A eleição suplementar para definir o novo prefeito e vice de Búzios foi marcada para o dia 28 de abril pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sessão nesta terça-feira (20).
As eleições suplementares acontecem em um cenário político turbulento na cidade, onde, no dia 2 de fevereiro, a ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu por rejeitar o recurso e manter a cassação do prefeito Alexandre Martins (Republicanos) e do vice, Miguel Pereira de Souza (PL), por abuso do poder econômico nas eleições de 2020.
Diante da decisão, quatro dias depois, o presidente da Câmara e filho do vice-prefeito, Rafael Aguiar (Republicanos), assumiu interinamente a prefeitura da cidade.
Os advogados do prefeito afastado ainda acreditam na possibilidade de reversão da decisão, embora o TRE tenha aprovado as eleições suplementares por unanimidade.
Agora, faltando pouco mais de dois meses, os candidatos à prefeitura de Búzios terão um tempo curto para se organizar e conquistar a população.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.