07/08/2025 — 13:32
  (Horário de Brasília)

Vigilância Sanitária inspeciona supermercado no centro de Cabo Frio e apreende 10kg de alimentos

Queijos, carnes, farinhas e pizzas estavam com embalagem violada ou fora da validade para consumo

Compartilhe

Fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizaram uma fiscalização no supermercado Grand Marchê, localizado no centro, na manhã desta quarta-feira (6), após denúncia divulgada pelo RC24h de clientes que encontraram baratas no local. A ação foi motivada por imagens desta terça-feira (5) que mostravam os insetos no setor da padaria do estabelecimento.

Apesar das imagens, na ação, não foram encontrados insetos, mas a equipe apreendeu cerca de 10kg de alimentos, como carnes, pizzas, queijos e farinhas que estavam fora do prazo de validade ou com a embalagem violada. Os alimentos foram descartados e o estabelecimento tem 30 dias para se adequar às normas, caso não o faça, será passível a multas.

De acordo com a superintendente da Vigilância Sanitária, Kelly Araújo, a limpeza do supermercado foi considerada satisfatória, no entanto, foram dadas orientações a fim de melhorar a manipulação de alimentos e o controle de vetores no local.

“Dentre os alimentos apreendidos, 3 pacotes de frangos com temperos próprios e 2,3 kg de Bife a rolê, o que é proibido pelo Artigo 119 do Decreto Estadual 1754/78. É muito importante que o comerciante esteja de acordo com a lei. E o artigo 119 é claro: ‘É expressamente proibida a industrialização nos estabelecimentos que comercializam carnes. Será facultado, entretanto, vender carnes conservadas e preparadas procedentes de fábricas legalmente licenciadas e registradas, desde que possuam área e balcão vitrina frigorífico, especialmente destinado à exposição dos referidos produtos. As carnes preparadas, manipuladas, conservadas ou fabricadas nos estabelecimentos que comercializam carnes, aí encontradas, serão sumariamente apreendidas’. Portanto, vamos continuar orientando e fiscalizando”, concluiu Kelly.

O telefone para denúncias da Vigilância Sanitária é (22) 2645 2506.

O RC24H tentou contato com o Grand Marchê, em busca de um posicionamento sobre o caso, e aguarda retorno.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias