Na tarde desta quarta-feira (22), uma tartaruga-de-couro, também identificada como Dermochelys coriacea, foi encontrada morta na Praia Gorda, em Búzios.
O animal, que já estava em estado de decomposição, media cerca de um metro e meio e foi encontrado por pessoas que passeavam pela orla.
Após o ocorrido, biólogos do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) de Arraial do Cabo foram acionados para investigar a causa da morte do animal. A tartaruga, que está em perigo de extinção, foi recolhida pelo CTA, Serviço em Meio Ambiente para remoção do animal.
É importante lembrar que, ao encontrar animais marinhos mortos, as pessoas devem evitar mexer neles e acionar as autoridades competentes. Essa manipulação pode representar riscos à saúde e prejudicar as investigações sobre as causas dos óbitos, além de impactar negativamente os esforços de conservação das espécies.
Com imagens e informações de Folha de Búzios
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.