15/01/2025 — 07:12
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (13)

Vice de Magdala pode ser anunciado nesta quarta (14); Câmara aprova contas de Alexandre Martins; Polêmica sobre pedido e impugnação em Arraial varre grupos de whatsapp; Fábio do Pastel vai lançar campanha durante live; Vantoil Martins fala das obras da UPA; Penha Bernardes recebe pai de Henry Borel; Manoela Peres volta ao culto evangélico; Clima olímpico continua em Maricá... E muito mais!

Compartilhe

VICE DE MAGDALA DO MDB?

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (13) começa por Cabo Frio, onde o mistério de quem será o vice na chapa da prefeita Magdala Furtado (PV) tem tudo pra ser definido nesta quarta-feira (14), a um dia do prazo final para registro de candidatura. Magdala e o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que ainda nutre esperança numa reviravolta judicial que o permita concorrer, voltaram a conversar, isso é certo. Na cidade estão especulando que os dois possam se juntar, o que tem fundamento. Apesar de MM crer numa liminar, nossas fontes fidedignas dizem que ele já cogita a possibilidade do MDB ser vice na chapa da prefeita. Mas não com o ex-prefeito, que não aceita menos que a candidatura majoritária. E quem recebeu o convite para fazer essa representação foi o vereador Léo Mendes, que já foi líder de governo na Câmara e pretenderia a reeleição no legislativo. Só que ele, por sua vez – a gente soube pelos corredores da Câmara -, está numa dúvida atroz, porque acredita que tem mais chances de renovar o mandato de vereador. Será que Marquinho e Magdala vão se juntar realmente? Tentamos falar com o vereador emedebista, mas sem sucesso.

MAGDALA OLÍMPICA

A turma do marketing da prefeita Magdala Furtado (PV) aproveitou a bela performance das atletas olímpicas brasileiras para “medalhar” Super Mag: ouro em diversas categorias, incluindo “entregas em menos tempo”. A postagem afirma que “as Olimpíadas em Paris chegaram ao fim, mas aqui em Cabo Frio, nosso legado é eterno e brilha como ouro”. Nos comentários, muitos aplausos mas também muitas cobranças, como os buracos nas ruas e os supostos supersalários na Saúde.

HISTÓRIA DOS 3 PORQUINHOS

O vereador de Cabo Frio, Davi Souza (PP) – que vem fazendo críticas à prefeitura de maneira, digamos, bastante criativa, lançou um vídeo até bem engraçado – sem tirar a seriedade do caso – nesta terça (13), mostrando que a ventania que passou pela cidade, nesta segunda-feira (12), fez vir a baixo a estrutura de uma creche em construção no segundo distrito. A questão da infraestrutura precária em vários equipamentos públicos, inclusive alguns recém-reinaugurados, “de fachada”, segundo o vereador, tem sido uma crítica constante dele, mas que sempre vem acompanhada de imagens feitas pelo próprio. Desta vez ele usou a história dos Três Porquinhos para ilustrar a denúncia. Confira no vídeo acima.

TURISMO DESGOVERNADO

Ainda no município cabo-friense, empresários do ramo de hotelaria, bares e restaurantes, têm reclamado da falta que está fazendo um secretário de Turismo na cidade, afinal de contas o setor é o ganha-pão de boa parte da mão de obra local. Reclamações principalmente por conta do abandono de pontos turísticos da cidade, como o Boulevard Canal, Morro da Guia, entre outros. Atualmente, a pasta é representada por um secretário interino, Eduardo de Jesus, desde que a última titular, Paola Mira, deixou o cargo, no início de julho. Entramos em contato com a prefeitura, mas ainda não há previsão de quando um novo titular será nomeado.

CONTAS APROVADAS

Armação dos Búzios, onde a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (13), as contas de governo do prefeito Alexandre Martins (REP), referentes ao exercício de 2022. O Tribunal de Contas do Estado já havia emitido parecer prévio favorável à aprovação das contas, com ressalvas, determinações e recomendações. Alexandre, depois de passar por um período complicado, quando foi afastado do cargo por quase três meses, viu a maré favorável voltar. É um gás extra pra tocar a campanha, que começa na próxima sexta-feira (16).

ÁGUA E ÓLEO SE MISTURAM SIM

Ainda em Búzios, essa união do candidato a prefeito, Rafael Aguiar (PL), e seu vice, Leandro de Búzios (MDB), está dando o que falar na cidade. Eles se uniram e gravaram um vídeo nesta segunda-feira (12) para tentar explicar à população o que aconteceu com aquilo que muitos julgavam ser água e óleo. No entanto, o “amor por Búzios” é capaz de promover verdadeiros milagres. A peça publicitária do candidato veio com intuito de esclarecer essa dúvida do eleitor. Foi mencionada uma pesquisa pós-convenções, embora não registrada, e, portanto, os dados não possam ser publicados. A pesquisa revelou que uma parcela significativa da população parece não entender a junção dos dois adversários, que se atacavam mutuamente na suplementar e agora são amicíssimos. Como a água e óleo que se misturam e mostram que as fórmulas da química as vezes erra. Eles falaram várias vezes, sem vaidade, alegando que o grupo deles representa o lado do bem.

“VAI SER VITÓRIA CONSOLIDADA”

E sobre essa pesquisa não registrada e que demonstraria que a disputa seria acirrada, como publicamos na última sexta (9), Marcus Vallerius, o Marcão, secretário de Governo e presidente do Republicanos de Búzios, disse que leu a nota e não gostou. Garantiu que tem pesquisa colocando Alexandre com larga vantagem na frente de Rafael e insistiu que essa união dos dois não está tendo o efeito que eles esperavam nas ruas. Marcão acredita que “está muito fácil pedir voto para o Alexandre nas ruas, porque ele tem muitas obras sendo apresentadas e, inclusive, acredita que não vai ser uma vitória no photochart, não, que vai ser uma vitória consolidada.

POLÊMICA EM ARRAIAL

Em Arraial do Cabo, a notícia de que tinha dado ruim para a nominata da federação PT-PV-PC do B, que teve contra si uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), varreu os grupos de whatsapp da região. A justificativa da AIRC é que o presidente da municipal, Arildo Mendes, não teria constituído órgão provisório no município no prazo de seis meses antes das eleições. A consequência disso é que cairiam todos os 10 pedidos dos candidatos. Acontece que não é bem assim. Apesar de não termos conseguido falar com Arildo – ele não atendeu aos nossos chamados por celular – conversamos com o pré-candidato a vereador pelo PT cabista, Willian Luz, que nos explicou que o processo eleitoral da federação segue os trâmites normais e que a legislação da federação afirma que como ela já existe em âmbito nacional, automaticamente se replica nos âmbitos estadual e municipal. “O que é obrigatório registrar é a ata da convenção, isso foi feito”, destacou. Explicação esta ratificada pelo advogado especialista em direito eleitoral, Pedro Canellas. “Não é obrigatória a existência de um órgão municipal da federação. Sendo assim, o DRAP vai ser deferido”, explicou ele, referindo-se ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP).

LANÇAMENTO DA CAMPANHA

O prefeito e candidato à reeleição em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), está empolgado com o lançamento da sua campanha. O evento será em formato de live e vai acontecer a partir da meia-noite de quinta (15) para sexta-feira (16). Pastel segue em ritmo acelerado, já que no mesmo dia terá o primeiro adesivaço no comitê do Partido Liberal, no Centro. O prefeito tá on e se prepara para uma jornada ainda mais intensa.

FIRJAN EM SÃO PEDRO

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, Cláudio Viviani, está muito entusiasmado com a chegada da Firjan na cidade. Nesta terça (13) ele fez questão de entrar em contato com os veículos de comunicação para divulgar a abertura das inscrições nos cursos gratuitos, nesta quarta-feira (14). Após mais de 15 anos de busca com as prefeituras da região para viabilizar a implantação de uma unidade do Sesi/Senai, o Firjan locou o espaço onde está sendo finalizada a montagem da escola, com investimentos de mais de R$ 30 milhões de recursos das entidades do próprio sistema para a compra dos módulos construtivos e equipamentos. A escola terá capacidade para atender até 700 alunos por dia, em diferentes turnos. A Firjan optou por fazer este investimento pois já se apresentava latente a necessidade de uma unidade na Região dos Lagos. Para esta ação de investimento eles contaram com o apoio institucional da prefeitura aldeense. A previsão, é que a inauguração ocorra dia 19 de setembro. De acordo com Viviani, até dezembro, vão ser 45 cursos disponíveis. Acompanhado do prefeito Fábio do Pastel, ele tem acompanhado de perto as instalações.

OBRAS A TODO VAPOR

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve presente em uma vistoria nesta terça-feira (13) para conferir o novo UPA. As obras seguem a todo vapor, depois de um tempo paradas devido à rescisão contratual com a empresa vencedora da licitação, por descumprimento de cláusula prevista no edital. Os trabalhos foram retomados em junho. A UPA está operando em uma estrutura provisória de 460 m², construída ao lado da unidade em reforma. Até o momento, não há confirmação sobre o novo prazo para a conclusão dos trabalhos.

REUNIÃO NA SECRETARIA

Ainda sobre Iguaba Grande, nesta terça-feira (13), o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, encontrou-se com os representantes de Araruama e São Pedro da Aldeia, Ana Paula Rodrigues e Mario Flavio Moreira, respectivamente. A reunião teve como objetivo alinhar projetos conjuntos voltados para a educação ambiental, incluindo a realização da trilha costeira TransLagunar, que permitirá a observação da fauna e flora ao longo do trecho entre os três municípios. O encontro foi sugerido pela coordenadora do Instituto Escola do Mar, Paloma Arias.

PLANO DE GOVERNO

A vereadora e candidata à prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), recebeu nesta segunda-feira (12) Leniel Borel, membro do movimento contra a violência infantil. Leniel, pai de Henry Borel, uma criança que foi vítima de violência, está empenhado na regulamentação da Lei Henry Borel nos municípios. Ele destacou que existem cerca de 9.000 crianças vítimas de violência sexual no estado do Rio de Janeiro e que Araruama também enfrenta esse problema. A Lei Henry Borel é vista por Leniel como uma ferramenta essencial para a proteção das crianças e adolescentes. Ele pediu o apoio da cidade para a implementação da lei. Penha afirmou que a Lei será incluída no plano de governo que está sendo elaborado e será uma das propostas para a gestão de Araruama.

MANOELA NO CULTO

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) voltou a ser vista orando, nesta segunda-feira (12), num culto evangélico da cidade, para agradecer seu retorno ao cargo. No fim de semana, ela já havia comparecido a um outro, além de ter ido à missa católica. Sua comitiva estava lá, incluindo sua cunhada Ana Amélia, que está em todas, e a candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL). Por outro lado, Rômulo Gomes (Novo), que voltou ao cargo de vice-prefeito, vai fazer de tudo para tentar se aproveitar das denúncias contra Manoela para fortalecer sua campanha. O outro candidato, Paulo Melo (MDB), até agora não se posicionou sobre o retorno da prefeita. Ele anda quietinho, apenas observando como serão os próximos capítulos.

CLIMA OLÍMPICO CONTINUA EM MARICÁ

O clima esportivo em Maricá não acabou com as Olimpíadas, por lá a garotada respira esporte. Assim como o prefeito, Fabiano Horta (PT). Para aproveitar esse embalo, ele abriu as inscrições na Arena de Lutas de Inoã. Entre as atividades ofertadas estão boxe, kickboxing, wrestling, judô, jiu-jitsu, karatê, MMA e muay thai. Horta, como sempre, gosta de praticar esportes; inclusive, no dia do aniversário dele, vai ter até pedalada com os amigos. Um atleta nato!

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo