Moradores de São Pedro da Aldeia estão denunciando “rolezinhos” de motos frequentes na cidade. As atividades, conforme relatos, vêm ocorrendo há pelo menos três meses e costumam acontecer em um dia específico: entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira. O que mais incomoda é o barulho excessivo das descargas de motores.
Inclusive, na madrugada desta sexta-feira (24), dois homens foram detidos durante um patrulhamento de rotina na RJ-106, em São Pedro da Aldeia. A equipe foi informada sobre a realização do “rolezinho” e avistou uma motocicleta com placa adulterada.
Os ocupantes do veículo, de acordo com a PM, confessaram ter participado do evento e que taparam a placa para evitar a identificação. Segundo os envolvidos, essa era uma prática comum entre os participantes do “rolezinho”. Ambos foram conduzidos à delegacia e o veículo, apreendido.
Mesmo com as detenções, os denunciantes afirmam que “acaba não sendo suficiente, por conta da frequência em que as atividades ocorrem na região”.
Os moradores também culpabilizam a prefeitura pela falta de fiscalização na área. “Tenho crianças em casa que são acordadas na madrugada graças ao descaso da prefeitura com o livre evento”, disse uma mãe, que preferiu não se identificar.
Vale pontuar que existe uma lei no Código de Trânsito Brasileiro que estabelece que é crime utilizar motocicletas com descargas que produzam ruído excessivo, acima dos limites permitidos. A infração é considerada grave, sujeitando o condutor a uma multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira de habilitação.
Em casos reincidentes ou de maior gravidade, o veículo pode ser apreendido, e o condutor pode responder por crime ambiental, devido à poluição sonora, que pode acarretar em penas mais severas, incluindo a suspensão do direito de dirigir.
O Portal RC24h entrou em contato com a Polícia Militar e com a prefeitura de São Pedro da Aldeia, questionando sobre a falta de fiscalização na localidade e também em relação à frequência dos “rolezinhos”.
Sobre o caso, a prefeitura de São Pedro da Aldeia emitiu a seguinte nota: “A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, esclarece que o local caracteriza uma Rodovia Estadual, portanto, a competência de atuação é do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV).
Ressaltamos que a Guarda Civil Municipal vem realizando diversas ações fiscalizatórias em razão deste fato e está pronta para atuar uma vez que a situação ocorra em vias municipais”.
Já a polícia, informou o seguinte:
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na madrugada desta sexta-feira (10), diversos batalhões da Polícia Militar realizaram ações de fiscalização para coibir os famosos “rolezinhos” de moto, que acontecem no Rio de Janeiro e perturbam o sossego de moradores da cidade.
A SEPM realiza operações com outros órgãos na capital para reprimir ações que possam trazer riscos a toda sociedade.
Além disso, as unidades realizam abordagens sistematicamente e cumprem roteiros ostensivos e de baseamento diuturnamente”.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.