04/12/2025 — 15:27
  (Horário de Brasília)

Violência psicológica virtual contra mulheres dispara no RJ em dez anos

Dossiê Mulher 2025 aponta avanço dos crimes digitais e maior procura por ajuda

Compartilhe

O número de mulheres vítimas de violência psicológica no ambiente virtual cresceu de forma expressiva no Rio de Janeiro. Dados do Dossiê Mulher 2025, divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), mostram que os casos de perseguição e assédio online saltaram de 55 registros, em 2014, para 2.834 em 2024 – uma expansão que ultrapassa 5.000%.

De acordo com o ISP, o avanço está diretamente ligado ao aumento dos crimes digitais e ao fato de mais mulheres buscarem apoio e formalizarem denúncias. Somente em 2024, mais de 154 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no estado, o equivalente a 18 ocorrências por hora.

A publicação deste ano marca os 20 anos do Dossiê Mulher, que se tornou uma das principais ferramentas de análise estatística sobre violência de gênero no Rio de Janeiro.

Entre os crimes mais notificados está a violência psicológica – um tipo de abuso que não deixa marcas visíveis, mas causa danos emocionais profundos. Em 2024, 56.206 mulheres sofreram esse tipo de agressão, representando 36,5% do total de casos. O número equivale a 153 vítimas por dia.

O levantamento aponta também que, na maioria das situações, o agressor faz parte do convívio da vítima. Em 67,3% dos registros, a violência foi cometida por alguém conhecido. Parceiros e ex-parceiros aparecem como os principais responsáveis, concentrando 49,6% das ocorrências.

O Dossiê Mulher é atualizado anualmente com base em dados das polícias Civil e Militar, e todas as edições podem ser consultadas no site do ISP.

aaaaaaaaaaaa
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias