Em Búzios, a partir de 2025, uma parceria entre o Colégio Paulo Freire, e o Instituto Federal Fluminense poderá oferecer ensino técnico durante o turno da noite, na modalidade EJA.
O diploma será emitido tanto pela instituição federal quanto pela municipal. Inicialmente, estaria sendo proposto o curso de gastronomia, contudo, tem acontecido, em parceria com com os comerciantes locais, uma pesquisa de intenção de demanda, visando oferecer os cursos que o município mais necessita.
Em Búzios 24,5% dos jovens cursando o ensino médio na cidade desistiram de estudar (INEP, 2017). O desinteresse em estudar é fator significativo. Conforme revelado em pesquisa recente, 38% dos adolescentes entrevistados (IBGE/Pnad) admitiram não se sentirem motivados para continuarem na escola.
Foi aí que o debate sobre a politécnica surgiu na primeira reunião pedagógica do ano de 2024. Na politécnica, o trabalho é o princípio educativo na formação do estudante, que se dará através de seu acesso às múltiplas áreas do conhecimento, inclusive as tecnológicas e científicas.
Foi assim que se organizou um grupo multidisciplinar, formado por professores e equipe pedagógica, chamado CEJATEC, que juntou essa parceria com o IFF, que inclui educação técnica de qualidade e ensino médio na modalidade EJA, voltado para jovens e adultos.
Alessandra e Matheus são diretores geral e adjunto. Daniela, Fernanda, Luisa e Rômulo professores do Colégio Municipal Paulo Freire.