Fios baixos e desorganizados na Rua São Pedro, no bairro São José, em São Pedro da Aldeia, têm gerado preocupação entre moradores da região. Segundo relatos, os cabos dificultam o acesso às residências e representam risco de acidentes.
A situação foi relatada por uma moradora que afirma que os fios passam rente à entrada das casas, obrigando os moradores a desviar da fiação no dia a dia. A principal dúvida é sobre a responsabilidade pela manutenção e retirada dos cabos, que, até então, permanecia indefinida.
Em resposta à reportagem, a Enel Rio, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Região dos Lagos, informou que “enviou uma equipe técnica ao local e constatou que os cabos em questão são de responsabilidade de operadoras de telefonia”.
A distribuidora afirmou ainda que realiza, periodicamente, ações de fiscalização dos cabos de comunicação que compartilham a estrutura dos postes de energia.
Ainda segundo a empresa, durante essas fiscalizações, os materiais irregulares são identificados, e as operadoras responsáveis são notificadas e recebem prazo para regularização. Caso não haja adequação, cabos considerados em situação de risco podem ser removidos dos postes da Enel, incluindo os que não têm identificação de propriedade.
A Enel ressalta que, “nos casos em que há irregularidades técnicas ou fios emaranhados de empresas parceiras, não possui autorização para realizar a remoção direta”.
Já a prefeitura, em nota, informou que “a responsabilidade pela organização e manutenção dos cabos é das equipes de internet e telefonia, no entanto, uma equipe da Secretaria será enviada ao local para averiguar a demanda e adotar as providências cabíveis, dentro do que compete ao município”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.