18/01/2025 — 16:31
  (Horário de Brasília)

VÍDEO/Moradores denunciam truculência policial em Saquarema; Corporação investiga caso

Imagens registram momentos em que agentes da Polícia Militar agem de maneira truculenta contra moradores durante abordagem na última sexta-feira (29); prefeitura também se pronunciou

Compartilhe

Uma ocorrência que, inicialmente, teria sido para fiscalizar bares de Saquarema, terminou em denúncias por parte da população sobre truculência policial. Vídeos, que circulam nas redes sociais, mostram um agente da PM imobilizando um homem com o joelho sobre seu pescoço. O caso foi registrado na última sexta-feira (29), no bairro Alvorada.

Um dos vídeos da abordagem capturou o momento em que o homem foi imobilizado por um dos policiais. Na gravação, o agente aparece dando tapas no rosto do homem, que já não apresentava resistência.

Em outro trecho, outro militar é visto agredindo um jovem e ameaçando a pessoa que registrava a cena.

Segundo informações, na delegacia, os policiais envolvidos teriam relatado que a confusão se iniciou quando eles tentaram revistar a bolsa de uma jovem e foram interrompidos pelo jovem que foi estapeado no rosto.

Ele teria se recusado a ser revistado, levando à intervenção mais agressiva. Apesar da revista, nada foi encontrado com o rapaz.

Diante da situação, em nota, a PM afirmou que foi instaurado um procedimento apuratório para analisar as circunstâncias do ocorrido e pontuou que não compactua com quaisquer desvios de conduta ou crimes cometidos por policiais militares. Confira:

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que foi instaurado um procedimento apuratório para analisar as circunstâncias do ocorrido.

Cabe ressaltar que o comando da SEPM não compactua com quaisquer desvios de conduta ou crimes cometidos por policiais militares, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos”.

Por sua vez, a prefeitura de Saquarema, responsável pelo PROEIS, também esclareceu que, inicialmente, a ocorrência se deu para averiguar locais onde havia o consumo e comercialização de drogas e que “os policiais que agiram com excesso estão passando por procedimento apuratório e serão convocados a prestarem os devidos esclarecimentos”.

Veja a nota na íntegra:

“Primeiramente, cabe ressaltar que a operação foi originada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública foi acionada pela PMERJ para dar apoio à operação, com agentes do PROEIS, Guarda Civil e Fiscalização de Posturas.

Os policiais que agiram com excesso estão passando por procedimento apuratório e serão convocados a prestarem os devidos esclarecimentos.

A operação se deu, inicialmente, para averiguar locais onde havia o consumo e a comercialização de drogas”.

Com informações do G1.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo