A Vigilância Sanitária de Araruama, em parceria com a concessionária Águas de Juturnaíba, está intensificando as fiscalizações em estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e supermercados, para verificar a qualidade da água utilizada e alertar sobre os riscos do uso de fontes irregulares de abastecimento. A iniciativa visa conscientizar comerciantes, proteger a saúde da população e assegurar o cumprimento da legislação.
As vistorias estão sendo realizadas sem aviso prévio em diversos pontos do município. Durante as inspeções, as equipes da Vigilância Sanitária realizam análises iniciais no local e, com o apoio da Águas de Juturnaíba, coletam amostras que são posteriormente encaminhadas para laboratórios credenciados para avaliação detalhada.
Obrigações legais e padrões de qualidade
De acordo com o novo Marco Legal do Saneamento, é obrigatória a utilização do abastecimento público fornecido pela concessionária onde houver disponibilidade. Essa exigência visa assegurar o fornecimento de água dentro dos padrões de potabilidade definidos pela Portaria GM/MS nº 888, que regula aspectos como turbidez, cor aparente, presença de micro-organismos e cloro livre.
“A Vigilância Sanitária trabalha incansavelmente para proteger a saúde da população, garantindo a qualidade da água, dos alimentos, dos estabelecimentos de saúde e interesse à saúde bem como do ambiente em que vivemos. Ressaltamos também que as empresas que não cumprem com as normas sanitárias são passíveis de infrações”, destacou a coordenadora da VISA, Aparecida Léres Turques.
A concessionária Águas de Juturnaíba garante que a distribuição de água da empresa atende rigorosamente a esses critérios de potabilidade. A empresa disponibiliza mensalmente relatórios de qualidade da água em seu site e fornece os indicadores diretamente na conta dos clientes. Esses dados também são publicados no sistema do Ministério da Saúde, permitindo total transparência à população.
Riscos do uso de fontes irregulares de abastecimento
A utilização de fontes irregulares, como pipas e poços artesianos, apresenta uma série de riscos à saúde, incluindo a contaminação por agentes químicos ou biológicos. A ausência de tratamento adequado pode expor a população a doenças como diarreia, Hepatite A e Leptospirose.
Para evitar esses riscos, Águas de Juturnaíba reforça a importância do uso exclusivo da água tratada e monitorada pela concessionária.
“É importante que as pessoas questionem a procedência da água nos locais que frequentam, como hotéis e restaurantes, para garantir a segurança própria e de suas famílias. Nós, da Águas de Juturnaíba, garantimos a qualidade da água que fornecemos e reforçamos o nosso compromisso com a saúde pública. Contamos com o apoio da Vigilância Sanitária para assegurar que os estabelecimentos cumpram as normas”, afirma a gerente Comercial da concessionária, Munique Tardin.
Regularização e conscientização
Além da fiscalização, na primeira fase, as equipes envolvidas na ação promovem orientações para que os estabelecimentos utilizam a água disponível pela rede pública de abastecimento. A iniciativa busca esclarecer os comerciantes sobre a importância da água potável para a saúde e o bem-estar de seus clientes.
As fiscalizações seguem em andamento, com a expectativa de ampliar o alcance e conscientizar ainda mais pessoas sobre a importância de garantir o consumo de água tratada e segura.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.