15/01/2025 — 02:15
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio emite alerta por conta de ciclone extratropical

Defesa Civil emite recomendações para ventos de até 50 km/h e mar com ondas que podem chegar a quatro metros

Compartilhe

No fim da tarde desta segunda-feira (12), a Defesa Civil de Cabo Frio emitiu um alerta devido à aproximação de um ciclone extratropical. Não há previsão de chuva intensa, contudo a cidade deve registrar queda brusca de temperatura e mar alto.

Este ciclone, que se formou no Oceano Atlântico, está impactando o tempo no Sul e Sudeste do Brasil, trazendo ventos fortes e mar agitado. As ondas podem chegar aos quatro metros.

As temperaturas em Cabo Frio devem variar entre 11°C e 25°C, com umidade relativa do ar entre 44% e 98%. Configurações meteorológicas indicam que as madrugadas serão mais frias. Ventos de até 52 km/h são esperados, especialmente à tarde e à noite. As condições climáticas adversas devem perdurar até quarta-feira (14).

Nas redes sociais, o superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, Márcio Soren, alertou sobre as condições climáticas, mencionando a possibilidade de ressaca e agitação marítima. Ele também recomendou que se evitem atividades náuticas, de pesca e banhos de mar devido ao risco de ondas grandes e ventos fortes.

“Um ciclone extratropical está se aproximando da nossa região, provocando ventos intensos e ressaca no mar. Portanto, é fundamental redobrar a atenção para garantir nossa segurança. Evitem atividades ao ar livre e nas praias, e protejam os objetos que estejam em áreas expostas de suas residências” declarou Márcio, complementando: “Este ciclone está localizado a cerca de 1.600 quilômetros do centro da costa Sul e a 2.200 quilômetros da costa da nossa região, mas é um ciclone grande, com raio de 1.700 quilômetros de vórtice, então afeta aqui”,

Soren também destacou que ventos de até 50 km/h, com rajadas, são esperados a partir do final da tarde, com a ressaca durando até quarta-feira. “Evitem um pouco pesca em costões, ou embarcado, ou em decks, até porque existe o perigo de onda súbita. Os banhistas devem evitar também o mar. Com relação ao vento, evitem atividades ao ar livre nesse horário de vento forte, assim como trabalhos em altura”, destacou.

A Defesa Civil recomenda que a população mantenha-se informada sobre as atualizações meteorológicas e proteja objetos em áreas expostas. Para emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199 ou 2647-0199.

Os efeitos do ciclone também são sentidos em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo