Após recolher 1,2 toneladas de lixo reciclável na etapa brasileira do Circuito Mundial, CT- Championship Tour 2022, o Oi Rio Pro apresentado por Corona, realizado na praia de Itaúna, em Saquarema, a World Surf League, em parceria com a ONG Eco Local Brasil, transforma 450 kg de lonas plásticas descartadas no evento e de plásticos (microlixos) em bancos que serão instalados na orla e em praças do município.
Em cerimônia, realizada no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, neste sábado (22), a WSL fez a doação de 20 bancos reciclados para a Prefeitura de Saquarema.
O Oi Rio Pro apresentado por Corona movimentou R$ 73 milhões em Saquarema e resultou em uma ocupação de 100% na rede hoteleira, segundo Relatório de Impacto Econômico produzido pela EY (antiga Ernst & Young), com dados impressionantes, anunciados após o evento.
Com relação ao meio ambiente, em Saquarema, a WSL teve a assessoria da Boomerang Soluções Ambientais na área de Gerenciamento de Resíduos e uma série de medidas e ações. No evento foi instalada uma usina de separação de resíduos, educação ambiental para as escolas, que envolveu mais de 500 crianças em ações de conscientização, como o plantio de 100 mudas nativas da região, recompondo o ecossistema de restinga da praia de Itaúna. Após a etapa brasileira do CT em Saquarema, mais de 200 mudas nativas foram plantadas.