VISITAS ILUSTRES/ Lobo-marinho e baleias encantam nas praias de Arraial do Cabo

Segundo a bióloga Jacqueline Barros, essas aparições são normais por ser a época de migração dos animais

359

Nesta época do ano, com a chegada das águas frias e o período de migração, é normal que a Região dos Lagos receba animais que não são tão frequentes nesta área: é o que explica a bióloga Jacqueline Barros. Porém, mesmo sabendo que esse é um fenômeno anual e natural, a aparição desses bichos não deixam de encantar turistas e moradores. Neste fim de semana, Arraial do Cabo foi contemplada com a visita de um lobo-marinho e baleias, abrilhantando a beleza do lugar.

Na sexta-feira (1°), um lobo-marinho resolveu descansar na Praia Grande, em Arraial. A equipe de médicos veterinários do CTA-Serviços em Meio Ambiente está monitorando a ocorrência desde então e vem cuidando do animal, que está em uma área isolada. O ‘Casal Viking’ foi até o local para poder observar de perto o bichinho, ainda bebê e identificado como lobo-marinho-sulamericano (Arctocephalus australis), e fez alguns registros. É possível assistir neste link.

Ainda na sexta (1°), uma Baleia Jubarte foi vista nadando com seu filhote pelas águas do município. As imagens foram feitas pelo Saveiro Don Juan, que faz passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo. E essa não foi o único registro do fim de semana. Neste domingo (3), os passageiros do Saveiro foram contemplados por baleias – que encantaram não só as pessoas à bordo, mas os cães também. Em um registro enviado para o Portal RC24h, é possível observar o momento em eles param o barco, para assistir o movimento do mamífero no mar cabista, e até amigo de quatro patas fica atento e animado com a visita.

Nesta segunda-feira (4), o registro feito foi de um golfinho, mas que já foi encontrado sem vida. Ele estava encalhado, também na Praia Grande, em Arraial do Cabo, e foi levado por técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CTA), onde passará por exames para constatar a causa da morte.

Mesmo que algumas pessoas fiquem empolgadas com essas aparições, é sempre bom lembrar que é preciso respeitar o espaço dos animais, e não tocá-los é de extrema importância para evitar complicações futuras para os envolvidos na situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui