Vistoria anual de veículos escolares começa nesta segunda-feira (1) em São Pedro da Aldeia

130

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública inicia, nesta segunda-feira (1), as vistorias anuais em veículos escolares, seguindo o cronograma criado pela Diretoria de Transporte. Atualmente, o município contabiliza 26 veículos de transporte escolar registrados, que devem realizar a regularização até o dia 19.  As inspeções em táxis terão início no dia 22 de março. 

Para fazer a vistoria, os condutores de transporte escolar e taxistas devem comparecer à garagem municipal, localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro, com seus veículos e a documentação exigida, de segunda a sexta-feira, de 10h as 12h e das 14h às 16 horas. 

A vistoria periódica feita pelo município verifica equipamentos de uso obrigatórios, como extintores de incêndio, cintos de segurança, velocímetros, lanternas, faróis, pneus, freios, para-choques, dentre outros itens. Além das exigências previstas no Código de Trânsito Brasileiro, os veículos deverão atender aos requisitos técnicos de segurança, higiene e conforto para exercer a atividade na cidade, tanto para táxis quanto para os escolares. Receberão o selo 2021 somente os veículos que forem devidamente aprovados na inspeção.

A vistoria em escolares é prevista pela Lei nº 1.710 de 27 de maio de 2003 e realizada de forma semestral, obedecendo ao calendário previamente divulgado pela prefeitura. Já verificação anual nos veículos automotores, especialmente destinados à condução coletiva de passageiros da categoria de aluguel (táxi), está estabelecida pela Lei n° 2.533 de 10 de abril de 2014. 

 

Documentação exigida a veículos escolares 

Certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) e Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 pago e expedido pelo DETRAN/RJ; vistoria do tacógrafo com validade vigente; ISS 2021 pago; vistoria e reteste do GNV, quando instalado no veículo; e curso para transporte escolar também na validade. 

 

Documentação exigida a Táxis 

Certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) e Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 pago e expedido pelo DETRAN/RJ; ISS 2021 pago; vistoria do IPEM 2019; curso para taxistas (para quem ainda não apresentou); e vistoria e reteste do GNV, quando instalado no veículo. 

 

Calendário de vistoria 2021

As vistorias em veículos escolares para o primeiro semestre serão realizadas entre os dias 1º e 19 de março. Para o segundo semestre, entre os dias 2 e 6 de agosto. Já para táxis, as inspeções serão entre os dias 22 de março e 30 de abril, seguindo o cronograma estipulado e divulgado pela prefeitura, que leva em conta a numeração dos automóveis credenciados.

As vistorias seguirão os protocolos de prevenção à Covid-19, incluindo uso obrigatório de máscara e limitação no número de veículos dentro do espaço. Mais informações podem ser obtidas na sede da Diretoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui