Sete pássaros silvestres, que eram mantidos em cativeiro em Cabo Frio, no bairro São Cristóvão, foram resgatados nesta quarta-feira (14). A ocorrência foi registrada na Rua Marques de Olinda, após uma denúncia ao Linha Verde.
Conforme a ocorrência, policiais militares foram até a residência alvo da denúncia, que mencionava uma suposta criação de aves sem as devidas licenças. No local, os agentes encontraram sete pássaros, quatro tizis, dois coleiros e um canário.
Um homem se identificou como responsável pelos animais, contudo, ao ser questionado sobre as autorizações necessárias para a criação das aves, disse que não as possuía. Com base no artigo 29 da lei 9605/98, os policiais ambientais recolheram os animais e procederam junto ao acusado à 126ª DP (Cabo Frio), onde a ocorrência foi registrada.
Todos os pássaros foram apreendidos e levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde serão devolvidos ao habitat natural após tratamento.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).