Na próxima quarta-feira (24), a 1ª Vara Criminal Especializada de Combate ao Crime Organizado faz a primeira audiência do processo de Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó das Bitcoins”, em que ele é acusado de lesar milhares de pessoas com o esquema de pirâmide financeira disfarçada em investimentos em bitcoins.
Serão ouvidas as testemunhas indicadas pelo Ministério Público, sendo investidores na empresa Gas Consultoria, que prometia lucro mensal de 10% sobre os valores aportados. A polícia calcula que o esquema do Faraó movimentou um total de R$ 10 bilhões.
A Gas Consultoria funcionava em Cabo Frio, onde Glaidson começou a vida como garçom. Quase todas as testemunhas de acusação são moradoras da Região dos Lagos. Glaidson vai acompanhar a audiência de modo virtual, da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, onde está preso.
Esse é um dos processos a que Glaidson responde por Financiamento de Organização Criminosa. Ele responde também por acusações de mandante de homicídios de concorrentes e a outros processos contra o sistema financeiro na justiça federal.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).