15/01/2025 — 06:36
  (Horário de Brasília)

“A GIRA”/ Coletivo Griot inicia circuito de atividades culturais afro-brasileiras neste sábado (23), em Cabo Frio

Contemplado pelo Edital Gilberto Marques, projeto será desenvolvido em escolas e espaços públicos do município

Compartilhe

O Coletivo Griot de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras, de Cabo Frio, promove o circuito cultural “A Gira”, em escolas e espaços públicos do município, entre os meses de setembro e novembro. A programação será composta por oficinas, palestras, rodas, bailinhos e apresentações. O primeiro encontro está marcado para este sábado (23), na Escola Municipal Professora Catharina da Silveira Cordeiro, no bairro Monte Alegre. Até 24 de novembro, serão promovidos outros dez encontros, ou “giras”, dedicados às tradições, resistências e contemporaneidades dos universos negros.

Contemplado pelo Edital Prêmio Gilberto Marques de Fomento à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura afro-brasileira tradicional e contemporânea na região; apoiar e valorizar agentes culturais e artistas pretos; desenvolver ações antirracistas através da cultura; circular bens culturais, inclusive do patrimônio imaterial nacional, em espaços e escolas públicas, especialmente das regiões periféricas do município.

Durante os encontros, serão abordadas expressões afro-brasileiras tradicionais, tais como o jongo, coco de roda, maracatu, movimentos e ritmos; expressões negras contemporâneas, tais como o Hip-hop (rap, DJ, grafite, breaking/b-boy e b-girl), o Funk (passinho); a boneca abayomi; e assuntos relacionados ao racismo, ao racismo religioso, e ao desenvolvimento e representatividade negra nos fazeres e saberes culturais na região.

O Coletivo Griot tem sede em Cabo Frio e, desde 2008, realiza ações culturais afrocentradas na região, tendo à frente da proposta, em sua maioria, mulheres negras, LGBTQIA+ e a participação de agentes culturais/artistas majoritariamente negros, atuantes dentro e fora do território descrito.

Confira a seguir a programação das atividades gratuitas do projeto “A Gira”:

*Dia 23/9 | a partir das 8h – Sábado – Escola Municipal Profa Catharina da Silveira Cordeiro (Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/n. Monte Alegre)*

Oficina de Graffiti – com Bianca da Silva Vieira (a Bia do Grafiti “Tá na rua”) Oficina com produção final de arte em parede interna da unidade escolar com temática periférica. Público alvo: alunos da E. M. Profa Catharina da Silveira Cordeiro.

Oficina e Apresentação de Breaking – com Daniel Arm. Serão abordados movimentos básicos dessa dança fundamental da cultura hip-hop.

Oficina e Roda de Expressões Afro-brasileiras – com profª Márcia Fonseca. Movimentos e gestuais básicos da Dança do Maracatu de baque Virado e samba reggae.

Oficina e Exposição de Abayomi – com profª Andreia Fernandes Neves.

*Dia 30/9 | a partir das 8h – sábado – Escola Municipal Profª Catharina da Silveira Cordeiro*

Oficina e Roda de Expressões Afro-brasileiras – com profª Márcia Fonseca. Percussão básica de Jongo, Samba Reggae e Maracatu

Oficina de DJ e Bailinho – com DJ Nanda

Oficina de musicalização com violão + apresentação – com Daniel Arm

*Dia 21/10 | de 8h às 12h – sábado – Escola Municipal Evaldo Salles (Rua do Moinho, nº 20, Peró)*

Oficina e exposição de Abayomi – com profª Andreia Fernandes Neves.

Oficina de Produção Musical – com Racassi

*Dia 6/11 | segunda-feira às 19h30m – Estúdio GRIOT, no Centro*

Oficina de Maracatu para Mulheres Tambor de Iaiá- Com profª Marcia Fonseca (Fulô do Griot)

Informações e inscrições via QR code (ao fim da programação)

*Dia 9/11 | quinta-feira às 19h30m – Estúdio GRIOT, no Centro*

Oficina de Danças afro-brasileiras e populares – Com profª Marcia Fonseca (Fulô do Griot)

Informações e inscrições via QR code (ao fim da programação)

Dia 11/11 | Sábado – de 9h às 11h – IFF/ NEABI campus Cabo Frio (Estrada Cabo Frio – Búzios, s/nº. Baía Formosa), no Anfiteatro Bloco J.

Roda de Conversa sobre Racismo Estrutural e Racismo Religioso – Ameaças e Resistências + Apresentação de Dança de Orixá e Percussão. Composta por Aninha Catão, Andreia Fernandes, Dom Joanir e Prof. Doutor Vinicius Teixeira Santos. Apresentação artística: Aninha Catão do Grupo Tambor de Cumba (RJ) e o Tambor de Iaiá, em rede com o GRIOT.

Aberto ao público.

*De 22 a 24/11 | Semana da Consciência Negra na E M Profª Catharina da Silveira Cordeiro (Rua Dr. Cardoso Da Fonseca, s/nº. Monte Alegre)*

*Dia 22/11 | terça-feira – de 13h às 16h*

Oficina de Expressões Afro-brasileiras e Populares – Maracatu para Crianças – com profª Marcia Fonseca.

*Dia 23/11 | quarta-feira – de 13h às 16h*

Oficina de Funk (Passinho) + Bailinho – com profª Márcia Fonseca + DJ Nanda + Participação de Racassi

*Dia 24/11 | quinta-feira, – de 13h às 16h*

Oficina de Expressões Afro-brasileiras e Populares – Maracatu para crianças | Mini cortejo do “Filhos do Catharina” – com profª Marcia Fonseca. Participação especial do Tambor de IaiÁ

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo