13/05/2025 — 19:14
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Ouriço-cacheiro é resgatado pela Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio

Ocorrência foi registrada neste domingo (16), em Tamoios

Compartilhe

A Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio realizou, no domingo (16), o resgate de um ouriço-cacheiro encontrado em uma residência na Rua Estrela Dalva, no bairro Samburá, em Tamoios.

Segundo o superintendente da Guarda Ambiental, Ricardo Medina, o resgate foi solicitado pelo morador ao perceber o animal próximo aos cães da casa, o que poderia gerar risco tanto para os animais domésticos quanto para o ouriço-cacheiro. “Nossa equipe atendeu rapidamente à ocorrência para garantir a segurança de todos”, explicou Medina.

Após avaliação, constatou-se que o animal estava saudável e sem ferimentos. Em seguida, ele foi levado para a sede do Parque Natural Municipal Mico-Leão-Dourado, onde foi solto em seu habitat natural, garantindo sua segurança e bem-estar.

A orientação para os moradores que encontrarem animais silvestres em áreas urbanas é acionar as autoridades competentes para que o resgate seja realizado de forma segura e sem causar estresse aos animais.

O ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) é um roedor típico da América do Sul, caracterizado por seus espinhos curtos utilizados como mecanismo de defesa. De hábitos noturnos, ele se alimenta de frutas e folhas, e usa a cauda preênsil para se locomover nas árvores. Embora seja um animal pacífico, ele pode se proteger erguendo seus espinhos quando se sente ameaçado.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias