BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (2)

Os bastidores da entrega das chaves do Minha Casa Minha Vida em Cabo Frio; O bloqueio das contas do prefeito Marquinho Mendes; O abraço na Lagoa de Araruama; Lotação máxima em Arraial do Cabo; As contas de Chumbinho; E muito mais...


O QUE TODO MUNDO SABE

Passada a ansiedade da entrega das chaves do Condomínio Monte Carlo, do Programa Minha Casa Minha Vida, em Cabo Frio, alguns acontecimentos ocorridos nos bastidores não poderiam deixar de ser comentados aqui na Boca Miúda. A começar pelo inesperado cancelamento da cerimônia, anunciado pelo Ministério das Cidades, na tarde da última quinta-feira (29), véspera de feriado. O prefeito Marquinho Mendes quase infartou. Os beneficiários, revoltados com o novo adiamento, protestaram e fecharam a ponte e trancaram o trânsito da cidade, no início da noite, que já estava tumultuado por conta da chegada dos turistas. Mas isso é o que todo mundo sabe.

 

 

O QUE POUCOS SABEM

O que poucos sabem é que. O presidente do PP de Cabo Frio, Alcimar Caldas, na quinta-feira (29), cumpria agenda com o deputado Júlio Lopes no município cabo-friense. Ao assistir `transmissão ao vivo que eu, Renata Cristiane, estava fazendo diretamente do protesto dos beneficiários do programa federal, via Facebook, mostrou ao deputado (que estava ao seu lado). O detalhe é que Júlio é do mesmo partido do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e imediatamente ligou para ele. E disse que era para rever o cancelamento, pois o mesmo tinha gerado protestos e muita insatisfação. O ministro disse que o adiamento era porque o presidente da República, Michel Temer, queria vir a Cabo Frio para entregar pessoalmente as unidades habitacionais (Temer assumiu ser pré-candidato à releição). Foi quando o deputado federal ligou para Temer e disse que estava arriscado ele perder mais votos e ainda levar vaia por ter adiado a entrega das chaves. O presidente voltou atrás e manteve o evento para o sábado (31). Júlio Lopes ligou e deu a notícia em primeira mão, para que eu transmitisse ao prefeito. Assim eu fiz. O próprio Marquinho custou a acreditar na reviravolta. Mas foi assim que ela aconteceu.

 

 

 

AUTORIDADES EM CABO FRIO

O sábado chegou e com ele as autoridades. As comitivas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e dos ministros da Cidade Alexandre Baldy e dos Esportes, Leonardo Picciani, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Cabo Frio pouco depois das 10h, em dois jatinhos da FAB. Nem mesmo a crise no País fez todos virem num jato só. Foram recepcionados pelo prefeito Marquinho Mendes e alguns secretários. Claro que a intenção de Temer era vir ele mesmo entregar as 1800 unidades habitacionais e não deixar a faca e o queijo não mão de Maia, que assim como o presidente, é pré-candidato à presidência da República. Mas não teve jeito. Temer tinha que ficar em Brasília apagando o fogo criado pela Operação Skala, mais um desdobramento da Lava Jato, que desta vez, prendeu (depois soltou) vários amigos do presidente.

 

 

NÃO É MAIS GRUPO LIBRA

Ainda no sábado (31), o layout do Aeroporto Internacional de Cabo Frio recebeu algumas modificações, que não passaram despercebidas por passageiros e funcionários. O nome Grupo Libra foi apagado de todos os letreiros. Em nota, a Aeropart, que já era acionista minoritária do aeroporto, informou que é o novo controlador da Concessionária Costa do Sol, que administra o local. De acordo com a nota, desde 11 de dezembro de 2017 o Grupo Libra não é mais acionista do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. De acordo com a Aeropart, o novo projeto de comunicação visual e a nova logomarca, que já foi concebida, serão implantados em breve. O curioso foi a retirada do nome do antigo controlador bem no dia em que autoridades federais desembarcaram no aeroporto, logo depois que o nome do Grupo Libra entrar como suspeita de fraudes em nova operação da Lava Jato. #Curioso

 

 

AS DESCULPAS DE BALDY

Para finalizar o episódio do Minha Casa Minha Vida. Na cerimônia de entrega das chaves, quando fez uso da palavra, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy pediu desculpas ao público presente. Não se desculpou pela confusão e desgaste do cancelamento repentino do evento, mas sim pela falta de estrutura. Segundo Baldy, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal teriam organizado a solenidade às pressas e, por essa razão, não tinham barracas suficiente para acolher a todos, sem que precisassem ficar ao sol.

 

 

BLOQUEIO DAS CONTAS

A notícia que o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, e o irmão dele, Carlos Victor Mendes, tiveram R$ 11 milhões bloqueados pela Justiça caiu como uma bomba. A informação foi publicada pelo professor Chicão no blog dele. Entramos em contato com o Marquinho e o mesmo disse: “- Não estou sabendo disso, mas vou verificar”. Então, depois de dar uma olhadinha no saldo bancário o prefeito retornou a ligação para informar que não tinha bloqueio nenhum e o que Chicão se referia era antigo. “Foi há muito tempo e a situação já está resolvida”, disse Marquinho na maior tranquilidade. Então tá!

 

 

ABRAÇO NA LAGOA FOI UM SUCESSO

Em Iguaba Grande, o abraço na Lagoa de Araruama, realizado na manhã de domingo (1º), foi um sucesso. Centenas de pessoas participaram, abraçaram simbolicamente a laguna, chamando a atenção das autoridades para o despejo de esgoto e a preservação ambiental. Em caminhada até a Estação de Tratamento de Esgoto, manifestantes fecharam o trânsito da Rodovia Amaral Peixoto, em frente à Prefeitura, e começaram a gritar: “Oh Grasiella, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Ninguém do governo participou do ato, em momento algum. Mas marcaram presença os vereadores da oposição e também a Prolagos, que deu explicação sobre o contrato e o sistema de tratamento de esgoto em Iguaba. O comentário na cidade é que Grasiella proibiu funcionários e membros do governo de irem ao evento. Na internet, correligionários da prefeita tentaram desqualificar a iniciativa. Mas não teve jeito, quem foi adorou.

 

 

 

OVO DE PÁSCOA NO PÁTIO DAS OBRAS

Os planos da prefeita de Iguaba para a Páscoa prefeita de Iguaba eram outros. Na quinta-feira (29) ela, o vice prefeito, Leandro Coutinho, os vereadores Jeffinho do Gás e Alessandro Grimauth, entregaram ovos de chocolate e caixas de bombom para os funcionários do galpão de Obras.  O subsecretário da pasta, Luiz Henrique, também esteve presente. Lembrando que Grasiella exonerou o secretário e assumiu ela mesma a Secretaria de Obras. Teve até confusão, mas no estilo “virando a página”, ela foi para o galpão mimar os servidores.

 

 

 

LOTAÇÃO MÁXIMA

Se Arraial do Cabo já tinha se consagrado a vedete da Região dos Lagos, depois do Globo Repórter que enalteceu ainda mais as belezas naturais do município, a situação ficou pra lá de absurda. A cidade deu um nó literalmente. Esse feriadão, as pessoas chegavam a esperar 2h para conseguir entrar. Estacionamento nenhum deu vazão. As excursões, mesmo com várias proibições (como entrar com bebida, comida e instrumentos musicais), não foram suficientes para acanhar o visitante. Já não há mais saída, senão um grande bolsão de estacionamento na entrada do município. E com relação aos ônibus de excursão, o secretário de Serviços Públicos e Transportes, João Carlos Cacau, disse que vai adotar cobrança eletrônica para que os excursionistas paguem via banco, e assim, agilizar os acessos. Tal medida também vai assegurar transparência no controle dos recursos oriundos das excursões: “Mobilidade urbana é hoje nosso maior problema, sem dúvida”, disse Cacau.

 

 

 

CONTAS À VISTA

As contas do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, estão chegando por aí e devem entrar em pauta na Câmara de Vereadores em breve. Acontece que as contas chegam ao Legislativo com parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). Aliás, já noticiamos isso aqui na Boca Miúda, em primeira mão. Na tentativa de se defender, Chumbinho andou dizendo por aí que a rejeição do TCE é fruto de pendências de administrações passadas. Ou seja, seriam dívidas deixadas por Carlindo Filho e Paulo Lobo. Na Praça do Canhão, ninguém entendeu nada. Afinal, o prefeito esqueceu que a gestão passada foi a dele mesmo, já que foi reeleito. De acordo com Chumbinho, os procuradores já estão debruçados sobre o problema para resolvê-lo. Agora, a especulação é sobre vereadores. Alguns insatisfeitos da última hora, podem ser o fiel da balança num momento delicado como esse. 

 

 

 

 

EMBARQUE NO DEM

Quem acaba de se filiar ao DEM é o vice-prefeito de Búzios, Henrique Gomes, que assinou a ficha de filiação na semana passada. Ele se encontrou com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, para chancelar o ingresso dele na sigla. A propósito, Henrique Gomes já externou a intenção dele de lançar a pré-candidatura dele a deputado estadual e estava apenas dependendo de embarcar em novo partido. O que já aconteceu.

 

 

 

 

QUASE BOLSONARO

O deputado estadual Silas Bento está 99% no PSL. Ele mesmo confessou isso. Segundo disse, recebeu convite de mais de 10 partidos diferentes. Mas preferiu escolher o de Bolsonaro. Conforme ele mesmo disse: “me agrada bastante esse partido, pois os discursos são harmônicos com dos meus amigos e eleitores. Os evangélicos tendem a votar em Bolsonaro”, explicou Bento.

 

 

 

 

 

 

OS NOMES DE ARARUAMA

O subsecretário de Turismo do Estado do Rio, Anderson Moura, passou o fim de semana ao lado do deputado federal Júlio Lopes, enquanto ele esteve na Região dos Lagos. Ele, aliás, é o nome do PP, para deputado estadual em Araruama. Aliás, por lá a disputa vai ser acirrada, já que outros nomes estão na disputa, entre os quais o vice-prefeito, Marcelo Amaral, que tem o apoio do governo (leia-se Chiquinho da Educação, que é pré-candidato a governador); Márcia Jeovani, que é deputada e mulher do ex-prefeito Miguel Jeovani; e agora Anderson Moura, que já foi vice-prefeito da cidade, é subsecretário do governo do Estado e tem apoio do PP e de Júlio Lopes, que sempre foi forte na região. A disputa será boa em Araruama.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias