há uma semana, passou a ser adjunta da pasta. A entrada do titular na atual administração é uma recomendação de Marquinho Mendes, que está na coordenação de campanha da prefeita. Mauro já foi secretário de Marquinho, inclusive, quando ocupou o mesmo cargo.

PROPAGANDA ELEITORAL

Ainda sobre Magdala, a coligação ‘União do Bem’ – Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB), Avante, PSB, PRTB, PDT e MDB – será a primeira a veicular a propaganda em bloco na TV nesta sexta (30), quando começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que termina em 3 de outubro. As campanhas para prefeito e vice-prefeito ocuparão 20 minutos em rede por dia, no rádio e na televisão, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado. Além disso, haverá a veiculação de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador. A legislação não prevê tempo em cadeia para a eleição de vereador. A propaganda em bloco será veiculada no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As inserções serão veiculadas entre 5h e meia-noite, na proporção de 60% (42 minutos) para o cargo de prefeito e 40% (28 minutos) para o de vereador. A distribuição das inserções será feita em três faixas de horário: 5h às 11h; 11h às 18h e 18h às 24h. Depois da União do Bem, segue a propaganda da Federação PSOL/ Rede e depois, ‘Cabo Frio Vai Melhorar’. A ordem de veiculação foi definida em sorteio realizado na última terça-feira (20), na sede do Cartório da 256ª Zona Eleitoral.

COMÍCIO NO JARDIM

Já o candidato Dr Serginho (PL), junto com seu vice, Miguel Alencar (União), estão na expectativa de mais um comício, que acontece na noite desta sexta (30), no Jardim Esperança, evento que promete atrair grande número de eleitores. Nesta quinta (29), Serginho gravou vídeos para material de campanha e percorreu bairros em carro de som – imagem. E também na sexta, antes do comício, os compromissos do candidato incluem entrevista em emissora de rádio e carro de som pelos bairros.

CORPO A CORPO DO OUTRO LADO DA PONTE

Cumprindo a agenda de campanha eleitoral, o candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (Rede), esteve na tarde desta quinta-feira (29), nos bairros Boca do Mato e Porto do Carro. Acompanhado da vice Leila Tomazinho (Psol), ele fez corpo a corpo e ouviu as principais demandas da população local. Durante a noite, Rafael se reúne com moradores do Guriri. Nesta sexta-feira (30), a equipe de Rafael vai divulgar a agenda dos próximos dias.

COMÍCIO DOMICILIAR E ENTREVISTA

Já o candidato da Unidade Popular, Vinicius Seguraço, fez comício domiciliar no Tangará na noite de quarta (28) e nesta quinta (29), deu entrevista em uma rádio da cidade. Durante a conversa, ele falou um pouco das propostas de governo, entre elas, a criação de uma empresa de ônibus municipal com tarifa zero. A equipe não divulgou a agenda desta sexta (30).

NAS RUAS

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) também segue em ritmo acelerado, ainda mais agora que a pesquisa apontou que ele continua na frente, com uma margem de distância bem favorável em relação ao segundo colocado. Esteve vistoriando a Brava, Tucuns e Cem Braças. Na noite fria desta quinta (28), se reuniu com eleitores e candidatos em Geribá. No sábado (30), Alexandre tem caminhada em Cem Braças (9h) e comício em Manguinhos (19h).

COMÍCIO EM JOSÉ GONÇALVES

Continuando em Búzios, a oposição se movimenta durante a campanha. Mais um comício será realizado na noite desta sexta-feira (30). O candidato a prefeito, Rafael Aguiar (PL), junto com seu vice, Leandro de Búzios (MDB), vai discursar para os moradores de José Gonçalves. A concentração será em frente ao campo. O objetivo do encontro é falar sobre as propostas de governo e compartilhar as principais ideias com a população.

REUNIÃO, CARREATA E CAMINHADA

Em Araruama, a vereadora e candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) está com a sua agenda bastante movimentada nestes dias. Tá em modo turbo mesmo. Na noite desta quarta-feira (28), ela e seu vice, André Mônica (União), realizaram uma reunião no bairro de Iguabinha – imagem, com a presença da prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), que reuniu centenas de moradores que prestigiaram e debateram ideias para o futuro da cidade Já nesta quinta (29), Penha e André começaram os trabalhos com carreata no Regamé e, à tarde, caminhada no Jardim São Paulo. Ufa!

E MAIS PROMESSAS

Por outro lado, a candidata a prefeita Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB) tem falado em suas redes sociais sobre diversos projetos que pretende implementar em seu plano de governo, caso seja eleita. Um deles se chama “Verde e Amarelo Tarifa Zero + Mobilidade”. Será que ela vai seguir o exemplo de Maricá? Um bom projeto, até porque copiar o que dá certo tá valendo. Lá, há ônibus gratuitos e um transporte público de qualidade, e recebe royalties do petróleo. Aqui, uma cidade bilionária que está em sexto lugar no ranking de maiores recebimentos de royalties não recebeu esses benefícios durante o mandato da atual prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Promessa é dívida e é necessário ter resposta para que o povo acredite no candidato que vai escolher na hora do voto.

EM BRASÍLIA

O deputado federal e candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), esteve em Brasília nesta quarta-feira (28) para uma reunião na Confederação Nacional da Indústria. Durante o encontro, o petista se reuniu com o deputado federal João Carlos Bacellar (PL), com o presidente da CNI, Ricardo Alban, e com o diretor de Relações Institucionais, Roberto Muniz. A tônica foi a discussão de propostas para transformar Maricá num modelo de industrialização para o Brasil. Entre as iniciativas apresentadas no plano de governo de Quaquá, está a criação de um programa de capacitação em parceria com o Senai, além do incentivo à indústria sustentável no município. Após as eleições, está prevista a visita de Ricardo Alban ao Rio para formalizar uma parceria com a Firjan. Quaquá está aproveitando o período de campanha para buscar soluções para os seus projetos, entre eles, a construção de um porto, que é considerado um dos mais importantes. Já imaginou como seria a mobilidade urbana no eixo Maricá-Rio através de ferry boat? Uma facilidade imensa para as pessoas se deslocarem, fora o ganho de tempo.

SEMPRE JUNTAS

Em Saquarema, a candidata a prefeita Lucimar da Educação (PL) segue firma nas caminhadas. E sua vice também está sempre presente, a Dra. Raquel (União). As duas foram até o bairro Barra Nova percorrer toda a Avenida Litorânea nesta quinta-feira (29). Adesivos e panfletos foram distribuídos para os moradores. O assunto principal durante a conversa foi o plano de governo. Teve até carro de som para entrar no ritmo da campanha. Lucimar continua em alta e pretende ampliar ainda mais sua agenda política.

“MENTIROSOS DA TURMA”

Do outro lado, a oposição, no mesmo modus operandi de campanha de sempre, continua martelando. Desta vez, o candidato a prefeito Rômulo Gomes (Novo) relembrou o episódio em que o ex-secretário de Educação, Antônio Peres, afirmou, em frente à prefeitura, que o representante do município contratou advogados particulares para entrar na justiça quando a prefeita Manoela Peres (PL) foi afastada do cargo por improbidade administrativa, no início deste mês. Rômulo afirmou que a gestão é formada por prefeito e vice-prefeito, e ambos foram eleitos pelo povo, ressaltando que jamais a prefeita iria investigar a si mesma. Por fim, chamou Peres de condenado, pois ele não pode se eleger por ser ficha suja. Que coisa, hein. Rômulo até mencionou que os “mentirosos da turma” pressionaram secretários e funcionários do segundo escalão a pedirem demissão, fato que foi negado pela administração municipal quando Manoela foi para as redes sociais pedindo que não tomassem essa medida.

CANDIDATURA DEFERIDA

Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito, Marco Antônio (PSB), está atento ao seu concorrente. Ele insiste em afirmar, de todas as maneiras, que o prefeito Vantoil Martins (CID) não fez nada pela cidade. Desta vez, nesta quinta-feira (29), ele declarou que “a população sofre diariamente com uma saúde pública de péssima qualidade”. Em relação a isso, uma de suas propostas é construir um hospital de pequeno porte. Será que isso seria uma boa? Talvez fosse melhor pensar em um hospital de grande porte que possa atender a uma alta demanda de pacientes. Além disso, a justiça eleitoral deferiu o registro de candidatura de Marco para prefeito. Ele está apto a disputar as eleições de outubro.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo