A atleta de jiu-jítsu de Cabo Frio, Gabi Yamaguchi, participou da primeira etapa do Campeonato Kids Internacional 2023, e garantiu o pódio de vice-campeã. O evento foi organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e ocorreu no sábado (2), na Arena da Juventude, na Vila Militar em Deodoro, no Rio de Janeiro.
A faixa cinza retomou ao tatame há duas semanas, após uma lesão no joelho, e encarou uma luta duríssima, com oponentes muito fortes. “Foi uma luta muito difícil. Perdi a segunda luta por um detalhe. Eu também não tive muito tempo para me preparar por causa da lesão, mas estou feliz com o resultado”, disse Gabi.
A lutadora mirim, que completou 11 anos no dia 31 de agosto, agora conta com 43 títulos, sendo seis cinturões e 37 medalhas – 28 ouros, seis pratas e três bronzes.
O Campeonato Kids Internacional 2023 é novidade no Brasil dessa confederação. Até então só existiam dois eventos internacionais com categoria infantil: o Brasileiro, disputado em São Paulo, e Sulamericano, no Rio de Janeiro.
A menina é moradora do bairro Jardim Caiçara, em Cabo Frio, e faz parte do Projeto de Inclusão Social Lutando com Educação, além de representar a Equipe Sid Jacintho.
Vaquinha on-line
Gabi Yamaguchi está arrecadando verba para custear a viagem para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, local onde ocorrerá o Campeonato Mundial de Jiu-jítsu, em novembro. A viagem tem custo alto e a família iniciou uma vaquinha on-line para arcar com as despesas. A meta é R$ 35 mil para arcar com passagem, hospedagem e alimentação. Quem quiser ajudar basta acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/gabi-yamaguchi-mundial-de-jiu-jitsu-em-abu-dhabi. A contribuição pode ser de qualquer valor.
Para acompanhar a atleta e ficar por dentro das competições basta acessar o Instagram (@gabiyamaguchi.bjj).
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).