Fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizaram uma fiscalização no supermercado Grand Marchê, localizado no centro, na manhã desta quarta-feira (6), após denúncia divulgada pelo RC24h de clientes que encontraram baratas no local. A ação foi motivada por imagens desta terça-feira (5) que mostravam os insetos no setor da padaria do estabelecimento.
Apesar das imagens, na ação, não foram encontrados insetos, mas a equipe apreendeu cerca de 10kg de alimentos, como carnes, pizzas, queijos e farinhas que estavam fora do prazo de validade ou com a embalagem violada. Os alimentos foram descartados e o estabelecimento tem 30 dias para se adequar às normas, caso não o faça, será passível a multas.
De acordo com a superintendente da Vigilância Sanitária, Kelly Araújo, a limpeza do supermercado foi considerada satisfatória, no entanto, foram dadas orientações a fim de melhorar a manipulação de alimentos e o controle de vetores no local.
“Dentre os alimentos apreendidos, 3 pacotes de frangos com temperos próprios e 2,3 kg de Bife a rolê, o que é proibido pelo Artigo 119 do Decreto Estadual 1754/78. É muito importante que o comerciante esteja de acordo com a lei. E o artigo 119 é claro: ‘É expressamente proibida a industrialização nos estabelecimentos que comercializam carnes. Será facultado, entretanto, vender carnes conservadas e preparadas procedentes de fábricas legalmente licenciadas e registradas, desde que possuam área e balcão vitrina frigorífico, especialmente destinado à exposição dos referidos produtos. As carnes preparadas, manipuladas, conservadas ou fabricadas nos estabelecimentos que comercializam carnes, aí encontradas, serão sumariamente apreendidas’. Portanto, vamos continuar orientando e fiscalizando”, concluiu Kelly.
O telefone para denúncias da Vigilância Sanitária é (22) 2645 2506.
O RC24H tentou contato com o Grand Marchê, em busca de um posicionamento sobre o caso, e aguarda retorno.





Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.